TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e modos

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

                                        


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Existe hoje um ralo na economia brasileira aonde se escorre parte do dinheiro arrecadado através de imposto e de venda de nossos recursos naturais. Nessa produção textual será abordado de forma clara a corrupção dentro de ambientes de saúde em todo o território brasileiro.

Será abordado a diferença entre a ética e a moral; os modelos de gestão sendo abordado o modelo de gestão que mais se tem corrupção ultmamente; será falado sobre a economia das instituições e o estrago que a corrupção faz nas mesma afetando pessoas que necessitam de um rápido atendimento e será abordado também sobre gestão de pessoas; abordando uma forma de tentar diminuir a corrupção na instituição através de acertos na hora de contratar a equipe para realizar os procedimentos que dão vida a organização.


  1. DESENVOLVIMENTO

Ética, política e sociedade

A ética e a moral são duas coisas distintas, porém, andam de mãos dadas em uma mesma direção, ambas se referem a forma de conportamento do homem no meio da socieda. No entando, a moral é um conjuto de normas que é aprendida pela educação, pela tradição e pelo o cotidiano; já a ética ensina a forma que o homem deve se comportar no meio social, sendo esse meio de trabalho ou não.

Hoje se tem visto com muito clareza a falta de moral social e um tanto de ética dentro de um ambiente de trabalho.

A moral tem que ser colocada em primeiro lugar dentro de um local do qual você está prestando um serviço ao cliente, sendo honesto e sendo imparcial, oferecendo a todos um bom atendimento e prestação do serviço independente de quem seja essa pessoa; A ética norteia a pessoa a se comportar no meio de outras, ética não tem a ver  com inteligência ou a falta dela, mas sim com a capacidade dessa pessoa se comportar no meio de outras.

Os gestores tem visto que a longo prazo, a ética tem trazido resultados de importes vantagens competitivas e uma imagem positiva para a empresa.

Tem sido visto em materias de jornais em todo o Brasil a quantidade de corrupção envolvendo gestores de pequenas, médias e grandes empresas. Como mostrado no programa da Rede Globo “Fantástico” mostra que o diretor do Hospital do Câncer em Campo Grande-MS fechou a quimioterapia da própria unidade para que assim os pacientes procurassem unidades particulares das quais o próprio era dono. Cobrando por mais sessões de terápias do que realmente as fez. Acarretando em uma falta de verbas para outras pessoas que realmente necessitava do tratamento.

Neste exemplo citado, fica clara a improbidade administrativa da qual é o ato ilegal ou contrário aos principios básicos da administração.]

Modelo de gestão

Modelo de gestão é o gerir através de um exemplo já existente realizando apenas as modificações necessárias para a necessidade de cada organização  (FERREIRA, 2005)

É o modelo de gestão que mostra como a organização se organiza. São muitos os modelos e cada um organiza de uma forma diferente, por exemplo:

  • O modelo comportamental que é a que se preocupa bastante com a satisfação do funcionário e investindo parte de seu lucro para terem certeza de que seus colaboradores estão satisfeitos dentro da organização, porém, por outro lado, esse tipo de modelo tende a gastar parte dos seus lucros acarretando em um investimento menor em outras áreas como contratação de novos funcionários.
  • Modelo pragmático está sempre dando uma ênfase nos resultados, concretos e palpaveis. Empresas com esse modelo tendem a ter uma maior produtividade de seus colaboradores, porém, tem também uma maior rotação de funcionários.
  • Modelo contigencial é a quele que se preocupa bastante com a concorrencia. Antes era preciso se preocupar apenas com o concorrente que tinha uma loja na mesma quadra que a sua ou até na mesma cidade, mas agora com o ambiente virtual essas empresas buscam competir em ambito nacional. Exemplos dessas empresas são as que vendem eletrodomésticos. Existe um lado negativo em tudo isso que é a de que a porcentagem de lucro no produto tende a cair para que assim vença a concorrencia.

As empresas públicas tendem a ter um maior indice de corrupção porque existe uma lacuna na fiscalização dos gestores do setor. Uma empresa pública tende a ter uma centralização maior em seu gerente ou até mesmo dono da empresa que impedi consegue retrair mais a corrupção dentro da organização.

Economia

Um bom gestor dentro de uma instituição de saúde é aquele que consegue entregar um bom atendimentos aos pacientes e que consegue usar de forma correta o dinheiro a ele empregado. A corrupção em sí já traz transtorno a toda uma nação, mas dentro de uma instituição de saúde isso faz com que pessoas sofram com doenças e perda de familiares. Muitos tentam lutar contra uma doença ou algo que o impossibilita, mas quando se deparam com uma intituição corrupta, isso dende a ser ainda mais difícil e doloroso.

Um lugar corrupto acaba tirando material e mão de obra qualificada para a exerção daquele procedimento acarretando é uma fila de espera maior para os que necessitam possam receber o tratamento devido, sendo que muitos acabam agravando seus casos por causa da demora.

Gestão de pessoas

Muito tem se aprendido ao longo do tempo, no atual século é possivel ver empresas se preocupando com a satisfação do empregado junto com a qualidade do serviço fornecido. Um claro exemplo disso é que antigamente acreditava se que para ter uma maior obtenção de resultado era preciso ameaçar a vaga de emprego do trabalhador, isso acarretava em uma baixa motivação dos mesmo; depois mudaram isso oferecendo uma gratificação para quem produzise mais, ocasionando uma acomodação por parte da equipe; e hoje em dia é cobrado do funcionário com intesidade, mas também é dado uma gratificação para aqueles que se destacam em sua equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com