TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alvenaria Estrutural

Por:   •  18/12/2023  •  Projeto de pesquisa  •  3.387 Palavras (14 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 14

Projeto Alvenaria estrutural e sua aplicação na construção civil

Resumo

Na construção civil há várias formas de realização de uma obra, contando com as altas tecnologias que o mercado possibilita hoje em dia. Entretanto, nem todas essas formas são utilizadas de forma certa, sendo assim dando origem grandes acidentes, várias vezes por causa de carência de profissionais qualificados. O objetivo desse trabalho é mostrar todo o método de uma inovação técnica da construção, a alvenaria estrutural apesar de ser um sistema mais antigo da construção, só agora que deu avanço no mercado, porque é uma forma mais rápida e fácil de construir. Essa forma consiste na montagem de blocos de concreto, cerâmica e ou sílica calcário. Onde as paredes são estruturais que suporta a própria carga, más, é um sistema que necessita ser aplicado com precaução, porque as paredes não podem ser retiradas depois da construção. O método de aplicação nesse trabalho é através do resultado de pesquisas bibliográficas incluindo o conjunto da formação da alvenaria estrutural, a contar da sua existência até os dias de hoje. No entanto o tema referido mostra as vantagens e desvantagens que uma construção pode apresentar nesse nível. Também os tipos de alvenaria estrutural, os elementos (família de blocos) que fazem parte dessa formação da estrutura. A diferença que existe entre essa forma e o método convencional normalmente é o método mais usado pelo povo. Incluindo a importância da economia deste meio. Os conceitos e definições dos materiais utilizados, principalmente as serventias que cada um mostra de acordo com o seu desempenho na estrutura.

Introdução

A alvenaria estrutural (AE) é um sistema construtivo que são usados atualmente em grandes e pequenas construções. Embora o sistema já existia há muitos anos. É uma forma de construção diferente de construção convencional.

A alvenaria estrutural, também é conhecido como alvenaria/ parede, no entanto exige um planeamento e profissionais qualificados. Porque essa forma de construção tem como a função estrutural em um projeto, é fundamental para a sua estabilidade. Trabalha como 2 em 1, unindo as funções de estrutura e vedação em sistema única e organizada, que usa as medidas padrões de componentes construtivos, a saber, bloco de concreto e cerâmico, aumentando os elementos compensadores para melhor modulação. Planejado preliminarmente e organizado para encaixe das peças de modo alternada, e é instalado simultaneamente todos os sistemas elétricos e hidráulicos. No momento adequado e planejado, a alvenaria estrutural necessita ser apto para carregar todas as cargas; do peso próprio, das lajes e da cobertura. Também é resistente as intempéries externas, como ventos e chuvas (HOMETEKA, 2014).

Segundo Hendry (2002), a alvenaria estrutural começou a ser tratada como uma tecnologia de construção civil entorno do século XVII quando os princípios de estatísticas se realizaram uma averiguação de estabilidade. Apesar de que na época entre os séculos 19 e 20 tinham feito os testes de resistência dos componentes da alvenaria estrutural em muito países, até agora elaboravam um projeto de alvenaria estrutural de acordo com as formas empíricas dos cálculos, mostram grandes limitações.

A alvenaria tem boas características de durabilidade, ética e desempenho térmico e acústico. No momento em que a execução de um processo feito, planejado, calculado de acordo com as normas convenientes, a alvenaria estrutural mostra redução das técnicas de execução, mais rápido de executar, redução de mão-de-obra mais barata, redução de formas, escoras e armaduras; mais económico na aplicação dos revestimentos, redução dos desperdícios e funciona com segurança...FONTE:(UFRGS, 2018).

Todas as ações desenvolvidas aqui estão retratadas de maneira sucinta, na qual estão sendo considerados todos os pontos significativos e relativos a alvenaria estrutural, nessa ocasião, os tipos de alvenaria estrutural, todos os materiais usados, as principais precauções que pode ter na execução de uma obra desse tipo e seus estados fundamentais para execução de uma construção.

Objetivo Geral

Entender de que maneira a alvenaria estrutural coopera na construção civil e averiguar a função de cada componente desse elemento, na execução desse tipo de construção.

Objetivos Específicos

  • Avaliação do sistema da tecnologia aplicada na alvenaria estrutural
  • Salientar a importância da Alvenaria Estrutural na economia
  • Descrever vantagens e desvantagens.
  • Classificar os tipos de materiais.

Metodologia

O resumo desse trabalho é baseado no estudo descritivo da Alvenaria Estrutural, através de sondagem e pesquisas bibliográficas encontradas nós livros, sites e artigos ligados ao trabalho. O presente trabalho é feito com intuito de direcionar os leitores, os principais tópicos citados nos objetivos específicos. Através das normas da ABNT. Os dados foram alcançados através de outros trabalhos científicos. A pesquisa prossegue primeiro com a história de alvenaria estrutural, apresentação de conceitos, a importância do sistema na economia, os tipos de AE, e suas técnicas construtivas, discussão e a conclusão.

História da Alvenaria Estrutural

Segundo Antunes (2004), a alvenaria estrutural já existia a partir das primeiras civilizações, onde procurava a forma de organizar as perdas e montar paredes. Hoje em dia o sistema construtivo engloba os cálculos específicos, os blocos têm dimensões certas ae modulares e qualidade está garantido. No Brasil, a alvenaria estrutural atualmente ganha um novo olhar, investimentos em materiais e normas atualizadas. Essa nova mudança desconstruído velhos preconceitos e, inclusive dá um novo campo de utilização ao sistema. Até nós meados de 80, a alvenaria estrutural era similar a construção popular, resultando o aumento de conjuntos construídos dessa forma. A mudança drástica por esse sistema de edificações altas e de médio padrão, durante os anos 90, gera o grande investimento em tecnologia e, aos poucos, consolidou-se como uma opção de construção fundamental e atraente. As construtoras desses edifícios de classe média, onde optaram por esse tipo de construção (alvenaria estrutural), maravilharam-se facilmente com esse sistema, conta Cláudio Puga, colunista estrutural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (598.2 Kb)   docx (698.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com