TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI.

1. INTRODUÇÃO: TRABALHO E ESCRAVIDÃO

A escravidão se resume na prática social da qual um ser humano assume direitos de propriedade sobre o outro, imposta através da força. Desde antigamente os escravos eram considerados legalmente como uma mercadoria. Seus preços eram variados de acordo com vários fatores, como as condições físicas, habilidades profissionais, a idade, a procedência, o destino. O dono ou comerciante desse escravo podia fazer o que lhe convisse, como comprar, vender, dar ou trocar seus escravos por uma dívida, sem que o mesmo pudesse exercer qualquer direito e objeção pessoal ou legal. Porém não eram em todas as sociedades que os escravos eram vistos como uma mercadoria, na Idade Antiga, alguns pertenciam ao Estado, eles que tinham poder sobre eles.

Já atualmente a escravidão existe de uma maneira diferente, podemos se dizer que mais discreta, já que é uma coisa ilegal. Há pessoas vivendo em regime de escravidão em diversos países. A escravidão está escondida em fábricas, fazendas, em casas e outros locais do qual nem desconfiamos. Situações de pobreza são uma das principais razões para qualquer tipo de exploração.

2. TRABALHO ESCRAVO NO SÉCULO XXI: AGENTES CAUSADORES

A escravidão nos dias atuais se dá muito mais por condições socioeconômicas desfavoráveis e acabam aumentando pela conivência do sistema político onde não ocorrem aplicações de leis mais severas que punam os exploradores.

Hoje esses escravos são pessoas de classe muito baixa e com pouca instrução que precisam trabalhar para garantir seu sustento, os imigrantes se tornam presas fáceis quando entram clandestinamente em algum país querendo fugir da pobreza de sua cidade de origem, e também aquelas pessoas que são traficadas geralmente atraídas por falsas promessas.

Infelizmente, a escravidão ainda continua sendo um bom negócio tanto para o crime organizado quanto para empresários e donos de terras gananciosos.

3. ESCRAVIDÃO E ÉTICA

A escravidão moderna possui um sentido metafórico, pois não é mais tratada como a compra ou venda de pessoas, essa expressão é usada para designar às relações de trabalho das quais pessoas são forçadas a executar uma atividade contra sua vontade, sob qualquer tipo de ameaças ou violências físicas e psicológicas.

Atualmente no Brasil o trabalho escravo é o resultado da soma do trabalho desprezível com a privação da liberdade. Também faz com que o trabalhador fique atrelado a uma dívida, seus documentos são retidos e em áreas rurais, geralmente ficam em locais isolados. Porém o trabalho escravo vai muito além das áreas rurais, ocorre também em áreas urbanas. No Brasil, os principais casos de escravidão urbana ocorrem em regiões metropolitanas, como em São Paulo, onde os imigrantes trabalham dezenas de horas diárias, sem folga e com salário muito baixo.

Em uma época

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com