TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WIKIBAR - Inovação e Negócios

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - ISES

INOVAÇÃO E NEGÓCIOS

SÃO PAULO

2015

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - ISES

GEORGE HENRIQUE CAETANO RA: 1213231

MARCIO NOVAES ROCHA RA: 1214119

ROGÉRIO MOREIRA DE LIMA RA: 1213823

SILENE HIROMI KOOTI RA: 1210220

TAINA FERNANDA AFFONSO ROCHA RA: 1214108

VIVIANE NASCIMENTO MIRANDA RA: 1215059

WIKIFOOD TRUCK

Trabalho apresentado como requisito parcial para conclusão do 8º semestre do curso de Administração, sob orientação do Profº Conrado Orsatti.

SÃO PAULO

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 TIPO DE INOVAÇÃO 4

3 JUSTIFICATIVAS DA ESCOLHA 4

4 SITUAÇÃO DESTE NEGÓCIO NO MERCADO 5

4.1 Embalagens comestíveis 5

4.2 Desenvolvimento das películas comestíveis no Brasil 5

4.3 Características 5

4.4 Matéria prima 6

4.5 Outros tipos de embalagens comestíveis 6

4.6 Comestível x Biodegradável 6

5 FOOD TRUCK 7

5.1 Tendência do Food Truck 8

6 APLICAÇÃO DA INOVAÇÃO E SEGMENTO DE MERCADO 9

7 CONCORRÊNCIA 9

7.1 Concorrência direta 9

7.2 Concorrência indireta 9

8 ANÁLISE SWOT 10

9 ANEXO A 11

10 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

1 INTRODUÇÃO

A solução para a criação de novos produtos/serviços está na percepção de uma necessidade e na busca por sua elaboração. Isso é feito através de um projeto, produto de um plano e de um trabalho realizado para satisfazer tais necessidades.

A cada dia o homem busca desenvolver produtos (como equipamentos, para o aumento da produtividade e redução de esforços humanos) visando o lucro sobre estes produtos.

Este projeto refere-se à utilização de embalagens comestíveis introduzidas aos muitos alimentos comercializados, com o intuito de diminuir a geração e descarte inadequado de resíduos no meio ambiente.

2 TIPO DE INOVAÇÃO

Produtos – Modelo inovador de venda de alimentos com embalagens comestíveis.

3 JUSTIFICATIVAS DA ESCOLHA

Com a crescente preocupação do descarte consciente de resíduos, um projeto tem assumido a vanguarda das tecnologias para redução de lixo: as embalagens comestíveis. Resistentes e capazes de proteger os alimentos que embalam, esses novos materiais podem ser o futuro dos produtos biodegradáveis.

Desenvolvidas com o objetivo de substituir pelo menos parcialmente as embalagens convencionais de plástico, as embalagens comestíveis tem muitas vantagens. A principal seria seu papel ecológico: caso o consumidor se alimente do invólucro que protege a comida em si, não haverá resíduos para a natureza, e mesmo que essa embalagem não seja consumida, suas características biodegradáveis facilitam sua deterioração no ambiente.

O produto apresentará vantagens, tais como:

• Exclusividade;

• Praticidade ao consumidor;

• Redução da criação de lixo e descarte inadequado ao meio ambiente.

4 SITUAÇÃO DESTE NEGÓCIO NO MERCADO

4.1 Embalagens comestíveis

Tudo começou em uma sala de aula de Harvard, quando o engenheiro biológico e professor David Edwards, provocou uma discussão em torno da possibilidade de criar embalagens comestíveis inspiradas nas propriedades de contenção das cascas de frutas como uvas e maçãs.

Edwards descobriu que essas cascas são compostas por partículas insolúveis, que protegem a polpa de bactérias e agentes externos.

4.2 Desenvolvimento das películas comestíveis no Brasil

Desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Instrumentação (SP), fizeram películas comestíveis de diferentes alimentos como espinafre, mamão, goiaba, tomate entre muitos outros que podem ser utilizados como matéria-prima. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido no âmbito da rede de nanotecnologia aplicada ao agronegócio.

Pode-se utilizar rejeitos da indústria alimentícia para fabricar o material, o aproveitamento de rejeitos de alimentos e a substituição de uma embalagem sintética que seria descartada por uma comestível, o que garante duas características de sustentabilidade.

4.3 Características

O material tem características físicas semelhante aos plásticos convencionais, como resistência e textura, e tem igual capacidade de proteger alimentos. Porém, o fato de poder ser ingerido abre um imenso campo a ser explorado pela indústria de embalagens, como sachês de sopas que podem se dissolver com seu conteúdo em água fervente e muitas outras possibilidades.

4.4 Matéria prima

O plástico comestível é feito basicamente de alimento desidratado misturado a um nano material que tem a função de dar liga ao conjunto, e para se chegar ao que é, foi necessário encontrar a formulação ideal, ingredientes e proporções para que o material tivesse boas características para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com