TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Conforto Ambiental

Por:   •  22/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto

A cada dia que passa, nossa sociedade vem se preocupando mais com a preservação do meio ambiente e sustentabilidade em geral. A Praça Colinas do Anhanguera trás a evidência da aplicação da sustentabilidade e acessibilidade de forma que trouxesse ganhos e benefícios aos usuários local.

O arquiteto responsável soube aproveitar de forma positiva todo o terreno, com intervenções que resgataram a harmonia, beleza estética e principalmente a funcionalidade da mesma.

Projeto escolhido: Praça Colinas do Anhanguea

Arquitetos: HUS Arquitetura, Urbanismo e Desenho da Paisagem

Ano: 2011

Área construída: 16.948,50m²

Endereço: Colinas do Anhanguera Santana de Parnaíba Brasil

Tipo de projeto: Urbanismo

Operação projetual: Intervenção

Status: Concurso

Características Especiais: Sustentável

Materialidade: Pedra

Estrutura: Concreto e coberturas leves

Localização: Colinas do Anhanguera, Santana de Parnaíba, Brasil

Implantação no terreno: Isolado

A Praça Colinas do Anhanguera está localizado em um bairro isolado e com deficiências de áreas e equipamentos de lazer. O projeto escolhido trás ligações físicas e social em Colinas do Anhanguera, bairro onde está localizado o endereço da Praça.

Localizada em um bairro isolado e carente de equipamentos de lazer, a área é um lugar fundamental de utilização da população. A praça é um elemento de ligação física e social do tecido urbano que melhora o espaço público e potencializa o seu uso.

O terreno estende-se de uma área de movimentado trânsito e comércio até a região residencial. Essas características determinaram a setorização básica do projeto: ao norte, o local destinado ao encontro, manifestações públicas, feiras e shows, e ao sul, a área de caráter mais esportivo e de passeio.

Insolação .

A Insolação da praça foi pensada levando em conta os dias quentes e de maior insolação ao longo do ano, na região Norte onde ocorre a maior insolação , foram construídos, um palco coberto com coberturas leves, jatos d’agua e que proporcionam um maior conforto térmico para os dias mais quentes e secos do ano

A duração do dia em Santana de Parnaíba varia ao longo do ano. Em 2019, o dia mais curto é 21 de junho, com 10 horas e 41 minutos de luz solar. O dia mais longo é 22 de dezembro, com 13 horas e 35 minutos de luz solar.

O dia em que o sol nasce mais cedo é 19 de outubro, às 05:31. O nascer do sol mais tarde ocorre 1 hora e 25 minutos depois, às 06:56 em 16 de fevereiro. O dia em que o sol se põe mais cedo é 7 de junho, às 17:28. O dia em que o sol se põe mais tarde ocorre 2 horas e 31 minutos depois, às 19:59 em 13 de janeiro.

A Insolação da praça foi pensada levando em conta os dias quentes e de maior insolação ao longo do ano, na região Norte onde ocorre a maior insolação , foram construídos, um palco coberto com coberturas leves, jatos d’agua e que proporcionam um maior conforto térmico para os dias mais quentes e secos do ano

Na região sul onde incide uma insolação menor foram implantados ponto de apoio a administração contando com sanitários, bicicletário, posto de guarda municipal e três salões de apoio que abrigam atividades comunitárias, programas culturais e esportivos, com duas quadras poliesportivas, pista de skate, parque infantil, mês de jogos, ginástica e uma ciclovia que abraça o setor.

Temperaturas

Em Santana de Parnaíba, o verão é morno, abafado, com precipitação e de céu quase encoberto; o inverno é curto, ameno e de céu parcialmente encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 12 °C a 28 °C e raramente é inferior a 9 °C ou superior a 32 °C.

Gráfico de registro de insolação e temperatura até dia 21 de junho.

Gráfico de registro de insolação e temperatura após dia 21 de junho.

Ventos

Esta seção discute o vetor médio horário de vento (velocidade e direção) em área ampla a 10 metros acima do solo. A sensação de vento em um determinado local é altamente dependente da topografia local e de outros fatores. A velocidade e a direção do vento em um instante variam muito mais do que as médias horárias.

A velocidade horária média do vento em Santana de Parnaíba passa por variações sazonais pequenas ao longo do ano.

A época de mais ventos no ano dura 4,2 meses, de 20 de agosto a 27 de dezembro, com velocidades médias do vento acima de 12,8 quilômetros por hora. O dia de ventos mais fortes no ano é 3 de outubro, com 14,7 quilômetros por hora de velocidade média horária do vento.

Velocidade dos ventos por cada estação do ano.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com