TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens do sistema operacional usando distribuição e distribuição contíguas simples de memória compartilhada

Projeto de pesquisa: Vantagens do sistema operacional usando distribuição e distribuição contíguas simples de memória compartilhada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.967 Palavras (8 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Mediante quesitos estabelecidos pela Atividade Prática Supervisionada instituída pela instituição de ensino Centro Universitário Anhanguera será desenvolvido um processo seletivo para a empresa PwC (PricewaterhouseCoopers), a qual é do ramo de auditoria e Outsourcing e está desenvolvendo um processo seletivo para contratar uma empresa ou uma equipe de profissionais para auditar os processos de uma importante fábrica de software que no momento encontra-se com sua equipe indisponível. Dessa forma e mediante a situação apresentada a PwC irá atuar na seleção da equipe a ser escolhida para fazer a analise de desempenho dos profissionais a atuarem em na empresa de TI que está necessitada de profissionais, para esta auditoria será utilizado como quesitos básicos os paradigmas de linguagens de programação, avaliando as linguagens utilizadas para o desenvolvimento dos diversos aplicativos solicitados pela empresa de T.I a ser auditada pela PwC. Nesta fase de avaliação serão tratados quesitos de analise tais como conhecimentos de algumas linguagens de programação, conhecimento das estruturas sintáticas que compõem cada linguagem a ser tratada mediante a necessidade da empresa de T.I a ser auditada pela PwC, serão abordados também quesitos tais como operadores lógicos e relacionais existentes dentro das estruturas das linguagens de programação, análise de alguns algoritmos e emissão de relatórios conclusivos a respeito de estudos das linguagens e suas estruturas. Desta forma, após a analise das apresentações das equipes entrevistadas será escolhida uma empresa para auxiliar nas atividades da empresa.

Capítulo 1: vantagens de um sistema operacional que utiliza Alocação Contígua Simples e Alocação Particionada de memória.

Tendo em vista os conceitos estudados temos dois conceitos fundamentais de gerenciamento de memoria sendo o primeiro e mais primitivo deles o conceito de alocação contigua simples de memoria que foi implementado nos primeiros sistemas operacionais existentes, onde a memoria é subdividida em duas partes onde uma é reservada para o sistema operacional e a outra partição é para ser utilizada por todas as aplicações do usuário, a principal vantagem de se ter um sistema operacional que trabalhe com o conceito de alocação contigua simples de memoria é sua extrema simplicidade e o fato do programador somente ter que se preocupar em não ultrapassar o espaço de memoria livre. Em contrapartida temos o sistema de alocação de memoria particionada que é subdividido em alocação particionada estática e alocação particionada dinâmica.

No conceito de alocação de memoria particionada estática toda e qualquer referencia a endereços utilizados na programação são posições física fixas na memória, ou seja, para qualquer instrução de programação deve-se passar o endereçamento especifico da memoria

No conceito de alocação de memoria particionada dinâmica foi eliminado o conceito anteriormente citado de endereços fixos de memoria e inserido o conceito de que os programas utilizam apenas o espaço que necessitam para sua execução.

Mediante a apresentação dos conceitos de alocação de memória particionada podemos apresentar as vantagens que são a proteção da memoria através de registradores de estabelecem o inicio e o fim da partição o aumento do grau de compartilhamento diminuiu consideravelmente o problema de fragmentação de memoria o fato dos programas utilizarem somente o espaço necessário para sua execução não tomando assim espaço desnecessário na memória.

Capítulo 2: Alocação:

2.1 Alocação Contínua Simples

A alocação contínua simples de memória consiste em um esquema mais simples para gerência de memória, mas não permite utilização eficiente do processador e memória. Foi inserida nos primeiros sistemas operacionais e ainda é utilizada em sistemas monoprogramáveis. A memória principal é dividida em duas partes, são elas: sistemas operacionais e programas de usuários. Apenas um usuário pode usufruir desses recursos e todos os programas são limitados ao tamanho da memória principal disponível para usuário.

Com tudo, visando uma melhora nesse sistema foi inventada como “solução” uma técnica nomeada overlay a qual a execução é independente de cada módulo, usando a mesma área de memória. Uma das grandes vantagens dessa técnica consiste em executar programas maiores do que a memória física disponível.

2.2 Alocação Continua Particionada

A alocação continua particionada permite é utilizada na multiprogramação a qual tem por necessidade o uso da memória por vários usuários simultaneamente. Essa memória é formada por partições que são pedaços de memória em tamanho determinado fixo. Também possui uma ocupação mais eficiente do processador. Dentre as alocações continuas particionada temos a estática e a dinâmica.

A alocação particionada estática consiste em duas subdivisões: estática absoluta e estática realocável.

Absoluta: Consiste na ideia de que o programa pode ser carregado apenas se obtiver o endereço especificado em seu próprio código. Simples de gerenciar.

Realocável: As referências aos endereços nos programas são pertinentes ao início do código e não aos endereços fixos na memória como na particionada absoluta. Eles podem ser carregados em qualquer uma das partições.

A alocação particionada dinâmica: consiste em uma alocação a qual com o desenvolvimento gerou o aumento no grau de compartilhamento reduzindo o problema de fragmentação. As partições não possuem mais tamanho fixo e os programas utilizam apenas o espaço que necessitam o que melhora.

Capítulo 3: Componentes de Hardware:

Como foi proposto pela companhia XPTOXY, os componentes de hardware devem ser renovados, para isso foi proposto modificação no sistema da empresa. Uma das grandes vantagens de um computador é que a sua arquitetura é extensível, o que permite que uma grande variedade de componentes de hardware possa ser adicionada, possibilitando que o sistema possa realizar as mais diversas funções.

Primeiramente, o foco será para o processador, que é o responsável por acelerar, endereçar, resolver e preparar dados, dependendo da sua aplicação ele processa a informação com base em instruções armazenadas na memória interna. O processador selecionado pela equipe é o Intel Core I3 3240, com velocidade de 3.40GHz, cache de 3MB e clock gráfico de 650MHz,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com