TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

\franquias

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.670 Palavras (11 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 2][pic 1]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

Sumário

INTRODUÇÃO        

1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA        

1.1        Franquias        

1.1.1        BENCHMARK: O BOTICARIO - GRAMADO        

1.1.2        BENCHMARK: BUTIQUE LACOSTE GRAMADO        

2        EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGOCIOS        

2.1        HISTORIA E EVOLUÇÃO DA LACOSTE        

2.1.1        SWOT LACOSTE        

2.1.2        PLANO DE NEGÓCIOS: CAMISA POLO AROMATIZADA        



 INTRODUÇÃO

Quando o assunto é empreendedorismo, uma das principais formas de negócio que saltam aos olhos e seduzem o futuro empresário é a franquia. Sucesso financeiro é o que todo o empreendedor deseja.

Franquia ou franchising é uma espécie de sucursal ou filial, ou seja, um ramo do negócio em outro local. É um sistema muito popular, pois possibilita que uma pessoa possa abrir o seu próprio negócio com um investimento reduzido.

Este planejamento permite definir claramente o seu negócio, antecipar-se aos problemas, enxergar oportunidades e as falhas. O plano de negócios também pode encorajar o empreendedor a se posicionar no mercado diante dos seus concorrentes.

Este sistema é bem simples, pois a franquia consiste na relação entre o franqueador e o franqueado. Geralmente o franqueador é uma grane empresa bem sucedida no mercado e o franqueado, na maioria das vezes é um pequeno ou médio empresário. O franqueador cede ao franqueado o direito do uso da marca ou patete e a distribuição de produtos ou serviços.


1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

A Administração da Produção, é caracterizada como uma função administrativa responsável pelo desempenho de técnicas de gestão da produção de bens e serviços, e tem como principal finalidade o desenvolvimento de produtos e serviços a partir de insumos. Ou seja, transformar insumos em algum resultado pretendido. Essa transformação pode ocorrer através do processamento de materiais, informação ou consumidores.

  1. FRANQUIAS

Franquia ou franchising é uma espécie de sucursal ou filial, ou seja, um ramo do negócio em outro local. É um sistema muito popular, pois possibilita que uma pessoa possa abrir o seu próprio negócio com um investimento reduzido.

Uma franquia é como uma licença para usar a marca e tecnologia de negócios na venda de determinados produtos ou serviços de uma empresa, cedidos mediante determinadas condições firmadas em “contrato de franquia”.

No franchising, existe o franqueador e o franqueado. O franqueador é a entidade dona da empresa, que concede o direito da utilização da marca. O franqueado é a pessoa ou grupo que deseja abrir a franquia. Todas as condições são estabelecidas no contrato entre o franqueador e franqueado.

O franqueado investe algum dinheiro para ter o direito de usar o nome e os métodos do franqueador, aprendendo também com a sua experiência.

  1. BENCHMARK: O BOTICARIO - GRAMADO

A franquia localizada na cidade de Gramado/RS, tem como proprietária, Anita Bazzan, que é franqueada de O Boticário há 23 anos. Anita iniciou suas atividades com a marca na cidade de Gramado, e em 1997 inaugurou o estabelecimento na cidade de Canela.

Hoje o grupo conta com nove colaboradores, sendo eles:  4 consultoras de loja, 2 supervisoras de vendas, 1 auxiliar financeiro, 1 operador de franquia e 1 estagiário.

O Boticário foi  escolhido pelo conceito de inovação e qualidade que a marca já representava na época.

A localização das lojas é sempre indicada pela franqueadora. O ponto escolhido, tanto em Gramado quanto Canela, obedecem às mesmas regras: deve ser central, com alto fluxo de pessoas e de fácil visualização e acesso.Sempre com a aprovação de O Boticário.

O controle de mercadorias é feito através do sistema fornecido pela franqueadora, sendo que este sistema é padrão para todas as lojas. A entrada de mercadorias no sistema se dá através da integração da nota fiscal emitida pelo fornecedor. A saída ocorre automaticamente quando as vendas são processadas nas lojas, mediante a emissão do cupom fiscal. A franqueadora exige que todas as franquias registrem no sistema, no mínimo, 9 inventários por ano, ou seja, a cada 45 dias. O inventário consiste na contagem total do estoque físico e posterior alimentação do sistema, o qual identificará qualquer diferença nas quantidades registradas, tanto para mais, quanto para menos.

  1. BENCHMARK: BUTIQUE LACOSTE GRAMADO

Localizada no centro da cidade de Gramado, a Butique Lacoste é franqueada da marca “LACOSTE”. Dieter Hobbhann é o proprietário da empresa e conta com a ajuda de mais três funcionários, duas vendedoras e um vigia.

A Franquia existe a mais de 30 anos, sendo que a Lacoste foi a primeira franquia do Brasil. O proprietário Dieter, explica que escolheu essa marca por ser muito conceituada, de renome internacional a mais de 80 anos no mercado e claro, pela sua importância no ramo de vestuário.

A localização da loja não teve intermediação da franqueadora, e foi escolhida por ser considerada um ponto estratégico e praticamente central. Ou seja, com grande fluxo de veículos e pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (233.2 Kb)   docx (58.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com