TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Concepção de Tarefa, Pré-Tarefa e Trabalho na teoria de Pichon-Rivière

Por:   •  20/4/2020  •  Resenha  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 3

A Concepção de Tarefa, Pré-Tarefa e Trabalho na teoria de Pichon-Rivière.

De acordo com a perspectiva de Pichon-Rivière, não é fácil distinguir tarefa de trabalho, já que essas duas noções ocupam um lugar fundamental nesse quadro conceitual. A tarefa é o encaminhamento de um grupo ou de um sujeito em direção a seus objetivos; ela é, ao mesmo tempo, uma práxis e uma trajetória. O trabalho, assim como a tarefa, é também uma atividade que permite organizar as subjetividades individuais e coletivas, mas as duas noções comportam entre si diferenças importantes.

Tarefa

A tarefa é a marcha do grupo em direção ao seu objetivo, é um fazer-se e um fazer dialético em direção a uma finalidade, é uma práxis e uma trajetória (Pichon-Rivière, 1999). Ela é o elemento essencial do processo grupal. A tarefa não está centrada nos indivíduos nem na totalidade do grupo, mas na relação que os membros do grupo mantêm com a tarefa. Há tarefas estabelecidas e estipuladas, mas, à medida que se envolvem em suas tarefas, os sujeitos descobrem sentidos imprevisíveis e em parte imperceptíveis, já que estes só se revelam com a imersão na tarefa. Os sujeitos passam a conhecer certos aspectos do outro que, anteriormente eram despercebidos.

O percurso de algumas tarefas pode ser mais ou menos linear. Mas, em geral, é do tipo recursivo, com avanços e retrocessos, em ziguezague, com momentos caóticos, com caráter multidirecional, essencialmente crítico e dialético.

No decorrer da tarefa podem surgir obstáculos que costumam ser persistentes. Um desses obstáculos seria a resistência à mudança, inerentes à complexidade da tarefa.

Portanto, é correto afirmar que a tarefa supõe um trajeto dialético que implica os sujeitos individuais e coletivos em um percurso que vai desde necessidades prioritárias até objetivos específicos. A tarefa supõe a passagem por múltiplas contradições, simultâneas e sucessivas, e sua resolução. Trata-se de uma práxis complexa e multidimensional.

Quando se analisa um grupo social, é preciso considerar pelo menos os seguintes aspectos:

1. os processos de comunicação (ruído e mal-entendido);

2. as possibilidades de cooperação e a sabotagem;

3. as necessidades e motivações em jogo;

4. os segredos grupais;

5. os medos.

De acordo com Pichon, tarefa significa momento de encontro e processo construtivo. E também processo e práxis, através da qual os sujeitos se objetivam e produzem. Na tarefa, e pela tarefa, os sujeitos tomam em mãos um objeto problemático, fazem descobertas e se descobrem, ultrapassando obstáculos.

Trabalho

A noção de trabalho refere-se a um aspecto determinante da organização social, em seu conjunto. Embora o conceito de trabalho possa ser utilizado pela pela psicologia social ou pela ciência política, as implicações mais determinantes dessa noção são abordadas principalmente pela antropologia, pela sociologia e, muitas vezes de modo reducionista, pela economia.

A tarefa remete a uma atividade baseada na satisfação de necessidades humanas. O trabalho, ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com