TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WORKSHOP Sistemas de produção

Por:   •  31/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 7

3 O SETOR DE PRODUÇÃO DA EMPRESA

A administração da produção e operações diz respeito a atividades orientadas para a produção de um bem físico ou a prestação de um serviço. Dessa forma pode-se dizer que, a produção é voltada para a atividade industrial, já nas “operações” o foco é maior na prestação dos serviços. Sabe-se também que a administração da produção é a função administrativa responsável pelo desempenho de técnicas de gestão da produção de bens e serviço, possuindo a principal finalidade o desenvolvimento de produtos e serviços a partir de insumos. (Maximiano, Amaru. Teoria Geral da Administração. Atlas, 2012.)

Logística trata questões relacionadas ao gerenciamento dos meios de abastecimento de matérias primas para o processo de transformação nas indústrias, armazenagem tanto desses insumos como dos produtos acabados além da movimentação interna na planta de forma coordenada visando atender as necessidades de cada processo produtivo, distribuição física das mercadorias desde a planta até o local de requisição do cliente. (Oliveira, Francisco, operações logísticas, Administradores.com, 2011.)

Atualmente a Marajó Transportes LTDA. atua no estado da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Bahia, Sergipe, Alagoas e Goiás. A empresa dispõe de frota própria, sendo de (noventa) veículos e mais de (trezentos) agregados, transportando mensalmente um total de cinquenta mil toneladas. Nas operações portuárias, são movimentadas nos serviços de carga e descarga de navios, nos portos de Recife – PE e Cabedelo – PB, quarenta mil toneladas mensais, o que faz desta empresa a líder em movimentação no Porto Paraibano.

3.1 TIPOLOGIA DO SISTEMA DE PRODUÇÃO: CONTÍNUO, INTERMITENTE E POR ENCOMENDA

Sistema de produção está sempre presente dentro da organização justifica-se a maneira em que um determinado processo se comporta e permite observar o porquê são distintos, ressaltando que possui o mesmo objetivo, que é a prática mais eficiente em produzir determinado produto ou serviço com os custos mais reduzidos possíveis.

3.1.1. CARACTERIZA-SE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO

Processos contínuos geralmente são executados quando existe uma alta uniformidade de produção ou na demanda de bens e serviços, transformando os produtos e processos produtivos ou operacionais, para ser por completo independentes, agregando a automatização e não exigindo flexibilidade no sistema.

O sistema de fluxo em linha é distinguido por uma elevada eficiência e inflexibilidade intensa. Normalmente funcionam por longos tempos, com alto volume e variedade bastante reduzida. São ditos “contínuos” por se tratar de um processo de fluxo ininterrupto.

  • Requer a necessidade de investimento alto em equipamentos específicos e nas instalações.
  • A mão-de-obra é aplicada apenas para a condução de equipamentos e manutenção das instalações, seu custo sendo reduzido em relação aos outros fatores produtivos desse sistema logístico.

A empresa utiliza essa tipologia em seu processo produtivo principalmente no seu processo de manuseio dos insumos na retirada de dentro do navio até os caminhões que irão fazer a coleta, utiliza-se equipamentos específicos e de alto custo no qual são essenciais para esse tipo de atividade.

3.2 ETAPAS DO PROCESSO PRODUTIVO

Atualmente as organizações buscam novos meios na gestão da empresa, tem uma facilidade na coleta da informação, buscam especializações que possam reduzir da melhor maneira possível o tempo gasto que não vai agregar na finalidade operacional, aumentar a qualidade e atingindo um padrão de maior eficiência e eficácia nas suas atividades realizadas. Será necessária a busca de novos modelos de processos operacionais com maior adequação e compatibilidade possível na visão estratégica como um todo.

O processo produtivo dentro da Transportadora Marajó acontece da seguinte forma:

  • Quando o cliente faz a encomenda do Insumo/Produto, avisa ao transportador portuário para que ele possa fazer toda a organização do processo logístico.
  • Após a chegada do Navio no porto de Cabedelo, a Marajó começa suas operações físicas.
  • Enviam os caminhões e equipamentos até o local adequado para a coleta das cargas.
  • Analisam junto aos órgãos de fiscalização toda a documentação necessária para o início do processo.
  • Se estiver de acordo com as exigências dos órgãos competentes, será dada a autorização das operações. Se não, vai ser corrigido para o andamento do processo.
  • Os caminhões vão ao local adequado para recolher a carga do navio através de equipamentos específicos.
  • Os grabs pegam o insumo de dentro do porão do navio.

       Figura                                             Figura

[pic 1] [pic 2]

Fonte Própria

  •  Direcionam até a “Moega”, despejando todo o insumo dentro.

       Figura                                                     Figura                                

[pic 3] [pic 4]

Fonte Própria

  • O Caminhão, entram em baixo da “Moega”, para o abastecimento do caminhão.

  Figura                                                   Figura                                      

[pic 5] [pic 6]

                              Fonte Própria

  • Passa pelo setor para enlonamento.
  • Pelo setor de documentação.
  • Vai para Pesagem.
  • Após ser feito a vistoria e ser constatado que está tudo dentro da conformidade, sai para ser destinado aos locais de armazenagem, nos centros de distribuições da empresa.
  • Algumas Cargas ficam armazenadas em Cabedelo, tendo como diferencial o fato de atender a todas as cidades do estado da Paraíba, depois são destinadas a outros estados do Nordeste como: Bahia, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte Pernambuco.

3.3 MONTAR UM FLUXOGRAMA DO PROCESSO DE PRODUÇÃO – DETALHAR O TEMPO DE OPERAÇÃO EM CADA ETAPA, VOLUME DE PEODUÇÃO, ETC).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (373.4 Kb)   docx (258.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com