TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura Hospitalares

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  861 Visualizações

Página 1 de 6

Na Idade Média podemos diferenciar os estabelecimentos hospitalares do Oriente, com uma proposta formal mais evoluída, por já praticarem a cura, dos do Ocidente, mais ligados às ordens religiosas e mais preocupados em dar conforto e abrigo aos necessitados. Com o desenvolvimento das cidades e o êxodo rural, a situação nos hospitais passou a ser de uma grande desordem, surto de doenças, insalubridade e alto índice de mortalidade. Foi nessa época que as grandes transformações começaram a ocorrer.

Baseado nas pesquisas realizadas consta que, considerando as etapas da evolução humana, a busca pela humanização sempre esteve presente em todos os períodos da história. Preocupar com a saúde e com a cura de doenças é inerente à condição humana desde o tempo da medicina primitiva que consta da Idade da Pedra, nos períodos divididos em Paleolítico (até - 8000); Mesolítico (-8000/-6000) e o Neolítico (-6000/-3000) (MORAES; CÂNDIDO; VIERA, 2004).

Com o decorrer dos séculos, surgiram novas formas e possibilidades de uma melhoria mais adequada, como um conforto melhor, um ambiente agradavél, e um bom atendimento.

Na sua origem, o termo hospital vem da palavra hospitalidade, do latim, hospitalis, derivado de hospes (hóspede, estrangeiro, viajante, peregrino). Era o local de abrigo, hospedaria, albergue, que abrigava pessoas que estavam viajando. Mais tarde esses abrigos foram acrescidos de dependências para abrigar também pessoas doentes.

E desde então, com inúmeras tipologias, possibilidades formais e complexidade, a normatização dos projetos de edifícios hospitalares é necessária para orientar, regulamentar e garantir a qualidade de seus ambientes, e em 21/02/2002, foi aprovada a Resolução da Diretoria Colegiada Nº 50, atualmente considerada o parâmetro mais confiável para projetos de ambientes hospitalares.

 A arquitetura e a ambientação dos espaços têm uma função importante na humanização, pois se os medicamentos podem aliviar as dores físicas, o conforto no ambiente, a segurança, entre outros benefícios podem aliviar a ambientação em que pessoas ocupam nos hospitais .Esse assunto está relacionado com a discussão do conforto e qualidade dos ambientes hospitalares em Caxias.

Humanização é a palavra utilizada para falar da melhoria da qualidade do atendimento aos clientes. É o cuidado prestado com respeito, dignidade, ternura e empatia ao cliente e sua família. Os feitos da tecnociência são notórios, abundantemente proclamados pela mídia e até mesmo endeusados. Conseqüentemente, nos deparamos com ambientes tecnicamente perfeitos, mas sem alma e sem ternura. A pessoa que já está vulnerável pela doença deixou de ser o centro das atenções e foi instrumentalizada em função de determinado fim. Esqueceu-se que as coisas têm preço e podem ser trocadas, alteradas e comercializadas, porém, as pessoas têm dignidade e clamam respeito (GHELLERE, 2001: 58).

Um ambiente da área da saúde humano deve ser confortável, transmitir um bem-estar e propiciar um padrão satisfatório de qualidade para todos os seus usuários, sem exceção. Afinal, hospital é, antes de tudo, um lugar para a promoção da saúde.

Há alguns anos, em torno de uma década, nasceu a arquiteturahospitalar, que tem por objetivo oferecer aos clientes da saúde outras condições voltadas ao bem-estar, à segurança, à assistência e à qualidade no atendimento, transformando os hospitais em um complemento do ambiente familiar. (CÂNDIDO; MORAES; VIERA, 2004: 13).

 Portanto , a arquitetura hospitalar resulta em ambientes mais agradáveis e também mais eficientes, graças ao melhor aproveitamento do espaço, maior acessibilidade para deficientes, melhor ventilação , iluminação, um bom atendimento á todos desde a entrada e a saída e segurança, ou seja, um melhor conforto aos clientes e também aos funcionriáos.

A origem do substantivo conforto é o verbo confortar, do latim cumfortare, derivado de cum-fortis (LINDEN, 2004, p. 75), e tem a mesma origem que força. Levar força significava consolar, apoiar, aliviar dor ou fadiga.

Podemos observar o acolhimento e um excelente atendimento num hospital em pequenos gestos de seus colaboradores, como o bom dia do recepcionista, no seu mobiliário confortável, nas cores e materiais usados nos revestimentos… Ou seja, a ambientação correta de um espaço, está totalmente relacionado nas sensações de hospitalidade e acolhimento que um indivíduo terá de um determinado espaço.

Como podemos observar na maioria dos hospitais, carregam consigo o estigma de local frio e desumano, causando aversão em muitas pessoas. Mas, com a ajuda da iluminação, os ambientes podem atender às demandas da atividade ali desempenhadas e, ao mesmo tempo, proporcionar conforto humano. Serviços de saúde precisam de um ambiente relaxante e estimulante. A iluminação certa ajuda os médicos quando eles mais precisam ao mesmo tempo que contribuem para o bem estar dos pacientes, reduzem o consumo de energia e os custos de manutenção.

¨ O conforto é função da relação que o homem estabelece com seu meio-ambiente, relação esta que é dependente daquilo que o meio possibilita ao indivíduo em termos de luz, som, calor, uso do espaço e das experiências próprias de cada pessoa, experiências que por sua vez vão também orientar suas respostas aos estímulos recebidos, suas necessidades e aspirações. ¨ (MASCARÓ,1980, p.31)

Outro ponto importante é conscientizar as pessoas de atendimento ao cliente para a importância vital do atendimento e do tratamento ao cliente, aplicando sempre os princípios éticos comuns aos profissionais de saúde. Para Jan CARLZON “Clientes não compram produtos e nem serviços. Compram satisfação através de uma experiência com você ¨, pois um atendimento médico-hospitalar se inicia antes do cliente ser atendido pelo o médico.

O ser humano necessita de atenção, carinho e de se sentir valorizado, e esta necessidade está presente também no momento da fragilidade, da dor e da doença. De acordo com Pitta (1999: 51) “ao doente cabe confiar no médico e na medicina, comunicando suas experiências íntimas, pessoais e corporais. Em contrapartida não é sequer de bom tom [...], que um gesto afetivo e igual apareça na relação do técnico com o enfermo”. No entanto, esta postura, que pode até ser considerada fria, de animosidade para com o paciente vai de encontro com as necessidades do homem, descritas por Abraham Maslow no estudo da hierarquia das necessidades. Maslow (2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com