TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÊNFASE NAS TAREFAS – TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO – PROFESSORA DENISE

CAPÍTULO 3 – ÊNFASE NAS TAREFAS – TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA   

Ênfase nas tarefas é a abordagem típica da Escola da Administração Científica, por causa da tentativa de aplicação de métodos da ciência aos problemas da administração. Teve seu início no começo do século XX pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor , fundador da moderna TGA, organização do trabalho.

A ÊNFASE NAS TAREFAS: Taylor enfatiza "A aceleração do trabalho só pode ser obtida por meio da padronização obrigatória dos métodos, da adoção obrigatória de instrumentos e das condições de trabalho e cooperação obrigatórias. E essa atribuição de impor padrões e forçar a cooperação compete exclusivamente à gerência". Gerente este que deveria se basear em princípios da administração científica:

-        Princípio do Planejamento – planejar os métodos.

-        Princípio do Preparo – preparar e treinar.

-        Princípio da Execução – distribuir as atribuições.

-        Princípio do Controle – controlar o trabalho

-        Princípio da Exceção – corrigir e garantir.

A ênfase nas tarefas no nível do operário representa o primeiro enfoque administrativo. Foi o primeiro passo da TGA.

-        A PRODUÇÃO EM MASSA: linha de montagem na qual o operário executa tarefas simples e repetitivas ao longo de sua jornada diária de trabalho é um exemplo típico. Uma verdadeira revolução nos processos produtivos das indústrias, inclusive melhores salários.

-        MECANICISMO DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA: restringiu-se às tarefas e aos fatores diretamente relacionados com o cargo e a função do operário. Embora a organização seja constituída de pessoas, deu-se pouca atenção ao elemento humano e concebeu-se a organização como uma máquina: assim como construímos uma máquina como um conjunto de peças e especificações, também construímos uma organização de acordo com um projeto.

-        Daí a denominação "teoria da máquina" dada à Administração Científica.

-        HOMO ECONOMICUS: o fato de supor que o empregado age motivado por interesses salariais e materiais, mas sem levar em consideração outros fatores motivacionais importantes, foi, sem dúvida, outro aspecto mecanicista típico dessa teoria. De um modo geral, a abordagem dos engenheiros americanos concebeu a organização dentro de um sentido mecânico e o emprego de técnicas mecanicistas passou a representar a desumanização do trabalho industrial.

-        PADRONIZAÇÃO: na busca da eficiência, a Administração Científica preconizava a especialização do operário por meio da divisão e da subdivisão de toda operação em seus elementos constitutivos. Alcança-se uma respeitável padronização e simplificação no desempenho dos operários, aumentando significativamente a eficiência operacional e a redução dos custos de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (73.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com