TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Aplicada The Corporation, O Capitalismo precisa acabar?

Por:   •  1/2/2021  •  Resenha  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 4

                        The Corporation, O Capitalismo precisa acabar??

        O filme documentário, the corporation, possui ideias interessantes. Por meio de inúmeras entrevistas, com estudiosos abalizados, altos funcionários de multinacionais, e com um volume bastante denso de informações, o mesmo possui ao que parece o objetivo de botar um fim a um sistema que há alguns anos parece estar mais prejudicando do que ajudando o planeta terra, ao mostrar como o capitalismo está cheio de maçãs podres, ou seja, empresas que prejudicam, porém dada à expressão coloquial que sugere exceção, mas de fato, não é. Bem como compara o comportamento de empresas, enquanto pessoas jurídicas como o comportamento semelhante ao de psicopatas, ou seja, alguém que apesar de imerso dentro de uma sociedade não se preocupa com outros, mas só com seus próprios objetivos.

        Maçãs podres é uma expressão usada coloquialmente para sugerir que em uma cesta de maçãs, existem maçãs impróprias para o consumo, ou seja exceções que merecem ser descartadas. Isso, ao falar de empresas serviria de argumento contrário ao capitalismo ser um sistema prejudicial, porém, no documentário, provavelmente em um tom irônico, a expressão é usada tantas vezes, por tantos jornalistas e em diferentes contextos, que a mesma mostre o contrário. Muitas empresas do Brasil, tentam, de muitas maneiras fraudar imposto de renda para pagar menos impostos do que o necessário, como Havan, Riachuello, entre outras. Há empresas multinacionais no país, também, que por causa de sua atuação estão sendo associadas a problemas como racismo, discriminação, abuso de seus funcionários, etc. Como o Carrefour. Há também aquelas que por descaso, são sinônimo de destruição do meio ambiente, vide os desastres protagonizados pela empresa mineradora Vale, desastre que segundo um de seus engenheiros poderia ser evitado, afinal existia um relatório com a descrição do rompimento eminente da barragem. Além dos próprios citados pelo The Corporation, como empresas como a Monsanto, Bayer, etc empresas que por causa de seus produtos são causadoras de inúmeros problemas como câncer, má formação, etc. Por causa destes inúmeras informações que surgem a cada dia de como as empresas agem, e agem muitas de formas predatórias, e não éticas visando apenas lucros, e sem se preocupar com a destruição de pessoas, ecossistemas, economias, vida. Então, parece um pouco estranho que todos nós deixemos um sistema tão prejudicial continuar existindo, com pouca ou nenhuma expectativa de mudança. Por exemplo hoje é de conhecimento geral fatos como aquecimento global, o uso desenfreado que se faz de recursos extremamente úteis e finitos como água, solo, etc. O fato da agricultura animal usar recursos demais, porém, pouca ou nenhuma solução é divulgada. De maneira que a cada ano que passa, as corporações continuam entrando no mercado competindo por ganhos, produtividade, ou seja como um saco sem fundo que não importa a quantidade de coisas que o mesmo absorva, nunca ficará satisfeito.

        Algo construído durante o documentário é a progressão da ideia de uma pessoa jurídica é considerada um indivíduo, em virtude de possuir poderes e características semelhantes a uma pessoa, por assim dizer, de verdade, como por exemplo, poder realizar empréstimos, possuir cadastros, etc. Mas diferente de um indivíduo que se fizesse coisas semelhantes ao que uma empresa faz, seria processado criminalmente. Ex: se alguém fosse responsável por causar doenças, poluição direta, morte de animais, etc, sem demora as autoridades teriam que jugá-lo por meio da lei, porém as corporações, muitas vezes cometem crimes sistematicamente, e não são julgadas, passando simplesmente a trocar de países ou mesmo a pagar multas. Ex: Nike possui fábricas com salários completamente miseráveis em países como Indonésia. Quando se pensa em quais são as características de um psicopata, não sentir culpa, falta de empatia, falta de remorso, são realmente características praticamente iguais as características de empresas, pois por mais que saibam que seus produtos são cancerígenos, os problemas que as mesmas geram, elas continuam com pouca ou nenhuma responsabilidade social. Isso, fica ainda mais claro quando se observa as empresas do tabaco. Não é novidade para as pessoas que o cigarro é extremamente prejudicial e possui pouco ou nenhum benefício, porém as empresas por meio de estratégias de marketing, conseguiram projetarem alguns anos anteriores, que o mesmo poderia ser associado a coisas como esportes, jovialidade. Etc. Imaginem o que aconteceria se os fumantes processassem empresas de cigarro, por doenças causadas, provavelmente faltaria dinheiro parar pagar o número de mortes que são associadas, com o uso dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com