TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética nas Organizações

Por:   •  5/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.758 Palavras (12 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 12

Índice

Resumo        1

Introdução        1

Objetivos        2

Gerais        2

Específicos        2

Metodologia        2

Conceitos básicos        3

1.        Uma Abordagem sobre a Ética        4

2.        Ética Organizacional        5

2.1.        Comportamento ético nas organizações        5

2.2.1.        A importância da conduta ética no ambiente de trabalho        6

2.3.        Conflitos nas Organizações        7

3.        A Cultura Organizacional        7

4.        Perfil ético das organizações        8

5.        Conclusão        10

6.        Referências bibliográficas        11


Resumo

Hoje em dia, visão que se tem da ética dentro da organização está relacionada ao conjunto de princípios morais e pessoas que ela tem com os seus trabalhadores, a ética é entendida como um sistema de práticas ou princípios que definem o que é certo ou errado. O agir com ética significa agir de acordo com determinadas regras, porem verifica-se que as organizações criam e divulgam regras ou até mesmo códigos de ética mas não os cumprem. Esse trabalho tem como objectivo discutir em torno da ética organizacional, os seus costumes, suas características e o seu perfil dentro das organizações. As práticas empresarias éticas origina-se em culturas organizacionais éticas no que diz respeito ao comportamento, mas, para estimular esse comportamento ético torna-se prioritário desenvolver a sua própria cultura organizacional que possibilite ligar padrões éticos com as práticas empresarias.

Palavras-chave: Ética, ética organizacional, organização, comportamento organizacional, cultura organizacional.

Introdução  

A ética está presente no nosso dia-a-dia porque está relacionada ao entendimento dos actos, dos valores, comportamentos, normas e atitudes. Numa organização a ética, não pode ser vista simplesmente como uma estratégia empresarial, mas sim como uma atitude que a organização tem estabelecido, pelas suas acções organizacionais a serem aplicadas nos relacionamentos com o público e entre si. É nesta abordagem que o presente trabalho tem como enfoque o posicionamento de uma organização ética, ou seja, como deve ser uma organização ética. Não há dúvidas de que ética é uma das soluções possíveis para elevação da sociedade e também do ambiente de trabalho. No entanto, para uma melhoria é necessário a mudanças de pensamento, de comportamento, o que aqui se pretende é apresentar abordagens éticas, ética organizacional e ainda do seu perfil.

Objetivos

Gerais

  • Compreender o significado da ética nas organizações e o seu perfil ético analisando como deve ser uma organização ética.

Específicos

  • Identificar o perfil ético que uma organização deve ter;
  • Descrever as condutas e os comportamentos de uma organização ética.

Metodologia

Para a realização desse trabalho recorreu-se ao método de investigação com base nos nas referências bibliográficas, com o intuito de trazer as ideias dos autores acerca da ética organizacional.


Conceitos básicos

Ética

Define-se também como “um conjunto de referências, princípios e disposições voltados para a ação, para balizar as ações humanas entre o supostamente correto e o incorreto, o supostamente bom e o mau, o supostamente justo e o injusto” (CASALI, p. 53, 2008,)

Ética organizacional

Segundo Moreira (1999, p. 28), é definida como o comportamento da empresa, quando ela age em conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade.

Organização

Conjunto de pessoas que trabalham de forma coordenada para atingir uma determinada finalidade, tem como características a impessoalidade, a hierarquia, a dimensão, os objectivos, eficiências, trabalho e controlo. (GASPAR, p. 153, 2014)

Cultura organizacional

Conjunto de valores e práticas definidos e desenvolvidos pela organização que a identifica e a torna única e com base nos quais é socialmente construído um sistema de crenças normas e expectativas que moldam o pensamento e comportamento dos indivíduos. (GASPAR, p. 152, 2014)

Comportamento organizacional

Área cientifica multidisciplinar interessada no estudo do comportamento dos indivíduos nas organizações, bem como a estrutura e comportamento das próprias organizações. (GASPAR, p. 44, 2014)

Desenvolvimento

É um instrumento de gestão provedor de aprendizagem e promoção de oportunidades de crescimento e desenvolvimento individual e organizacional através de intervenções das acções de formação, planificação, implementação, monitoria e avaliação de programas formativos. (CAIXOTE 2014, 210)

  1. Uma Abordagem sobre a Ética

A ética confere um direcionamento ao modo de agir humano, ela não é uma exigência, pelo contrário, o homem é livre para fazer suas escolhas a partir de princípios que regem as normas de conduta sobre tudo social com o seu modo de agir. A ética proporciona as razões para determinadas escolhas, exigindo uma reflexão a respeito dos princípios fundamentais que criticam ou explicam o agir humano.

Pode-se dizer que a ética “é um conjunto de normas, princípios e razões que um sujeito compreendeu e estabeleceu como diretriz de sua conduta” (CLAVO, 2008, p. 120). Para Matos (2008, p. 28), a ética é “a ciência do bem comum. Implica preservar a dignidade humana, a liberdade, a igualdade de oportunidades, o respeito aos direitos humanos. ”

Contudo a ética remete à reflexão sobre o modo de agir de cada indivíduo, por que este deve adotar uma determinada postura numa determinada ocasião, como por exemplo na empresa, ele precisa estabelecer princípios éticos que vão de acordo com os princípios éticos daquela organização, e se o homem deve agir eticamente e as organizações são formadas por pessoas, ao buscar a credibilidade empresarial é vital que as organizações adotarem uma postura baseada em princípios éticos, em harmonia com os interesses dos vários públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (179.8 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com