TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens freelancers

Trabalho acadêmico: Vantagens freelancers. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 5

Bacharelado em Administração

Disciplinas:

Teoria Geral da Administração, Comunicação e

Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade,

Comportamento Organizacional.

Semestre:

Produção textual interdisciplinar INDIVIDUAL

SEMESTRE 1

Objetivo:

Aprofundar os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas do primeiro

semestre por meio da reportagem “Freelancers abrem espaço nas grandes

empresas”.

As organizações burocráticas seguem a lógica estatal, isto é, comandadas pelo Estado, que tem a obrigação de zelar pela ordem da sociedade. É uma estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais. Uma organização flexível é a mesma coisa de uma organização simples, as duas tem um líder centralizado, mas as organizações burocráticas são mais rígidas tendo um padrão mais dividido em setores e regras, já as organizações simples são mais leves, menos rígidas poucos setores divididos.

As empresas como a IBM são transnacionais, obedecem apenas a lógica do capitalismo, não tem vínculos com o país que estão instaladas e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos, estão em busca de custos baixos e leis pouco rígidas. Consideradas como empresa de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e de maior adaptação as necessidades do mercado. Os líderes da Google querem que seus empregados pensem em voz alta e tenham discussões abertas sobre seus objetivos e como atingi-los. A estrutura promove a transparência, pois seus funcionários conseguem ver e contribuir para a função de liderança. Os métodos da Google atraem talentos pois ela acredita que é possível liderar usando uma visão compartilhada por todos enquanto muitas empresas usam de um controle burocrático e linear, a Google permite que seus empregados terminem e mantenham seus próprios padrões.

Este tipo de política aberta se traduz em uma estrutura corporativa única, que inspira boas vontades e orientação. A Google é um site mais empresarial pois dispõem ferramentas de buscas, de localização e de finanças, como o pagamento via internet, uma dessas ferramentas dispõe de poder comprar pela internet. O facebook é uma empresa para contatos com outras pessoas, diversão, divulgação e social, pois é uma rede onde amigos se comunicam, divulgar o que fazem. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão diferentes.

De certo modo todas as teorias administrativas são aplicáveis as situações atuais e o administrador precisa conhecê-las bem para ter a sua disposição um naipe de alternativas adequadas para a situação. A grande dificuldade para um profissional assumir-se como Freelancer é, sobretudo, de ordem prática, haja vista que muitos dos que assim se aventuram estão saindo de seus cursos de formação e, encontrando dificuldades de se colocarem no mercado de trabalho, optam por sair a campo atrás dos primeiros projetos. Outra questão refere-se à legalização: em alguns países, sobretudo no Brasil, é muito difícil legalizar-se como prestador de serviços, devido a alta carga de impostos. Normalmente um freelancer tem horários de trabalho mais flexíveis e permite um engajamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada, visões mais abrangentes ou independentes da cultura organizacional dos clientes. Por ter a possibilidade de vivenciar continuamente projetos em diversas empresas, acaba tendo uma percepção generalizada do mercado.

O trabalho de freelancer reserva surpresas tanto positivas quanto negativas. Dentre as positivas podemos citar a liberdade de horário, a flexibilidade de orçamentos e os desafios constantes, provocados pelas trocas sucessivas de ambiente de trabalho. No entanto, existem obstáculos algumas vezes grandiosos, como falta de liquidez financeira, pouco valor reconhecido e captação de novos projetos.

As vantagens do freelancers: tem tempo predeterminada para terminar; não tem descontos em seu pagamento (INSS, passagem, almoço; se pode trabalhar por varias pessoas ( o caso das diarista e profissionais liberais); faz a própria jornada de trabalho hoje vou trabalhar para fulano, amanhã não vou trabalhar).

Desvantagens do freelancers: Não tem vínculo empregatício; A pessoa não é assegurada pelas leis trabalhistas (seguro desemprego); Não tem garantias trabalhistas (seguro maternidade, invalidez, auxilio doença); ter a quantia mínima mensal.

Como se pode ver, existe dois lados da moeda para as duas hipótese, mais de fato nota-se que o emprego temporário tem prazo predeterminada a extinguir, ou seja pós os objetivos dele ser alcançado se finda a relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com