TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética - Resumo Livro

Por:   •  27/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 5

Acadêmica: Maria

Disciplina: Ética, Sustentabilidade e Responsabilidade Social

RESENHA

Referência bibliográfica: SÁNCHEZ VÁSQUEZ, Adolfo. Ética. 33.ed. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012. 302 . p.

1. PROBLEMAS MORAIS E PROBLEMAS ÉTICOS

​A vida em sociedade traz à tona muitos questionamentos, que com base em situações já vivenciadas, podem ser interpretados de várias formas. Todos essas situações são problemas práticos, portanto, são casos que acontecem na vida real, e está presente nas relações efetivas e indivíduos ou ainda, quando se julgam certas decisões e ações dos mesmos. Esses problemas não fazem parte somente da pessoa que busca a solução, mas também da outra pessoa ou outras pessoas que serão afetadas com a decisão. As consequências podem afetar uma pessoa, um grupo social, ou até mesmo, a sociedade inteira.

​Nas diversas situações que encontramos no dia a dia, os indivíduos para solucionar os problemas precisam se apoiar seu comportamento nas normas que eles mesmo jugam ser mais apropriadas e justas de serem cumpridas. Estas normas são tidas como obrigatórias, e de acordo com elas, o indivíduo vai saber como ele deve agir. Assim, pode-se notar que o homem age moralmente e este seu comportamento traça várias características que o diferencia de outras condutas humanas. Em relação a este comportamento que é resultado de uma de uma decisão refletida, e por isso, não é espontânea e natural, as outras pessoas irão julgar de acordo com as normas estabelecidas, formulando seu juízo sobre o assunto.

​Portanto, temos de um lado atos e formas de comportamentos dos homens em relação a determinados problemas, que chamamos morais, e, do outro lado, juízos que decidem aquela situação como certo ou errado também com base na moral. De toda forma, os atos e juízos morais pressupõem certas normas que apontam o que deve ser feito.

​Na vida real, todos estão sujeitos a problemas que ninguém pode se eximir, e para resolvê-los, as pessoas fazem uso das normas, cumprem determinados atos, formulam juízos e também se apropriam de determinados argumentos ou razões para justificar a decisão adotada ou as ações tomadas.

​O comportamento efetivo faz parte de toda a vida dos indivíduos ou de grupos sociais. De fato, o comportamento humano prático-moral se encontra na sociedade desde muito tempo, e ainda, é necessário uma reflexão sobre ele. Os homens além de agir moralmente, refletem sobre o comportamento prático e fazem que isso se torne objeto da sua reflexão e de seu pensamento. E assim, tem-se a passagem do plano da prática moral para o da teoria moral. Tal passagem, que coincide com o início do pensamento filosófico, marca a entrada na análise dos problemas éticos.

​Os problemas prático-morais tratam das situações concretas, enquanto os problemas éticos são de natureza genérica, de caráter teórico, de quem investiga a moral. Ou seja, o problema do que fazer em cada situação é um problema prático-moral e não teórico ético.

​O problema da essência do ato moral remete a outro problema fundamental: o da responsabilidade. Só podemos falar de comportamento moral quando o indivíduo é responsável pelas suas ações, porém, ele pode ainda decidir fazer o que quer, o que fica notório que existem diversas alternativas, e o sujeito agirá de acordo com a decisão tomada. Por isso, o problema da liberdade da vontade é inseparável da responsabilidade.

​No campo da moral, os problemas teóricos e os problemas práticos se diferenciam, mas não estão totalmente separados. Podemos dizer que, as soluções que se dão aos primeiros não deixam de influenciar na reflexão e solução dos segundos, se tratando da própria prática moral. Contudo, os problemas propostos pela moral prática, vivida, assim como as suas soluções, fazem parte de uma reflexão, fato ao qual a teoria ética deve retornar constantemente para que não seja uma especulação estéril, mas sim a teoria de um modo efetivo, de acordo com a realidade, de comportamento do homem.

2. O CAMPO DA ÉTICA

​A função fundamental da ética é a mesma de toda teoria, ela busca explicar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes. Porém, deve-se considerar que a realidade moral se altera com o tempo, e com ela, variam os seus princípios e as suas normas. Assim, não tem como formular princípios e normas universais, sem considerar a experiência moral histórica, pois afastaria da teoria precisamente a realidade que deveria explicar. O campo da ética nem está à margem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com