TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura Eclética no Mundo

Por:   •  2/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 7

ARQUITETURA ECLÉTICA NO MUNDO


INTRODUÇÃO

Falaremos sobre a Arquitetura Eclética no mundo, que aconteceu entre os séculos XIX e XX, que tinha como principal característica a junção de estilos arquitetônicos, formando um único estilo. Trazendo grandes inovações para a história da arquitetura.

CAPITULO I

1.2 DEFINIÇÃO

“Que gosta de coisas e pessoas de natureza bastante diversa.; Que é composto de diferentes elementos, de tendências divergentes.” (Dicionário Aurélio)

Arquitetura eclética é uma transição da arquitetura que aconteceu no século XIX e XX. A arquitetura eclética se caracterizou pela reutilização de características de vários estilos¹ históricos em uma só obra, criando um novo estilo. Tinha como conceito a perfeição e a beleza que a unção das melhores qualidades das obras de estilos históricos trazia.

Era o uso livre do passado, segundo César Denis Daly (1181-1893).

Foi logo adotada pela “nova burguesia”, onde não queriam algo novo, mas sim, fazer algo novo contendo característicos dos estilos arquitetônicos passados, obtendo assim grandes evoluções arquitetônicas como a parte técnica juntamente com a planta, e voltando mais a atenção para aspectos que até não tinham muito desenvolvimento, como o as instalações sanitárias, aspectos tecnológicos, funcionais e de conforto passou a ser pesado juntamente com a estética, e foi necessária a união entre arquitetura e engenharia, muitos serviços urbanos e grandes construções foram privilegiadas por esse estilo, na época por tantas obras e sua grandiosidade se tornou um modismo, demonstrando poder da elite.

“Por todo o século XIX, o que se viu na Europa, matriz cultural de todas as manifestações artísticas que ocorreram no mundo naquele período, foi uma busca de uma nova linguagem formal que correspondesse às transformações pelas quais passaram as sociedades dos países desenvolvidos e industrializados” (MONTEZUMA, 2002, p. 152).

1.3 LOCALIZAÇÃO

A arquitetura eclética se fundou na França, passando pela Europa, América, Oriente, Oceania, África e Islão.


A arquitetura eclética se fundou na França em 1840. Teve forte presença também nas Américas em meados do século XX, chegando no Brasil

1.4 ASPECTOS FÍSICOS

A arquitetura Eclética se caracterizou pela sua grandiosidade, simetria, decoração grandiosa e minuciosa hierarquia dos espaços externos. Passava o conceito de belo perfeito, de único, inovador, de luxo.

A arquitetura eclética era rica em detalhes, como usava da mescla de estilos, se destacou e marcou muito a época, havia uso de cúpulas, colunas, gárgulas, uso de coroamentos em portas e janelas, frontões não triangulares, abóbadas ogivais, arcos ogivais, uso de vitrais, escadas laterais e frontais.

1.5 ASPECTOS HISTÓRICOS GERAIS – CRONOLOGIA

Resulta em um conflito de culturas e ideias, que levam a escolha de um sistema de pensamentos, o que está mais próximo da verdade. Designa a questão filosófica. Aconteceu nas últimas décadas do século XIX e nos primeiros séculos XX, tendo todas as tendências histórias da tradição ocidental, grego, romano, gótico, renascentista e barroco.

Segunda metade do século XIX – encontra o Ecletismo, porém uma reavaliação critica acaba levando os historiadores a repensar aspectos da questão, presente nas práticas neoclássicas e neogóticas, a partir daí surge uma nova classificação histórica na maneira de ver e interpretar o assunto.

O Alto ecletismo na segunda metade do século XIX e nas primeiras décadas do século

XX, mostra o historicismo romântico, prevalecendo as práticas revivalistas. “Os arquitetos buscas sua inspiração em momentos distintos do passado”, utilizam modelos de maneira livre, sem rigor arqueológico exigido pela prática Revivalista, dão se ao direito de misturar em um mesmo edifício, influencias distintas, chamando tipologismo estilístico, que em cada período histórico irá representar um valor de acordo com a cultura novecentista.

No final do século XIX e início do século XX, temos por último o Ecletismo Tardio, que traz a arquitetura eclética com outras tendências, resultando em uma visão e conjunto confuso, tendo críticas sobre sua superficialidade.

CAPITULO II

2.1 ASPECTOS SOCIAIS ECONOMICOS

A economia global foi um acontecimento que decorreu pelo processo de industrialização e transformação econômicas nos países europeus, mas com a guerra foi interrompido o processo de interação entre as economias. Com isso o comercio internacional pode ser mais lucrativo com a divisão internacional do trabalho e com as vantagens comparativas que leva ao aumento das trocas internacionais e movimentam as capitais estrangeiras, aumento da imigração, busca de mão de obra internacional trazendo melhores condições de vida. Neste período entrou em vigência o padrão ouro que permitiu o planejamento da atividade econômica que conforme ganhava crescimento gerava mais importância. A implantação do padrão ouro gerou grande movimento e crescimento na economia desta época como também a produção agrícola indústria química e o comercio industrial.

Concluindo que a industrialização e a descoberta de novas tecnologias geraram muitas mudanças no mundo tornando os países mais ricos com uma economia baseada no lucro.

2.2 ASPECTOS CULTURAIS

Como movimento artístico, o ecletismo ocorre na arquitetura no século XIX. Por volta de 1840, na França, em reação à hegemonia do estilo greco-romano os arquitetos começam a propor a retomada de outros modelos históricos como, por exemplo, o gótico e o românico. O principal teórico do ecletismo arquitetônico é o francês César Denis Daly (1811 - 1893), que o entende como "o uso livre do passado". Não se trata de uma atitude de simples copista, mas da habilidade de combinar as características superiores desses estilos em construções que satisfaçam a demandas da época por todo tipo de edificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (179.6 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com