TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética, vc ten ?

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

  1. Introdução


Este trabalho tem como finalidade proporcionar uma reflexão dos conceitos relacionados à estrutura de gestão organizacional, enfatizando seus processos desde sua inauguração até os dias de hoje.


A Empresa estudada será a Petróleo Brasil S/A, mais conhecida pelo seu nome fantasia de Petrobras, que nos permite uma análise sistêmica de sua estrutura e contexto organizacional. 


A sua história e fatos relevantes será feito uma análise da organização de acordo com o que foi apresentado pelas mídias jornalísticas, utilizando-se de materiais de apoio para a pesquisa o próprio site da empresa, além de sites de pesquisa ,baseado na sua grande historia. 

Em um de seus artigos Sofia Esteves diz que é comum que profissionais tomem suas decisões de carreira baseados apenas em contingências externas.

Entretanto, estas contingências mudam e, se cada um não levar em consideração seus próprios valores, crenças e objetivos de vida antes de fazer suas escolhas, possivelmente ocorrerão insatisfações durante sua trajetória.


Com a soma dos valores e crenças dos funcionários de uma empresa é criada a cultura organizacional.

 A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos   através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os  membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. (MAXIMILIANO, 1986, p.59)

 

A cultura organizacional de uma empresa pode ser fator determinante em tomada de decisões.



2. Justificar por que a escolha desse conjunto de crenças e valores não é alinhada à corporação em questão.

Embasado nos últimos acontecimentos onde a empresa foi alvo de inúmeras denuncias de corrupção lavagem e desvio de dinheiro. O esquema envolvia vários funcionários da empresa, políticos e algumas empresas parceiras. As denuncias foram comprovadas e alguns políticos e funcionários foram condenados a prisão. Diante destes fatos ficou evidente que o conjunto de crenças e valores passaram longe a corporação.

  1. Expor possíveis implicações éticas do profissional que apresenta as crenças e os valores não alinhados aos da empresa.


Foi descoberto pelos investigadores que um grupo de 16 empreiteiras distribuíam entre si contratos na Petrobras, mediante o pagamento de propina e desvio de dinheiro público, que era repassado a partidos políticos.

Dessa forma as empresas ganhavam vantagem competitiva em relação a outras empresas que não participavam do esquema. Em contrapartida partidos políticos ganhavam dinheiro para investir em campanhas eleitorais milionárias.

4. Expor possíveis impactos nos resultados da empresa quando seu colaborador não compartilha das mesmas crenças e valores.

Dois dos valores da Petrobrás são Ética e Transparência. Duas coisas que faltou na empresa nos últimos anos. As decisões não foram éticas e muito menos transparentes. O Resultado disso são funcionários sem ética seguindo suas próprias regras e valores com decisões condizentes o que empresa prega e busca como por exemplo desvio de dinheiro e corrupção.


5. Expor possíveis impactos no desempenho do colaborador quando ele não compartilha das mesmas crenças e valores da empresa.


Quando o funcionário não compartilha dos mesmos valores e crenças da empresa ele nunca entenderá a razão de existir da empresa, A missão e a visão da empresa serão somente frases bonitas em um quadro na empresa. O Colaborador não terá satisfação e nem motivação para trabalhar nos tempos de crise. Com isso o resultado será cada vez pior.


6. Considerações finais.

No site da Petrobrás temos um trecho onde se fala sobre Ética e transparência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (748.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com