TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética nas Organizações

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 6

Nome:

Profº

Disciplina: Ética

Período: 4º de Administração

Passos Elizete ,Ética nas Organizações 1 Edição.São Paulo, Atlas 2009.

Ideia Principal

As empresas vem se orientando por valores de inspiração econômica e por uma utilitarista,que não visa ao bem-estar e melhor qualidade de vida na sociedade e sim ao lucro e à produção.

O autor diz que o poder decorrentes dos recursos econômicos que possuem e das relações que mantêm com instâncias privilegiadas no campo político ,por exemplo,e levando-se em conta que a sociedade brasileira ,apesar dos grandes avanços que tem conquistado, convive com uma das piores distribuições de renda,com problemas ambientais,com a pobreza,com péssimas condições de trabalho,alta competividade e sem encontrar as soluções que se fazem necessárias para enfrentá-los, importa saber o que elas têm feito ou devem fazer visando modificar esse quadro e tornarem-se instituições.

Visando discutir essas questões e defenderá que uma empresa ética é aquela que valoriza o ser humano, que age de forma responsável, equilibrando seus interesses econômicos com os sociais.

Um descompasso entre o aumento dos recursos, o avanço da técnica e os benefícios proporcionados ao ser humano, ou seja, entre a geração e a distribuição dos recursos .Tanto as pessoas físicas quanto as empresa eximem-se dela por acharem que já fizeram sua parte ao pagarem sua quota de impostos ,sentindo –se desobrigado de investirem no social.

A falta de sintonia entre o crescimento humano e o cientifico e tecnológico tem acirrando muitos problemas : dificultando as relações entre as pessoas,impedido que se conheça melhor o ser humano , estabelecido uma relação incorreta com o meio ambiente, enfim aceitado a escravização pela máquina

Os princípios e critérios orientadores da sociedade capitalista e que vêm conduzindo as ações empresarias,como dissemos,apoiam em valores que não priorizam o ser humano e sim a técnica, a produção e o lucro. Atitudes que vão de encontro à tradição humanista, que opta por ações que sejam necessárias ao crescimento do ser humano ,em seus aspectos material ,emocional e espiritual.

Diferente do que vem sendo posto em pratica, as empresas éticas devem estimular e oportunizar o advento da consciência crítica de seus trabalhadores, clientes e parceiros , e não impor que eles aceitem o que eles aceitem o que lhes é apresentado.É um ato humano e ético não aceitar verdades prontas, de forma imposta, mas aquelas que a consciência crítica aponta como aceitáveis. É o ser humano quem deve decidir em que acreditar.¬¬¬¬¬¬

As organizações éticas buscam, na prática ,ser honestas , justas e democráticas, por uma questão de princípio e não de conveniência, muito embora esse tipo de agir lhes traga também sucesso e reconhecimento. Sua forma de ser inspira a confiança e a credibilidade dos indivíduos com quem se relacionam e assim, seu empenho e lealdade.

Numa empresa ética todos devem ter o direito de falar, de expor suas ideias, de defender seus princípios, e devem ser aceitos os argumentos que forem mais convincentes e não os provenientes de quem tenha mais poder e ocupe posições hierárquicas superiores.

Sem dúvida é impossível falar em empresa ética sem que haja mudanças de base quanto ao significado que tem sido dado ao próprio trabalho.Ele precisa expandir –se daquele concedido pelo capitalismo em que seu fim era apenas a produção,visando ao lucro e ao aumento da riqueza para sua dimensão social e com implicações éticas.

Manter os seres humanos nessa condição não é uma atitude permitida a uma empresa ética ; elas precisam não apenas treinar seus colaboradores, mas procurar conquista-los. Não se satisfazer com seu desempenho, mas ajudá-la a se realizar como pessoas ; contribuir para que eles possam fazer de seu trabalho um meio para sua emancipação,incluindo aí a consciência de seu valor e sua identificação com o que produziram, pois eles são o espelho e a realização do ser humano.

Visa muito o trabalho deve ser uma fonte de crescimento da empresa, assim como de realização humana.

O que so será possível se ele pressupor a consciência e a liberdade, o que contrariamente vem sendo evitado pelos chefes e donos de empresas,que as veem como fontes de conflito desordens e perdas econômicas.

Com isso procuram negar o significado subjetivo do trabalho , o envolvimento emocional dos individuos com aquilo a que se dedicam.Contudo, é inegável que os seres humanos precisam gostar do que fazem para fazerem bem ,pois sem prazer serão insatisfeitos e infelizes, ainda que disciplinadas e mecanicamente produtivas.

O autor relata muito sobre comportamentos e ética dentro das empresas que não adianta o individuo trabalhar infeliz sem disciplinas visando aquilo só por passa tempo e não como um bem para seu conhecimento para o mercado de trabalho.

Conforme Passos nesse texto ele relatou as empresas visando seus meios de ética profissional

As pessoas querem continuar ser diferenciadas dentro da empresa muitas vezes ,pensam que não vale a pena desempenhar seu trabalho ,buscar o diferencial pois nas maiorias das empresas hoje ele buscar o potencial dos seus colaboradores, e melhorando o fluxo de funcionamento para visar o trabalho oferecido para seus clientes.

Fundamentos do texto

Como Chanlat(1992,p.69), “a vida nas organizações e mais comumente as relações sociais que ai repousam sobre valores.”São eles que definem os rumos da organização e suas regras de conduta.

Srour (2000) enfatiza que “a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com