TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Тecnologo em gestão derecursos humanos - PCPA

Por:   •  6/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

...............................................................................................................................

TECNOLOGO EM GESTÃO DERECURSOS HUMANOS - PCPA

KAROLYNE MARIA DA SILVA LIMA - 205982011

PORTFÓLIO 01

...............................................................................................................................

Guarulhos

2018

KAROLYNE MARIA DA SILVA LIMA

PORTFÓLIO 01

Trabalho apresentado ao Curso Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário ENIAC para a disciplina Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas

Prof. Silvia Aparecida Raimundo Ferreira

Guarulhos

2018

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

1) Faça uma explanação sobre as três variáveis básicas da negociação: tempo, poder e informação.

O Poder pode ser visto como uma forma de força ou domínio, mas não, esta é uma condição, que pode ser momentânea ou não, dependendo do contexto de negociação. O poder refere-se à capacidade de fazer com que os outros façam alguma coisa diferente do que faria.

O Tempo é essencial para as negociações, se o tempo está ao seu lado, é possível dizer que você tem uma vantagem, há algumas ocasiões em que o tempo é limitado, e acaba atrapalhando no processo de negociação, por isso devemos nos programar para não passar dos prazos.

A Informação, quanto maior e melhor for a qualidade de informações que obtivermos sobre a outra parte, tudo que estiver a envolver na negociação, mais preparados estaremos para negociar.

As três variáveis básicas da negociação devem fazer parte de nosso processo, são importantes na tomada de decisão e de negociação, são alternativas para atingir os objetivos, com resultados desejados.

2) Faça uma explanação sobre negociações coletivas e sua importância envolvendo tanto empregados como empregadores.

As negociações coletivas são conhecidas como tudo que é feito entre as entidades representativas dos empregados e dos empregadores. Com a intenção de determinar as condições de trabalhos para cada categoria envolvida, gerando uma igualdade de condição aos trabalhadores, a negociação coletiva gera uma rapidez na solução dos conflitos, são importantes na formação das regras  para melhoria nas relações de trabalho.

3) Por que a negociação e a administração se encontram interligadas? Explane e exemplfique.

 As duas consistem no meio de vida do administrador. A administração não possui recursos para a teoria e a prática da negociação. A negociação é parte vital da atividade do administrador. A negociação é uma competência essencial requerida na atuação profissional do administrador, pois lida diretamente com dois públicos muito diferentes: o interno e o externo. Então se faz necessário o conhecimento de técnicas, estratégias, táticas e comportamentos negociais, pois o administrador se depara diariamente com diferentes conflitos organizacionais internos, ou seja, entre os interesses dos colaboradores e as exigências das organizações e externos, que se pode destacar entre organização e os clientes, fornecedores, reguladores, governo etc.

4) Explique cada uma das compreensões compartilhadas.

Consenso: Concordância à total coincidência das visões, de necessidades e de desejos de diversos indivíduos, é um conceito que descreve o tipo de acordo produzido por consentimento entre todos os membros de um grupo ou entre vários grupos. O consenso se diferencia de uma maioria, pois neste caso, há também uma minoria que discorda, enquanto no consenso, por definição, não há discordâncias.

Acomodação: um termo que pode ser usado de diversas maneiras. O seu significado alude ao processo e ao resultado de acomodar: localizar/instalar algo de forma a poder ser adaptado ou ajustado a outra coisa. Também se dá o nome de acomodação àquilo que se leva a cabo para que alguém ou algo se possa adaptar ao ambiente e instalar-se, seja temporariamente ou de forma permanente.

Tolerância: Entre visões fortemente divergentes ou mesmo irreconciliáveis é, com certa frequência usada construtivamente para, numa relação tensa, criar uma tensão positiva  que permita procurar maneiras diversas de procederA tolerância, é um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moralculturalcivil ou física. De acordo com o ponto de vista da sociedade, a tolerância é a capacidade das pessoas ou grupos sociais de aceitar outras pessoas ou grupo sociais, que tem atitudes diferentes das suas seja entre grupos sociais ou pessoas. A tolerância, é uma garantia de aceitação de diferenças sociais e a liberdade de expressão. Tolerar algo ou alguém é permitir que algo siga em frente, mesmo que a pessoa não aceite ou concorde com tal valor, pois é dado o respeito de discordar.

5) Explique e exemplifique “convenção coletiva de trabalho”.

Convenção coletiva de trabalho, é uma ação jurídica  entre sindicatos de empregadores e de empregados para o estabelecimento de acordos ou regras nas relações de trabalho em todo o campo das respectivas categorias, é um importante instrumento garantido às classes de trabalhadores do país e funciona como uma ferramenta para que pequenos sindicatos e grupos de trabalhadores que não teriam a expressividade necessária para estabelecer suas demandas consigam ter voz ativa em negociações patronais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (165.4 Kb)   docx (198.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com