TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

The corporation

Por:   •  8/11/2015  •  Dissertação  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento do documentário The Corporation

O documentário “A Corporação” faz uma análise do poder das grandes empresas, falando desde o surgimento deste modelo de negócio até sua situação de funcionamento nos dias de hoje.

        A Corporação é uma grande empresa na qual o objetivo principal é obter o maior lucro possível, independentemente dos métodos utilizados em seu processo, sempre buscará explorar a sociedade e o meio ambiente, não se preocupando com as consequências que suas ações podem causar.

        Buscar por uma mão de obra barata e leis ambientais favoráveis (liberais) faz com que grandes empresas instalem-se em países mais pobres, o que causa certa ilusão aos governos destes países, que acreditam que o fato de uma grande corporação estar em seu país significará que o lucro dela irá beneficiar o mesmo. Porém isso não ocorre, pois o lucro de determinada empresa volta para seu país, onde está a empresa sede. Pode-se dizer que é um jeito de “enganar” o governo do país em que estão instaladas.

        Empresas como essas procuram por países pobres a fim de aproveitar a grande oferta de trabalhadores, que aceitam salários menores, em algumas é possível encontrar até trabalho infantil. Porém quando um país começa a ficar saturado destas grandes corporações o preço pelo trabalho acaba aumentando, o que faz com que o lucro seja reduzido, o que não é interessante para ela, desse modo torna a migração para países cada vez mais pobres e populosos mais iminente.

        Com o objetivo de obter cada vez mais lucro é ampliado um setor que se descobriu muito importante para os negócios: o marketing.

        Usado corretamente pelas empresas é responsável por criar um status aos produtos, aumentando assim as suas vendas e definindo seu público alvo (classes sociais). Um exemplo do uso do marketing seria o uso de pessoas famosas para venda de determinados produtos, fazendo com que essa pessoa seja vista somente usando seus produtos e diga que eles são os melhores, fazendo com que o potencial de venda do produto aumente pois uma estrela que é admirada por muitos o usa.

        Com isso os gastos nas áreas de comunicação subiram drasticamente, investimentos em publicidades fizeram com que um produto definisse o caráter das pessoas e até mesmo da cultura, aumentando drasticamente o comércio e o lucro, que é e sempre será o principal objetivo de uma empresa.

        As publicidades, no entanto, são manipuladas, divulgando apenas aquilo que interessa do produto ao consumidor, muitas vezes desviando a atenção dos problemas que tal produto possa ter sempre transformando-os nos melhores produtos para você. O que reforça a afirmação de que grandes empresas não dão a mínima para a sociedade.

        Por outro lado, grandes corporações também são importantes para um país, pois elas além de criar um giro de capital imenso, fornecem a sociedade produtos essenciais para o cotidiano (automóveis, por exemplo). O que cabe aos consumidores é determinar o que é necessário ou não para seu dia-a-dia confrontando as publicidades que os bombardeiam com novos produtos.

Alexandre D. Motta

RA00132363

Publicidade e Propaganda MA3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com