TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Responsabiliddade Social

Por:   •  25/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ÉTICA E REPONSABILIDADE SOCIAL

JAIRO BRAZ SANTOS

RIO DE JANEIRO – RJ 2023

A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável  

A Agenda 2030 idealizada em setembro de 2015 pelos representantes dos 193 Estados membros da ONU representa um plano de ação para as pessoas, o planeta e o desenvolvimento cujo objetivo é fomentar a paz universal. O plano indica 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para eliminar a pobreza e promover vida digna para todos.    

        O         site         das         Nações         Unidas         Brasil         explica         cada         um         destes

objetivos: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs (Links para um site externo.)

Considerando que cresce a demanda da sociedade por uma atuação socioambiental por parte dos tomadores de decisão e do setor privado, realize uma pesquisa identificando algumas empresas que estejam focadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) mostrando suas ações.  

Reflita: como as empresas vêm contribuindo individualmente para as ODS?  

Procedimentos para elaboração do TD: 

  1. Reveja os conteúdos das Unidades 2 e 4.  
  2. Avalie com atenção os elementos que envolvem a crise ambiental e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.  

Elementos: População, Recursos naturais e poluição.

Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são: erradicação da pobreza, fome zero, saúde e bem estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia acessível e limpa, emprego digno e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, combate as alterações

climáticas, vida debaixo d’agua, vida sobre a terra, paz, justiça e instituições fortes, parcerias e meios de implementação.

  1. Realize uma pesquisa identificando como as empresas vêm contribuindo com os ODS. Apresente tais ações das empresas envolvidas.  

NATURA

Como disse o CEO da Natura, João Paulo Ferreira, no SDG Investment Forum, “Sustentabilidade não é um custo adicional, não é um pedágio, é um investimento para melhores negócios”. Por meio do Programa Amazônia, a Natura realiza uma exploração dos recursos naturais intrinsecamente ligada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.  Ao estabelecer parcerias com as comunidades locais, a empresa prioriza sistemas de produção que reduzam os impactos no ecossistema, favoreçam o desenvolvimento e a saúde da população, além da igualdade de gênero.

HAUWEI

Nos últimos rês anos, a empresa chinesa Hauwei pressionou ativamente os avanços da tecnologia digital para reduzir a desigualdade digital. Ao se conectar em seu próprio setor, a gigante da tecnologia móvel se alinhou em particular ao ODS 9: indústria, inovação e infraestrutura.

Uma de suas iniciativas, a tech4all, apoia populações desprivilegiadas, aumentando a inclusão digital de pessoas deficientes e refugiados. Como resultado, a Hauwie está definindo o padrão para empresas de tecnologia em todo o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com