TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo. Hotelaria e arquitetura hospitalar

Tese: Empreendedorismo. Hotelaria e arquitetura hospitalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Tese  •  2.755 Palavras (12 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Uma consequência direta desse cenário é o comprometimento da qualidade do serviço prestado à comunidade, fazendo com que diversos efeitos colaterais sejam disparados, tais como pacientes que não conseguem atendimento no prazo desejado, profissionais de saúde sem os recursos suficientes para a realização de suas atividades e ausência de materiais e medicamentes necessários.

Porém, a partir da década passada, tem existido um forte movimento de modernização dos mecanismos de gestão hospitalar, focado no conhecimento de parâmetros operacionais, econômicos e financeiros, de forma a estimular os processos internos, agilizar a oferta dos serviços médico-hospitalares e otimizar uso racional de todos os recursos disponíveis.

Partindo dessa linha de conduta, inúmeras técnicas e ferramentas de gestão hospitalar têm sido divulgadas no mercado. Cada uma delas possui suas características, limitações e benefícios, conforme a aderência de negócio.

Empreendedorismo

Para Schumpeter (1984) o empreendedor é capaz de desmontar uma ordem econômica existente introduzindo produtos ou serviços, por meio da criação de novas formas de organização ou ainda explorando os recursos disponíveis em determinado momento. Além de possuir todas as habilidades citadas anteriormente, o profissional deve ter a capacidade de empreendê-las (CARVALHO FILHO, 2002).

Pinchot (1989) é um dos primeiros autores a utilizar o conceito de intrapreneuring (intra-empreendedorismo), ou seja, o empreendedor dentro de uma organização como um agente de mudanças. Para Filion (1999), o empreendedor é alguém com capacidade de estabelecer objetivo e encontrar oportunidade de negócio, sendo que para isso faz uso de sua criatividade e conhecimento do ambiente no qual está inserido. Há empreendedores que não são donos de negócios, e, permanecem trabalhando em grandes corporações, os chamados intra-empreendedores ou empreendedores corporativos. Dentro desta perspectiva Dornelas (2001) define o empreendedor como um indivíduo ambicioso que deseja reconhecimento e admiração para se tornar uma referência para aqueles que o cercam.

Os hospitais possuem diversas áreas funcionais que se relacionam de forma interdependente, o que exige um funcionamento eficiente de todos os grupos e de todos os seus membros. Sua estrutura é caracterizada ainda por uma extensa divisão do trabalho especializado, realizado basicamente em equipe, o que mobiliza habilidades e esforços de grande número de profissionais, implicando em alta concentração de especialização, com formações distintas (DALFIOR, 2003). O que apresenta um grande área de atuação para intra-empreendedores assim como é feito em outras organizações.

Analisar o mercado é visualizar a maneira de um negócio se concretizar no mercado, considerando os consumidores, a concorrência e os fornecedores. E a forma mais comum de se fazer esta análise é por meio da pesquisa de mercado.

Esta pesquisa consiste na coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor. Quando realizada corretamente, oferece informações consistentes que, somadas à experiência e ao sentimento do empreendedor, tornam o processo decisório mais rico e preciso.

Além da pesquisa formal, ações como visitar a concorrência para verificar os pontos fortes e fracos, ouvir reclamações de clientes ou mesmo observar como as pessoas caminham dentro de uma loja são importantes fontes de informações que não devem ser desprezadas por novos e antigos empresários.

A estratégia de marketing permite definir como sua empresa atingirá seus objetivos e metas e gerenciará seus relacionamentos com o mercado de maneira que obtenha vantagens sobre a concorrência. Ela consiste nas decisões necessárias para determinar a maneira na qual o composto de marketing, isto é, os cinco principais elementos de marketing (produto, preço, praça, promoção, pessoas) são combinados simultaneamente.

Produto: Para que os produtos possam ser mais atrativos, mais competitivos e encantar mais o cliente, muitos deles são ofertados com benefícios extras, como garantia, entrega gratuita, instalação gratuita, embalagens diferenciadas, etc.

Preço: Preço é quanto o seu produto ou serviço vale para o consumidor.

Praça: O que é e como fazer Praça diz respeito a como será a operacionalização do seu negócio, ou seja, como o produto será colocado a disposição do seu cliente.

Promoção: O que é e como fazer A promoção tem a função de estimular a demanda relacionando serviços às necessidades e desejos de seus clientes.

3 Hotelaria e arquitetura hospitalar

Em tempos atuais, hotéis e hospitais voltam a apresentar características comuns, não apenas por serem elementos da oferta turística e se caracterizarem como formas de hospedagem. E sim, devido a uma tendência apresentada pelo mercado de saúde de adaptar conceitos e serviços presentes na atividade hoteleira ao meio hospitalar a fim de proporcionar maior qualidade aos serviços prestados nos hospitais.

O fenômeno da globalização, consolidado no final do século XX, é um dos responsáveis pela busca em oferecer produtos e serviços de qualidade. Posição apresentada tanto pelas instituições hospitalares como por empresas numa forma geral, principalmente aquelas ligadas à prestação de serviços, o que inclui também o setor hoteleiro.

A fim de garantir sobrevivência num mercado bastante concorrido, em meio a uma demanda bastante exigente, as empresas, principalmente as prestadoras de serviços, buscam, seja por meio da oferta de ambientes agradáveis, confortáveis e funcionais, e, especialmente, por meio dos serviços prestados pelo quadro de recursos humanos, oferecer um alto padrão de qualidade que satisfaça as necessidades e interesses da clientela.

Em relação aos hospitais, a oferta de um atendimento de qualidade está relacionada à nova postura apresentada pelo paciente que começou a questionar e sentir necessidade de que a empresa hospitalar lhe oferecesse não só a cura ou o tratamento, como também a segurança, o conforto e, principalmente, seu bem-estar, de sua família e seus visitantes.

Os hospitais são, então, obrigados a desenvolver um novo perfil de atendimento a fim de garantir a sobrevivência da empresa em um mercado cada vez mais competitivo. Para tanto, essas organizações estão implantando em seu processo de gestão bases da hotelaria hospitalar como forma de diferenciação em seus serviços, diferenciação essa que é percebida pelos clientes e concorrentes como um processo voltado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com