TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancers vantagens e desvantagens

Tese: Freelancers vantagens e desvantagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Tese  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 6

Conforme informações dadas pela revista Exame, cresce cada vez mais a contratação de freelancers nas grandes empresas, visto que, fica mais vantajoso para elas a contratação desses profissionais.

Um exemplo disso é a empresa IBM, que desde dois mil e onze começou a dividir projetos com um time paralelo, “freelancers”, formado por especialistas conectados pela internet em todo o mundo, e vale resaltar que nenhum deles possui um contrato formal com a empresa.

Eles são escolhidos após uma seleção virtual, e após, os mesmos trabalham em sua própria casa e tem um prazo determinado para a realização dos trabalhos.

Com esta flexibilidade em respeito a sua estrutura e organização interna que a IBM em questão se diferencia das organizações do tipo burocrática, que por sua vez tem em sua estrutura um sistema de hierarquia, regras e normas.

De acordo com o Professor e Coordenador Adjunto do Curso de Administração da FACVEST. “Neste mundo onde tudo e todos estão em constante transformação, “amarrar” a empresa, através de um modelo burocrático, é impedi-la de se desenvolver. Não se pode de forma alguma, tentar “domar” a mudança. O que se pode e deve fazer, é preparar as organizações para “segui-la”, “acompanha-la”, tornando-a o mais flexível possível. Como na fábula do caniço e da oliveira”.

“Assim também são as empresas. Se adotarem uma postura rígida em relação ao meio externo, própria do modelo burocrático, tentando resistir ou “domar” a mudança não resistirão. Mas, se optarem por uma postura mais flexível, menos centralizadora. Menos hierarquizada, menos normalizada, com maior espaço destinado a criatividade, com certeza terão melhores condições de se manter de pé, completa o professor”.

Com o crescimento e a evolução tecnológica, a economia caminha por um novo e poderoso modelo de produção baseado em redes sociais com conteúdo colaborativo e auto-organizadas, abandonando a hierarquia e o controle.

Os novos tempos são influenciados pelas plataformas digitais que crescem a cada dia com a infestação da internet.

A IBM é a referencia mundial e pioneira no uso das redes sociais quando resolveu liberar e incentivar as redes como forma compartilhar conhecimento e aprender junto aos consumidores.

O Google mudou profundamente os negócios de software ao oferecer seus softwares na Internet sob a forma de serviços on-line, mas o que o torna único é o seu modelo de gestão que incluem componentes como hierarquia o mais nivelada possível, rede densa de comunicação horizontal, política de conceder recompensas enorme para grandes ideias, forte trabalho em equipe e o credo corporativo de que o usuário está em primeiro lugar.

Os fundadores do Google, Sergei Brin e Larry Page, dão uma lição de humildade ao reconhecer que o sucesso inicial da empresa deveu-se muito a um feliz acaso e que, ao invés de se enxergarem como as pessoas mais inteligentes do mundo, o que mais importa em um mundo de descontinuidade não é a vantagem competitiva de uma empresa em um único momento, mas sua vantagem evolucionária ao longo do tempo. Diante disso, a intenção é que a empresa evolua tão rapidamente quanto a própria Web e que a única maneira de o Google manter sua liderança é inovar incansavelmente, entendendo que a lucratividade de amanhã depende da evolução de hoje.

Drasticamente nivelado, radicalmente descentralizado: Os fundadores valorizam a sua independência intelectual e “Não gostam de autoridade, nem que lhes digam o que fazer.” Eles sabem que os avanços dependem de questionar pressupostos e quebrar paradigmas e não simplesmente fazer alguma coisa apenas porque alguém disse para fazer. Questionar é o imperativo do inovador. Quando funcionários altamente motivados e capacitados compartilham a mesma visão, eles não precisam ser supervisionados meticulosamente.

Fluxo contínuo de comunicação em toda a empresa. Em empresas hierárquicas, as vias de comunicação são basicamente verticais e não horizontais. O Google investiu pesado na criação de uma rede de comunicação no trabalho que torne fácil para os funcionários trocarem ideias, fazer pesquisas de opinião entre os colegas, recrutar voluntário e formar grupos de mudança, tudo isso exige muito mais que um bom sistema de e-mail. É a transparência interna do Google e o feedback contínuo entre colegas e não um quadro enorme de gerentes de nível médio, que mantém as iniciativas díspares da empresa no caminho certo. A única maneira de administrar é aplicar o talento coletivo nas pequenas e grandes decisões e isso exige franqueza, transparência e muita comunicação horizontal.

As grandes empresas de tecnologia como Google e Facebook, são apontadas como as mais inovadoras do mercado, pois, possuem modelos de gestão bem mais flexíveis e enxutos.

Sendo uma tendência que veio para ficar, os freelancers têm suas vantagens e desvantagens:

I - Vantagens

1.1 Fazer seu próprio salário:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com