TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antiga Fabrica de Tecido Ernesto Deocleciano - Sobral

Por:   •  16/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  2.407 Visualizações

Página 1 de 3

Fato Histórico

O terreno traz uma grande bagagem histórica, pois lá foi instalada a fábrica de tecido, que dar início a “Era da Industrialização” na Cidade de Sobral, a cidade deixa de ser uma pacata vila povoada por pecuaristas e pequenos comerciantes para transformar-se em polo comercial e industrial, impulsionada pela chegada da ferrovia e intensas atividades culturais.

A 14 de julho de 1895, o comerciante nascido em Aracati, residente em Sobral, Ernesto Deocleciano de Albuquerque e Cândido José Ribeiro, comerciante do ramo têxtil do Maranhão, fundavam a firma Ernesto& Ribeiro para a produção de tecidos e fios, conhecida como Fábrica de Tecidos de Sobral.

A antiga fábrica de tecido que ocupa um quarteirão inteiro e apresenta aproximadamente 15.539 m2 de área construída e 51.674 m2 de terreno. As feições do edifício são predominantemente coloniais, mas há também elementos erguidos em meados do século XX.

Análise do Terreno

  1. Condicionante Físico

O terreno está localizado em uma região de depressão sertaneja. O relevo com forma suaves, tem como ápice o maciço residual granítico e uma planície aluvial. As principais elevações possuem altitudes entre 200 e 700 metros acima do nível do mar. Os solos da região são tipo bruno não cálcico, litólicos, planossolo, podzólico e aluvial.

[pic 1][pic 2]

Figura 1- Relevo

Sobral destaca-se por ser um município brasileiro que registra o maior número de abalo sismo no Brasil. O mais forte ocorreu no dia 25 de maio de 2008 por volta das 16h25. Esse tremor foi de intensidade 4.3 na Escala Richter.

O município possui clima semiárido, com períodos chuvosos e secos e pluviosidade de aproximadamente mil milímetros (mm) anuais, concentrados entre janeiro e maio. As temperaturas variam conforme a época do ano e local, com mínimas de 21 ºC até máximas de 36 °C. As médias térmicas mensais, no entanto, giram entre 26 °C e 28 °C, uma região bem quente.

A região residencial com uma faculdade aos fundo do terreno, com oficina nas proximidade, tendo proximidade com uma das principais ruas de Sobral, Av. Dom José que corta toda a cidade.

[pic 3]

O terreno previsto para implantação está localizado na Rua Cel Estanislau Frota s/n com uma área de xxx e com as ruinas da antiga fábrica, que faz parte do tombamento histórico de Sobral. O terreno tem conexão com a rede de saneamento público, com fornecimento de água e eletricidade. A rua encontra-se com pavimentação asfáltica, é separada do limite do terreno por uma faixa de aproximadamente 2,00m. O perfil do terreno é regular e não apresenta declividade significativa, podendo para efeito de projeto ser considerado plano.  

Mapa de Zoneamento

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

Essa área é destinada a vários tipos de construção possibilitando que edifícios sejam representativos no conjunto urbano, podendo ter várias função, pois é uma região bem diversificada, com comercio bem representativo, fácil acesso a rodoviária, além de residências família e hotel.

Bibliografia

SOBRAL, Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Sobral_(Cear%C3%A1) Acesso em: 20 de FEV. 2016.

IPECE, Site do Governo do Estado do Ceará. Disponível http://www2.ipece.ce.gov.br/atlas/capitulo1/12/124x.htm Acesso em: 20 de FEV. 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (800.1 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com