TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Varinco Ferragens

Por:   •  18/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.373 Palavras (10 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 10

 

 

[pic 1]

Varinco Ferrangens, Lda

 

 

 

 

 

 

Introdução

 

No âmbito da disciplina de Políticas e sistemas de compensação, foi-nos proposto a realização de um desenho para um possível sistema de compensações a uma categoria profissional à nossa escolha. Desta forma, a categoria profissional á qual será feita esse sistema de compensação será a dos Operários

              Para a elaboração deste trabalho, foi visitada a empresa Varinco Ferragens, Lda, onde através de uma conversa informal e visita as instalações procedemos á recolha de informações para o desenvolvimento do diagnóstico pela no nossa consultadoria H&B Soluções.

Foi elaborado o desenho de um sistema de compensações tendo em conta a abordagem teórica das políticas e sistemas de compensações e as indicações por parte do Director da Empresa, que referiu que num sistema operacional de remunerações na sua empresa, não poderia existir muitos gastos.

Os sistemas de recompensa consistem num conjunto de contrapartidas materiais e imateriais que os colaboradores de uma empresa recebem pelo seu contributo a esta. O principal objectivo desta é o reforço da motivação dos colaboradores.

Podemos afirmar que estes sistemas pretendem igualmente manter, ou reforçar e aprofundar a convergência de interesses entre a Organização e trabalhador, através da retenção e motivação destes, não significando apenas uma recompensa monetariamente. Desta forma, recompensar, tanto pode ser de forma como não monetária.

Apresentação da H&B Soluções

 

              Com elevada experiencia na área do desenvolvimento organizacional, a H&B Soluções é um parceiro de negócios para as organizações que ambicionam uma presença no mercado com uma melhoria contínua, apoiando estas no seu desenvolvimento e oferecendo boas soluções para que possam ultrapassar diversos desafios inerentes ao crescimento das organizações.

              A H&B Soluções, focaliza a sua actividade num número restrito de serviços altamente relacionados, tendo em vista a satisfação máxima dos seus clientes em qualquer contexto organizacional.

              Especializada em Consultoria de Recursos Humanos, é constituída por uma equipa de consultores altamente qualificados e desenvolve serviços nas seguintes área de Recursos Humanos:

·       Formação;

·       Recrutamento e Selecção;

·       Desenho e implementação de Sistemas de Recompensas;

·       Gestão Administrativa de Recursos Humanos;

·       Avaliação de Desempenho;

·       Gestão de Carreiras;

 

Missão

              Prestar com a maior qualidade uma vasta gama de serviços, dando nossos clientes as melhores soluções em Recursos Humanos, de forma inovadores, eficiente e rentável.

 

Visão

              Ser uma empresa conselheira, proporcionando aos seus clientes uma maior satisfação, sempre com a melhor relação qualidade-preço.

 

Estratégia

Apostar numa equipa jovem, ambiciosa e dinâmica, capaz de fazer a diferença

no mercado em que está inserida.

 

Valores

·       O cliente é o nosso principal foco;

·       Desenvolver os nossos Recursos Humanos através da formação continua;

·       Valorizar o capital humano, as relações e a troca de ideias;

·       Agir eticamente em todas as decisões;

·       Ajudar no desenvolvimento económico e social das organizações;

·       Acompanhamento permanente da evolução e tendências do mercado e dos nossos clientes;

·       Garantir a eficácia e a qualidade nas diversas intervenções;

 

O que nos distingue

              Somos conhecidos pela nossa paixão, filosofia, inovação, independência, rigor e imparcialidade de cada uma das nossas prestações.

 

Apresentação da Empresa

 

Nome: Varinco Ferragens, Lda.

Endereço:  Rua Terramonte, 771. Código Postal: 4470-122, Maia

Area de negócio: Ferragens

A Varinco é uma pequena empresa cuja função é principalmente exportar ferragens para construção civil, tendo apenas um único cliente.

A Varinco Ferragens é composta por 21 operários que fabricam as peças numa linha de montagem industrial, 1 secretária que é responsável em conjunto com o Director,  pela gestão administrativa da empresa.

Através de uma agradável conversa, percebemos que o Director acha que não existe a necessidade de definir a missão, visão, valores, política organizacional e organograma pois “A Varinco surgiu para colmatar uma necessidade de uma empresa exterior, e trabalhamos apenas para isso, logo não há necessidade de grandes burocracias. Somos uma empresa quase familiar”.

Desenvolvemos uma descrição da empresa que se adapta á Varinco.

Missão: A missão da Varinco é satisfazer as necessidades dos seus clientes, melhorando continuamente os seus processos produtivos com o empenho individual e colectivo dos seus colaboradores, tendo como objectivo  aumentar a sua força de actuação no mercado.

Visão: Ser uma empresa de referência na área das ferragens para construção civil.

Estratégia: Investir na equipa de produção, de forma a obtermos uma produção rapida e excelente.

Valores:

·       Confiança

·       Dinamismo

·       Qualidade

·       Especialização

 

Sistemas de compensação

 

              Não é incomum que alguém, incluindo gestores, afirme que “o salário não é o principal motivador das pessoas nas empresas” (Gomes .et .al, 2008)

 

              Segundo Pfeffer (1998) – cit in “Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano”a compensação representa um custo relevante para as organizações e um factor crucial para os trabalhadores, pelo que os gestores lhe atribuem uma atenção significativa. As políticas retributivas das organizações procuram responder a questões como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (248.9 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com