TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viabilidade de negócio

Por:   •  15/9/2016  •  Monografia  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

                       

[pic 2][pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Administração

RESUMO EXPANDIDO

ORIENTANDO: Gerdan Livis Dias Costa

ÁREA: Novos Negócios

TÍTULO DO TRABALHO: PROPOSTA DE PLANO DE NEGÓCIOS: Estudo de uma administradora e conservadora em Contagem.

PROFESSOR ORIENTADOR: Irineu Cézar Vieira

OBJETIVO GERAL: O propósito básico da pesquisa foi estudar o tema e verificar a viabilidade de implantação de uma empresa de administração e conservação na região de central de Contagem em Minas Gerais.

RESUMO

Países emergentes ou em desenvolvimento estão em um processo de crescimento muito elevado, média acima dos desenvolvidos. O Brasil é um deles, porém, ainda existem muitas coisas para melhorar.

O cenário econômico do país é favorável e se prevê várias mudanças, tais como a redução da taxa de natalidade, o aumento da renda, ascensão de classes sociais, estabilização demográfica e a geração de empregos.

É neste contexto que se pretende aprofundar no setor de serviços, pois, já é possível observar que é o setor da economia que mais cresceu nos últimos anos e que mais tende a crescer nos próximos. Era um mero setor complementar da indústria e da agricultura, agora tem papel fundamental na economia brasileira. Este setor é, geralmente, a principal renda dos países desenvolvidos. As empresas deste setor encontram-se em constante processo mudança, o que é de se esperar.

Programas do governo como “PAC” e o “Minha Casa, Minha Vida” aliados ao sonho da casa própria, favorecem o setor da construção civil e, consequentemente, a construção de apartamentos nos grandes centro urbanos.

Visto que estes apartamentos são formados por condomínios e, como se sabe, todo condomínio têm pendências e conflitos que devem ser resolvidos para que o convívio dos condôminos seja satisfatório, não é uma tarefa fácil para o síndico, uma vez que tem a função de administrar o condomínio e, em grande parte dos casos, trabalhar e cuidar da família.

Após uma leve verificação no mercado, nota-se que há uma grande tendência das empresas e condomínios em terceirizar o setor de conservação, uma vez que focariam seus tempos em atividades mais lucrativas, no caso de uma empresa, e em outros assuntos mais relevantes, no caso do síndico, representando o condomínio.

Administradoras e Conservadoras têm a função de administrar, prestar uma espécie de consultoria e prestar serviços de limpeza e conservação.

Existem diversos fatores que devem ser analisados antes de empreender algum negócio, pois o índice de mortalidade de empresas nascentes é muito elevado, portanto, a problemática em questão é saber se: é viável, se tratando de mercado em potencial, dos concorrentes e fornecedores, das estimativas de custo e valor a investir, a implantação de uma empresa de administração e conservação de condomínio na região central de Contagem em Minas Gerais?

A importância desta monografia consistiu em demonstrar que a elaboração de um estudo de viabilidade de um negócio permite esboçar um planejamento bem estruturado de uma empresa, assim como aumentar as chances de sucesso do empreendimento.

Além disso, é um estudo de suma importância para o meio acadêmico e profissional, demonstrando a necessidade de planejar antes de empreender.

A escolha de novos negócios foi motivada pela concepção de que todo Administrador deve ter o conhecimento abrangente da organização que gerencia ou gerenciará, pois, este tema envolve praticamente todas as áreas essenciais de uma empresa.

Portanto, o trabalho contribuiu não apenas para o pesquisador, mas também, para empresários, para estudantes dos cursos de gestão, enfim, a todas as pessoas que se interessam pelo assunto. Não há dúvidas que este trabalho poderá subsidiar, principalmente, vários empreendedores a abrir seu primeiro negócio.

A pesquisa realizada buscou atingir os objetivos específicos da monografia. Foram analisados os aspectos de uma administradora e conservadora, pois, quem deseja empreender algum negócio deve obter o máximo de informações peculiares da atividade. Piso salarial dos trabalhadores, quadro mínimo de pessoal, legislação vigente, equipamentos necessários, aspectos operacionais, convenção coletiva de trabalho e os principais serviços deste tipo de empresa.

Foram pesquisados alguns síndicos da região central de Contagem e alguns gerentes ou proprietários de empresas nesta região. Grande parte dos síndicos pesquisados não contrataria uma conservadora ou administradora, uma vez que, o condomínio já possui este tipo de empresa contratada. A Outra parte pesquisada aceitaria receber a proposta de outra empresa, o que não garante que mudariam. Foi constatado que o número de edifícios tem crescido bastante nos últimos 15 anos.

Dentre os aspectos analisados pelos clientes para opção por uma empresa de conservação e administração, encontra-se, principalmente, a credibilidade da empresa no mercado, seguido pelo preço e qualidade do atendimento prestado. Portanto, percebe-se um mercado potencial, mas, os clientes optam, prioritariamente, por empresas que tenham um certo know how no mercado. Consiste, portanto, em um grande desafio para uma empresa que começa no mercado, pois, não tem nenhuma referência.

Outro aspecto importante são os concorrentes. Existem muitas empresas de conservação e administração na região, principalmente empresas que têm referência e muito tempo de mercado, o que é uma grande barreira de entrada.

Os fornecedores são basicamente empresas de materiais de limpeza e escritório. Existem muitos fornecedores e suas condições de pagamento, entrega, prazo e canal de compra são diversificados, o que facilita na hora de buscar as melhores condições.

Na parte financeira, considerando as previsões, o fluxo de caixa foi positivo em todos os meses. Os indicadores de viabilidade econômico-financeira, considerando a estrutura de custos e despesas, além das previsões e o valor do investimento, mostram-se favoráveis.

O plano de negócio proporcionou um conhecimento de todas as áreas essenciais de uma empresa. Além de ter proporcionado conhecimento para a formação e para a vida profissional do pesquisador, acredita-se que houve uma contribuição ao leitor.

        Conforme detalhado na avaliação do plano de negócio realizado, existem diversos fatores que tornam o empreendimento viável de ser implantado. Como por exemplo, os valores previstos do fluxo de caixa proporcionam um retorno do investimento aceitável, além de uma taxa interna de retorno satisfatória. O mercado pesquisado é altamente propenso à terceirizar, pois, há uma tendência em terceirizar atividades meio de uma empresa ou condomínio, com a contratação de empresas especializadas. Assim como existem fatores que restringem a implantação do empreendimento, como a dificuldade de entrar no mercado e a falta de mão de obra qualificada.

        A ideia do plano de negócio não é tornar o empreendimento viável. O objetivo é comparar fatores favoráveis e desfavoráveis à implantação do negócio, para assim, tomar a decisão mais plausível.

        A recomendação aqui proposta é desenvolver um estudo sobre barreiras de entrada, a fim de criar ações para quebrar esta barreira, estas, talvez, serão os fatores de sucesso desta empresa.

        Diferentemente do que muitos pensam, o fato de realizar um plano de negócio e ao final detectar a inviabilidade, não quer dizer que foi um fracasso ou o objetivo não foi alcançado. O plano de negócio subsidiará o empreendedor na tomada de decisão. Além de contribuir para agregar novos conhecimentos e apontar desafios ao longo da vida.

        

REFERÊNCIAS

(Vide Monografia)

Contagem, 11 de Novembro de 2010

___________________________________

Professor Orientador: Irineu Cézar Vieira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (249.6 Kb)   docx (182.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com