TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

À TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Por:   •  15/6/2018  •  Artigo  •  3.927 Palavras (16 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 16

EVIDÊNCIAS DE APLICAÇÃO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA À TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS: um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização de pequeno porte.

Acadêmico

Orientador

RESUMO

O presente artigo pesquisa teve como intuito realizar o levantamento teórico acerca do papel que o administrador exerce nas organizações de pequeno porte, de modo a proporcionar a aplicação das teorias da administração científica à teoria das relações humanas. O objetivo geral da pesquisa consistiu em descrever as contribuições da aplicação das teorias da administração científica e teoria das relações humanas para a prática administrativas em organizações de pequeno porte. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, realizada no Scielo e google acadêmico, compuseram a mesma artigos compreendidos entre os anos de 2000 a 2018, assim como também livros em português que discorressem sobre a temática abordada. Diante disso foi possível identificar que as práticas administrativas em organizações de pequeno porte ganharam novas técnicas, além de que dispensou-se aos sujeitos maior atenção, no entanto, a maior preocupação foi concentrada aos objetivos organizacionais e a estrutura organizacional. Por fim, concluiu-se que a Teoria das Relações Humanas aplicou novas técnicas para que os colaboradores pudessem se sentir motivados para desenvolver o trabalho em equipe, fato que proporcionou o aumento da produtividade do indivíduo e além de sua eficiência individual.

Palavras- chave: Teorias da Administração; Teoria das Relações Humanas; Práticas Administrativas; Organização de Pequeno Porte.

1 INTRODUÇÃO

Sabe-se que as organizações são formadas por departamentos, as quais reúnem um conjunto de indivíduos que detém aptidões e características similares, nesse sentido se faz necessário que seja avaliado o clima organizacional, pois este é um fator que influi diretamente na motivação da equipe de trabalho.

De acordo com Silva, Coda e Mazzali (2010), com as variações do mundo contemporâneo, tem surgido a cada dia um fato novo, seja no contexto social, econômico, político e/ou cultural, que traz impacto aos valores e atitudes em relação ao trabalho.

Contudo, segundo Turra et al. (2015), relatam que o administrador assume junto aos gestores a responsabilidade de realizar planejamento de ações que deverão ser tomadas e quais controles serão utilizados, além do mais faz parte do papel do administrador realizar a explicação e interpretação dos fenômenos patrimoniais, ainda faz parte do seu papel manter a empresa cada vez mais competitiva, garantindo assim seu sucesso.

O objetivo geral da pesquisa consistiu em descrever as contribuições da aplicação das teorias da administração científica e teoria das relações humanas para a prática administrativas em organizações de pequeno porte. Tendo como objetivos específicos os seguintes: Salientar o papel do administrador no âmbito organizacional; Discorrer sobre as práticas do administrador nas organizações; Descrever sobre o papel do administrador nas organizações de pequeno porte; e mencionar sobre a importância dos recursos humanos dentro da organização de pequeno porte.

Afim de que os objetivos fossem atestados, utilizou-se a metodologia caracterizada como estudo bibliográfico, optou-se por esse tipo de pesquisa pelo fato de apoiar-se em base teórica por meio de pesquisa de referenciais, constituída por análise de artigos, monografias e livros, os quais trouxessem históricos, dados, para que com estes recursos fosse possível nortear a reflexão sobre esta temática.

2 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Cunha (2000), cita que as pessoas administram seus ofícios por centenas de anos e pode-se traçar ideias formais de gerenciamento até o século XVIII. No entanto, destaca-se que em sua maioria, os desenvolvimentos que se apresentaram como mais significativos na teoria da administração tiveram seu surgimento no século XX. No mais, afirma-se que os indivíduos contemporâneos devem maior parte dos entendimentos relacionados às práticas gerenciais aos diversos teóricos que viveram neste período.

Segundo o destacado a partir de Vizeu (2010), discorre-se que um dos primeiros teóricos a discorrer sobre o assunto mencionado no paragrafo anterior foi Frederick Winslow Taylor, o referido foi responsável por dar inicio a um movimento de Administração Científica, nessa premissa afirma-se que ele juntamente com seus associados foram os percussores do estudo científico do processo de trabalho. A partir dos citados, foi estudado o modo como o trabalho era realizado, ademais, realizaram a analise de como tal processo afetava o modo como o trabalhador produzia, na época o embasamento filosófico de Taylor que descrevia que as pessoas deveriam trabalhar o máximo que podiam não se mostrou tão eficiente quando comprado ao fato de como o trabalho era feito.

De acordo com o descrito por Mattos (2009), ao que se refere o fundador da teoria da administração científica, pode-se destacar como o percursor Frederick W. Taylor (1856-1915), tratou-se de um inventor e engenheiro americano. Pode-se destacar como seus dois trabalhos mais influentes o Shop Management (1903) e The Principles of Scientific Management (1911).

Taylor (2010), comenta que no ano de 1909, foi publicado "Os Princípios da Administração Científica", neste, foi proposto que ao otimizar e simplificar os trabalhos, ter-se-ia como consequência o aumento da produtividade, foi também implantada a ideia de que os trabalhadores e gerentes deveriam cooperar uns com os outros. Tal fato de apresentava muito distinto ao modo como o trabalho era desenvolvido tipicamente nas empresas de antemão.

Paes de Paula (2015), destacam que era acreditado por Taylor que todos os trabalhadores mantinham-se motivados pelo dinheiro, logo ele pensou que seria interessante promover a ideia de "um dia de pagamento justo por um dia de trabalho justo", ou seja, o que ele propôs foi que se caso um trabalhador não trabalhou o suficiente em um dia e assim não conseguiu alcançar o objetivo esperado, não merecia ele receber seu pagamento igual ao outro trabalhador que produziu de forma satisfatória.

Segundo Vizeu (2010), Taylor concluiu que determinados sujeitos conseguiam desenvolver seus trabalhos apresentado maior eficiência quando comparados a outros. Os descritos concerniam aos sujeitos que deveriam ser contratados sempre que possível. Nessa premissa, foi desenvolvido por Taylor quatro princípios de administração científica, os mesmos passaram a ser denominados como "taylorismo".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com