TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética nas Organizações

Por:   •  1/6/2016  •  Artigo  •  5.180 Palavras (21 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA PROFISSIONAL NAS ORGANIZAÇÕES

Campo Grande - MS

2016


[pic 3]

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA PROFISSIONAL NAS ORGANIZAÇÕES

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado, como exigência parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Recursos Humanos, no Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande – Unidade I, sob a orientação da Prof. Dr. Cristiano Pereira da Silva.

Campo Grande -MS

2016


AGRADECIMENTOS  [pic 4]

Agradecemos a Deus, por nos dar força para sermos perseverantes a fim de lutarmos e de alcançarmos nossos objetivos.

Agradecemos também ao Professor Cristiano da Silva por compartilhar sua experiência e por nos orientar com dedicação e entusiasmo na condução deste trabalho.

Obrigadas às nossas famílias e nossos amigos que sempre torceram pelo nosso sucesso.

Aos nossos amigos, agradecemos o apoio incondicional e a compreensão em tantos momentos, principalmente nos momentos de ausência.

A todas as pessoas que nos auxiliaram na elaboração e finalização da tese, as quais não citamos para não sermos injustas: obrigadas de coração.


RESUMO: [pic 5]

O presente estudo tratará sobre a importância das Éticas nas Organizações. Nesse sentido, cabe destacar que ser ético, atualmente, dentro das organizações é o que realmente fortalece os pilares de uma empresa. Afinal, possuir esse perfil é um sinal de respeito para com outro, já que a ética faz parte do bom andamento profissional. Além disso, ela é composta pelos atos de ter atitudes que não prejudiquem os outros, que não quebrem acordos, que não contrariem o que se considera certo e justo. Nesse aspecto, o indivíduo pode possuir muito autoconhecimento, ser altamente empático, assertivo e cordial, mas, se não conduzir por meio da ética, não conseguirá manter relacionamentos equilibrados. Inclusive, cabe ressaltar que a todo momento ele estará cercado de pessoas, seja no trabalho com seus colegas, em casa com sua família ou até mesmo em seu círculo de amigos. Como se sabe, os seres humanos são seres sociáveis e, por isso, é essencial que saibam manter estas conexões de forma positiva e permanente. Ademais, hoje em dia, eles devem lidar com pessoas o tempo todo – e isso não é uma tarefa fácil. E é nesse momento que a ética ganha destaque. Ela envolve uma complexidade enorme de princípios e significados, além disso está ligada à responsabilidade e à moralidade, peças fundamentais para o bem-estar e convívio comum entre os indivíduos. Compartilhar os pensamentos, ouvir as opiniões dos outros membros, ainda que por muitas vezes não se queira ouvir o outro; são atitudes que revelam o diferencial de sucesso entre as organizações, resumida numa expressão: Relacionamento Interpessoal. As pessoas precisam de uma certa dose de verdade, de bondade, de respeito, a fim de criar um espírito de equipe mais forte e novas formas de lealdade. Por isso, nas organizações, o relacionamento interpessoal é de extrema importância. Principalmente quando este é positivo e contribui para um bom ambiente dentro da empresa, o que pode resultar em um aumento de produtividade. Contudo, deve-se ressaltar que os conflitos ainda assim podem acontecer em qualquer circunstância, principalmente no ambiente coorporativo. Por isso, é importante que quando surjam os conflitos e as diferenças, o indivíduo haja com cautela e sabedoria para, dessa forma, alcançar um ambiente mais harmonioso para se trabalhar.

Palavra-chave: Ética. Recursos Humanos. Relacionamento Interpessoal. Autoconhecimento e Assertividade. Organizações.


SUMÁRIO.[pic 6]

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................... 05

2. OBJETIVOS.......................................................................................................... 09

3. JUSTIFICATIVA.....................................................................................................10

4. REVISÃO DE LITERATURA .................................................................................13

5. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................17

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................18

7. REFERÊNCIAS ....................................................................................................19


1. INTRODUÇÃO:

 

Em pleno século XXI, nas organizações, a ética é parte fundamental para o desenvolvimento e crescimento dos colaboradores no seu ambiente de trabalho. Tanto que os relacionamentos, os quais o indivíduo cultiva em sua vida, são diferenciados por dois motivos: o primeiro é que ele não escolhe seus colegas, chefes, clientes ou parceiros; o outro é que, independentemente do grau de afinidade que ele possui com as pessoas no ambiente corporativo, precisa se relacionar bem com estas para realizarem suas atividades juntos. (ASHLEY, 2002).

Inclusive, segundo Carrigan & Attala (2001), possuir uma conduta ética é o mínimo que cada colaborador deve ter dentro da organização. Tanto que, para alguns, os conceitos de ética e responsabilidade social estreitavam-se numa atuação das empresas dentro dos limites da lei e das regras de mercado.

Nesse aspecto, segundo Pires (2016), devido a existência de um público consumidor cada vez mais exigente, não basta apenas auferir a qualidade em seus produtos ou serviços para que uma empresa consiga credibilidade no mercado, é preciso oferecer outros itens, dentre eles a ética e valores morais. Devido a isso, tal projeto tem como foco discutir a importância da ética dentro das organizações e revelar a importância de sua contribuição para a reflexão das práticas administrativas atuais.

Por isso, deve-se destacar que a ética, como ciência dos costumes ou dos atos humanos, é uma questão de sobrevivência em organizações submetidas a pressões constantes. Nesse sentido, as empresas, cautelosas quanto a ética, convertem suas preocupações em práticas efetivas, competindo com mais sucesso e obtendo não apenas a satisfação e motivação dos profissionais, mas resultados compensadores em seus negócios (GOUVÊA, 2002).

Nesse sentido, a sobrevivência e a evolução das empresas estão ligadas cada vez mais à sua capacidade de adotar e aperfeiçoar condutas marcadas pela seriedade, humildade, justiça e preservação da integridade e dos direitos das pessoas. Inclusive porque o corpo social contemporâneo está em busca de resgatar comportamentos que viabilizem o aperfeiçoamento de relações éticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)   pdf (243.5 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com