TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Atividade de Autodesenvolvimento

Por:   •  16/3/2016  •  Abstract  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  1.151 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

NOME

Mariana Di Marco Siena

RA

5295123607

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Bruna Lecintia Carpes Souto.

Anhanguera Educacional

2015

  1. Introdução:

A empresa foi fundada por Michael Dell EM 1984, com apenas 19 anos, enquanto estudava na universidade do Texas, nos Estados Unidos da América, primeiramente denominada como PC’s Limited, e mais tarde passou a se chamar Dell nome que utiliza até hoje.

Este relatório possui como principal objetivo compreender os cenários futuros da empresa DELL em uma perspectiva de cinco anos.

Para elaboração destes cenários devem-se estabelecer limites e atividades na empresa, pois a partir daí podem ser verificadas os desvios e mudanças de conduta no meio ambiente corporativo, as diretrizes estratégicas denominadas como ferramentas que direcionam a empresa na elaboração de cenários, que possibilitará o planejamento, a implantação e o controle das atividades.

As diretrizes estratégicas das organizações são Missão, Visão e Valores.

        E as diretrizes estratégicas da empresa DELL estão alinhadas com a ética, pois existe a busca de comercializar os produtos de forma sustentável, onde as vendas ocorrem de forma correta, pois a busca pela integridade e da responsabilidade em cada ação da empresa, em relação aos seus fornecedores, colaboradores e clientes de forma constante. Buscando preservar seus valores em tudo no que faz, com objetivo de construir relações duradouras, positivas e incentivadoras e de produzir uma vantagem competitiva sustentável.

  1. Desenvolvimento:

O mundo corporativo dos próximos 5 anos, exigirá que as pessoas pensem como um consultor de negócios.

Cenário Atual: A empresa Dell vendo esta possibilidade de cenário, preza por sua imagem de empresa ética no mercado. Ela tem ciência que a sustentabilidade em suas ações será um ponto chave no futuro corporativo, para manter-se competitiva no mercado, pois seus negócios terão cada vez mais o tema responsabilidade social e ambiental presentes no ambiente corporativo.

Assim a Dell acaba de realizar uma projeção de cenários para que ela possa criar estratégias adequadas com foco na ética.

A necessidade de projeções de cenários futuros com foco na ética ocorre, pois os fatores externos como as cinco forças de Potter (ameaça de novo concorrentes, rivalidade, poder de barganha dos clientes, poder de barganha dos fornecedores e entrada de novos produtos), realizam pressões nas organizações, que deverão preparar-se para dar as respostas adequadas para as situações apresentadas ao logo dos anos.

Cenário Futuro Otimista: A empresa Dell busca desenvolver produtos e pesquisas de forma a atender a nova necessidade da sociedade onde cada vez mais se tem a escassez dos recursos e o aumento das necessidades não básicas da sociedade. Os departamentos de pesquisa, desenvolvimento de Produto possibilitarão a Dell criar produtos com energia mais sustentável com a expectativa de criar menores impactos a natureza e a sociedade. Permitindo assim a visualização de uma expectativa de construção de uma imagem mais ecológica, social, e gerando confiabilidade aos membros da sociedade que são seus clientes.

Conforme apresentado no cenário atual a empresa Dell busca avançar de forma gradativa suas ações para melhoria da sociedade no que se refere às suas necessidades para a diminuição da desigualdade. A empresa caminha nesse sentido por acredita que a ética empresarial será um fator primordial para o avanço e a sobrevivência de uma organização no futuro.

                

Cenário Futuro Pessimista: Quando falamos de ética e moral, ou seja, comportamento, pode estabelecer esses dois fatores como pilares da disciplina de ética empresarial. Nesta matéria foram estudados os conflitos do homem como um produto da cultura e ao mesmo tempo um ser biológico. Com as organizações não ocorre diferente, portanto, a empresa Dell em uma perspectiva futura terá conflito entre o aumento de suas receitas de vendas e escassez de recursos para a produção de produtos, em contra isso terá que zelar pela responsabilidade ambiental e social. Muitas vezes tendo que tomar decisões que impactara negativamente ou positivamente em suas receitas de vendas ou nos fatores que determinam à ética empresarial.         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (175.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com