TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Relações Humanas No Trabalho - Escravidão Em Pleno Século XXI

Por:   •  31/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 4

Ética e Relações Humanas no Trabalho: escravidão em pleno século XXI 

1. IntroduçãoTrabalho e escravidão: breve contextualização. Para elaborar essa etapa, oriente-se pelas seguintes questões: Podemos perceber a presença de determinadas forças atuando sobre a escravidão no trabalho desde o mundo antigo? Quais são elas? Quais comparações poderíamos fazer entre como era em diferentes épocas e como é atualmente?
Dica: As forças, mencionadas aqui, referem-se às áreas como política, economia, cultura, tecnologia etc.

A escravidão foi abolida. Ao menos no papel.

Diversos foram os povos subjugados, com atenção especial aos indígenas e os negros.

O índio, que não era tão facilmente dominado, teve como resultado, a marginalização e seu povo dizimado, praticamente, em sua totalidade.

Os negros, após árduas gerações, tiveram, finalmente, a sua sonhada “alforria”, quando se viram livres dos trabalhos forçados.

 Além da dor física, de sua total anulação de vontades próprias, de ver sua força física exaurida e os constantes abusos, inclusive sexuais.

Este “homem livre”, de repente viu-se sem um teto, sem comida, sem qualificação para o mercado de trabalho, ou seja, completamente marginalizado.

E a escravidão atual resume-se a isso: a qualificação.

Com um mercado cada vez mais exigente, destaca-se quem é melhor preparado.

Do contrário, as pessoas veem-se obrigadas a aceitar empregos irrelevantes e mal remunerados, para garantir a sua subsistência.

Exemplo disso, é o estrangeiro, fora de sua terra natal, que não possui fluência no idioma, não tem um diferencial, muitas vezes até está ilegalmente no país, não encontra outras alternativas, para garantir o básico para si e sua família.

E a situação, inicialmente provisória, estende-se por muito mais tempo que o almejado.

Antigamente, os escravos eram castigados, açoitados, violentados, insultados e assassinados cruelmente.

A violência atual é mais velada e não se limita a apenas uma etnia: diariamente somos expostos a algum tipo de escravidão: a televisão, ditando costumes, como se comportar, o que comer e vestir; horas extras na empresa, que viram Banco de Horas e quem não as faz, não “veste” a camisa da empresa, dificilmente terá benefícios, dentre muitas outras.

Apesar de sua discrição, não menos nociva: a coerção nos leva, da mesma forma, a sacrificar o nosso potencial, em troca de empregos que em nada refletem os nossos anseios e aspirações.

A comparação que podemos fazer é quanto o que deixamos de realizar voluntária e involuntariamente e que quem detém o poder, seja o aquisitivo, seja o cultural, levará os demais a realizar seus mais variados caprichos.

Como diria o escritor George Bernard Shaw, “a escravatura humana atingiu o seu ponto culminante na nossa época, sob a forma do trabalho livremente assalariado”.

2. Trabalho escravo no século XXIagentes causadores. Para elaborar essa etapa, oriente-se pelas seguintes questões: Podemos visualizar os agentes responsáveis pela escravidão no trabalho contemporâneo? Quem seriam eles? Como eles atuam?
Dica: Os agentes, mencionados aqui, referem-se aos meios de comunicação, aos governos, às corporações, à sociedade etc.

Os agentes causadores são inúmeros, com especial destaque para a tecnologia, que dominou totalmente o mercado.

Das funções mais simples, às mais complexas, poucas são as oportunidades para quem não possui o domínio básico.

Isso influencia consequentemente em seu poder aquisitivo.

Como investir mais em cultura, em aperfeiçoamento, se o que se ganha, é praticamente insuficiente para garantir o seu sustento mensal?

A Política e a Economia são outros fatores que influenciam fortemente e refletem em nossas decisões.

Com o alto índice de desemprego, sentimo-nos privilegiados de ter o nosso, não nos sentimos dispostos a arriscar uma vaga diferente.  E o número de aposentados que continuam em atividade eleva-se. A aposentadoria deixou de ser sinônimo de vida pacata e ganho garantido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com