TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século

Por:   •  4/9/2015  •  Artigo  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 5

ARTIGO

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século

Questões

1- De que forma podemos perceber que a maioria das pessoas se comporta como se a escravidão no trabalho simplesmente não existisse mais ?

Primeiramente pela falta de interesse das pessoas pelo assunto e segundo pela cultura e falta de conhecimento de achar que a escravidao so existia no passado.A escravidao existe hoje em dia porem em alguns lugares mais isolados devido ao ramos da atividade escravizadora, a forma de escravidao mais proxima que comumente estamos acostumados a ver é a exploraçao de imigrantes bolivianos,peruanos e paraguaios nas fabricas de costura/confecçao de grandes redes de lojas espalhadas pelo brasil. Sabemos que na China, India, Indonesia e outros paises da asia usa-se mão de obra barata para a produção de diversos produtos para grandes marcas conhecidas no mundo todo, muitos desses encontrados de forma analoga a escravidão.

2 - Qual a responsabilidade Governamental e das empresas do setor privado frenteà escravidão no trabalho contemporâneo ?

Cabe ao Governo, sob a responsabilidade do Ministério do Trabalho, e a todos os outros orgaos responsaveis em fiscalizar as condiçoes de trabalho de todo trabalhador e se encontradas condicoes desumanas de trabalho, que caracterize trabalho escravo ou situaçao semelhante punir os utilizadores dessa pratica conforme as leis previstas.

Já as empresas, também têm a responsabilidade de seguir as normas previstas em lei, proporcionando condiçoes de trabalho dignas e humanas aos colaboradores, caso haja desvio de conduta por conta da empresa a mesma tem que ser autuada.

3 - Como poderíamos nos tornar agentes contra a escravidão no trabalho em pleno seculo XXI ?

Já que somos conhecedores desse problema que se arrasta desde o nosso descobrimento.Deveriamos promover açoes para conscientizar a todos, em nivel mundial de que o problema ainda existe e atraves disso nos unirmos e lancarmos campanhas para mostrar aos governantes quanto as ações desenfreadas de inúmeras indústrias exploradoras de mão de obra escrava, seja ela industrial, rural, extração de madeira e afins, para que eles que deteem o poder possam tomar atitudes previstas nas leis contra essas empresas.

Introdução

Desde muito tempo o trabalho escravo acontece em vários lugares do mundo, claro que hoje com menor frequência ou menor visibilidade, com fins de exploração econômica. Homens e jovens deixam suas cidades atraídos por falsas promessas de aliciadores para trabalharem em regiões de expansão agrícola, seja por falta de conhecimento, instrução, cultura e por não terem acesso a tecnologias. Enquanto isso a Comissão de Direitos Humanos e a Organização Internacional do Trabalho batalham ou pelo menos tentam combater esse crime que no Brasil desde 1995 já foram mais de 47mil trabalhadores libertados.

A Escravidão no Século XXI e a Ética

A escravidão contemporânea no Brasil assemelha-se à servidão e tem sua face rural e urbana. No campo, geralmente os aliciadores, a serviço de fazendeiros em zonas de expansão agrícola, recrutam trabalhadores para derrubar matas nativas e semear o solo. Entre as falsas promessas estão o transporte gratuito até a fazenda, um salário digno, além de alojamento e alimentação por conta do empregador.Logo os trabalhadores deparavam com outra realidade, mal chegaram na fazenda ja decobrem q estao devendo, o adiantamento, transporte, alimentaçao e alojamento sao anotados no caderno de divida de cada trabalhador com os preços muito acima do negociado no mercao.

Muitos dos trabalhadores que queriam ir embora eram empididos e acusados de individamento pelo gato ( aliciador) e so poderiam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com