TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura Hospitalar

Por:   •  24/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

CARATINGA

Localizada em Minas Gerais, emancipada no século XIX, tendo como principal atividade econômica o cultivo do café, tendo 5 distritos e 20 bairros, tendo uma média calculada em 2017 de 91.841 habitantes.

Caratinga é referência em saúde para sua população e região, em 1993 o CASU (Caixa de Assistência á Universidade) foi implementado, o que foi de suma importância para a cidade, com o crescimento do CASU reduziu de demandada do SUS sendo referência em diversas especialidades ofertadas aos pacientes.

Em 2014 foi inaugurado a nova sede do CASU, que se tornou centro de referencia e reabilitação em Minas Gerais no ano de 2015. A nova sede conta com centro de tratamento de feridas, unidade de terapia intensiva adulto e neonatal, e outras especialidades.

 

Fonte: http://www.atlasbrasil.org.br/perfil[pic 1]

ARQUITETURA HOSPITALAR

Na antiguidade existia templo de dedicados a divindades ligadas a medicina, a serpente representa o remédio e o veneno já que ela pode matar e curar com seu veneno. Os templos recebiam pessoas para tratarem a alma, que acreditavam e vida após morte, as pessoas começaram a peregrinar em busca da salvação. Nos mosteiros essas pessoas podiam descansar e os dente eram cuidados por religiosos, como obra de caridade assim ficou conhecido como as Santas Casa de Misericórdia que temos ate hoje. Até o momento o Estado no tinha obrigação com os doentes.

O hospital nasceu com o intuito de abrigar quem poderia prejudicar os saudáveis, com caráter assistencial somente para esperar a pessoal morrer e preocupados com a salvação de quem estava cuidando. Antes da criação dos hospitais os enfermos eram cuidados em casa por seus parentes quando tinha condição financeira. Com o enfraquecimento da igreja a medicina se torna mais cientifica. No século XVIII os médicos que iam ate os doentes passam a receber os doentes nos hospitais onde o meio em que se vive são os causadores das doenças, e a arquitetura hospital é o fator e instrumento de cura. Começam a ser estudados a iluminação, a ventilação do ambiente, a posição das salas, onde o hospital tem a função de curar.

 REFERÊNCIAS

https://casufunec.com/historia/

http://www.atlasbrasil.org.br/perfil

https://www.cidadesdomeubrasil.com.br/mg/caratinga

https://www.archdaily.com.br/br/949419/a-historia-dos-espacos-de-cura-e-suas-arquiteturas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (47.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com