TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VANTAGENS DE SER FREELANCER

Tese: VANTAGENS DE SER FREELANCER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Tese  •  2.749 Palavras (11 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 11

2 DESENVOLVIMENTO

Freelance é algo que muitas pessoas já ouviram falar, mas ainda existem dúvidas a respeito não sabendo exatamente o que é e como funciona, existem muitas empresas privadas e particulares que adotaram essa forma de dirigir as funções e que dão mais liberdade ao funcionário.

O empregado ele faz parte da empresa, mas de uma forma diferente acaba trabalhando em casa, isso mesmo ele faz seu serviço em sua residência usando como ferramenta a internet. O freelance é um termo inglês para denominar o profissional autônomo que se auto-emprega em diferentes empresas ou é o guia de seus trabalhos por projetos.

Essa forma de trabalho é uma tendência em moda no mercado de design, jornalismo, propaganda, web, tecnologia da informática, música e outros. Sendo até mesmo bom para quem aceita trabalhar dessa forma na qual você acaba fazendo seus horários, você trabalha na hora que quiser.

Mas é claro que tudo tem seu lado bom e seu lado ruim, ao mesmo tempo em que você faz o seu horário você pode acabar se acomodando e não dando conta de fazer o seu serviço, sendo que muitas vezes possui meta e se não for comprida pode ter alguns prejuízos como receber menos ou ser demitido, além disso, existem algumas empresas que até pagam um pouco mais se optar em trabalhar de freelance, porém não é registrado.

Nesse caso é preciso analisar para ver se realmente compensa estar trabalhando nessa forma mas lembre-se que são algumas empresas, na qual existem também aqueles que registram normal tendo os mesmos direitos e ainda trabalha em casa fica muito mais à vontade sendo um ótima escolha a fazer se for registrado, se não é melhor pensar bem.

Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina (SOUZA, 2001, p. 39).

2.1 PROPOSTA 1:

Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Ao analisar o termo “Burocracia” pode-se trazer várias concepções como: excesso de normas e regulamentos, limitação da iniciativa, desperdício de recursos e ineficiência generalizada dos organismos estatais e privados. Na teoria da Burocracia, definida por Max Weber, teve como origem à necessidade de uma abordagem generalista e integrada das organizações. Weber define a Burocracia como um tipo de poder suficiente para a funcionalidade eficaz das estruturas organizacionais. A Característica principal reside racionalidade do ponto de vista das atividades desempenhadas na organização. Na Burocracia, a liderança se dá através de regras impessoais e escritas numa estrutura hierárquica.

Dentre as várias características da Teoria da Burocracia, destacam-se: Para desenvolver o modelo burocrático, é necessário que haja economia monetária para o pagamento em favor do trabalho; no desempenho de cada cargo ou função tem que existir normas impessoais e escritas; divisão do trabalho e especialização das tarefas e competências; ausência de controle externo à organização; previsão de comportamento dos funcionários e da organização. Em síntese, a Burocracia busca amenizar as conseqüências das influências externas à organização e harmonizar a especialização dos seus colaboradores e o controle das suas atividades de modo a se atingir os objetivos através da competência e eficiência. Existem fatores que desviam a Burocracia, tornando mais um obstáculo que um instrumento administrativo. Dentre esses fatores destacam-se: individualismo; impedimento de desenvolvimento criativo dos funcionários; incapacidade dos indivíduos compreenderem seu papel dentro do todo organizacional, pois está focado em normas que objetivos etc.

Já a Organização Freelancer tem como definição à motivação de uma pessoa desenvolver um trabalho independente, também denominado como um profissional autônomo, que se auto emprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos captando e atendendo seus clientes de forma independente.

A dificuldade para um profissional assumir-se como Freelancer é de ordem pratica, já que muitos saem do seus cursos de formação e encontram dificuldades de colocação no mercado de trabalho, assim como também dificuldades na legalização na prestação em alguns países devido a alta carga de impostos.

Normalmente m Freelancer tem horários de trabalhos flexíveis e permite um engajamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada, visão mais abrangentes, por ter possibilidade continuada em diversos projetos da empresa, acaba assim tendo uma percepção generalizada do mercado.

2.1.1 Proposta 2

Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação as necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

Modelos organizacionais e abordagens clássicas envolvem Taylor, Fayol e Weber, surgindo em decorrencia a Revolução Industrial tendo como fatores o crescimento acelerado e a desorganização das organizações com a necessidade de aumentar sua eficiencia e sua competência.

Dentre elas estuda-se a administração científica na qual promova-se estrategias para evitar o desperdicio de tempo e materia prima, aumentar a produtividade e reduzir a resistência e a anarquia dos trabalhadores opositores ao sistema vigente.

A teoria clássica de administração relaciona 14 principios básicos que podem ser estudados complementanto a teoria de Taylor. Dentre eles podemos citar a divisão de trabalho, a autoridade e responsabilidade, unidade de comando, disciplina, predominancia dos interreses, remuneração, hierarquia, centralização, ordem, equidade, estabilidade dos funcionários, iniciativa, entre outros corelatos.

A teoria burocrática marca-se pela parcialidade da teoria clássica e pela teoria das relações humanas modelo mais definido e rigido afim de propocionar um controle maior e através deste um crescimento das empresas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com