TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO, HOTELARIA E ARQUITETURA HOSPITALAR

Dissertações: EMPREENDEDORISMO, HOTELARIA E ARQUITETURA HOSPITALAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  3.325 Palavras (14 Páginas)  •  1.299 Visualizações

Página 1 de 14

EMPREENDEDORISMO, HOTELARIA, ARQUITETURA HOSPITALAR E GESTÃO DE PLANOS DE SAÚDE.

Empreendedorismo significa criar empresas ou produtos novos, agregar valor, é saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo. É um termo oriundo do francês. O conceito de empreendedorismo foi utilizado inicialmente pelo economista Joseph Schumpeter, em 1950.

Empreendedorismo Tradicional é criar riqueza através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados e novas formas de organização. O empreendedor é responsável pelo empreendedorismo, para gerar lucro para a organização e valor para o cliente.

O empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos, e não deixar o cliente sempre na mesmice. Por esta razão os cursos de nível superior estão dando ênfase à este assunto, para formar indivíduos qualificados para inovar e modificar as organizações que forem atuar, modificando assim o cenário econômico.

“ Empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o sec. XXI mais do que a revolução industrial foi para o século XX.” TIMMONS, 1990.

Identificamos o empreendedorismo em duas maneiras Empreendedorismo Tradicional e Intraempreendedorismo.

O intraempreendedorismo é a versão em português da expressão ''intrapreneur'', que significa empreendedor interno, ou seja empreendedorismo dentro dos limites de uma organização já estabelecida. O termo ''intrapreneur'' foi utilizado pela primeira vez em 1985 por Gifford Pinchot III, ou seja, o intraempreendedorismo foi estabelecido há duas décadas, mas as empresas não estavam dispostas a dar aos empregados a liberdade para criar e, conseqüentemente, errar e oferecer-lhes um orçamento para financiar inovação. Além do mais, não queriam arcar com os custos dos erros que inevitavelmente acontecem no percurso. Hoje esse conceito já está muito difundido e valorizado nas organizações. O intraempreendedorismo (intrapreneuring) é um sistema para acelerar as inovações dentro de grandes empresas, através do uso melhor dos seus talentos empreendedores. É um sistema que oferece uma maneira saudável para se reagir aos desafios empresariais do novo milênio.

Na saúde o intraempreendedorismo e essencial, desenvolvendo assim um trabalho de conscientização e capacitação continuada dos gestores e colaboradores do setor, visado o crescimentos, acesso e a otimização do atendimento ao paciente e diminuição dos gastos e desperdícios de verba e materiais.

Seguramente muitas pessoas gostariam de ser empreendedores neste mundo. Mas o que é um empreendedor? O autor Augusto Cury, descreve ser empreendedor desta forma:

"Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la."

Empreender é identificar oportunidades e desenvolver meios de aproveitá-las, assumindo riscos e desafios, ter iniciativa, visão de futuro, e capacidade de inovar frente aos desafios de um novo empreendimento, de organizar demandas e gerenciar equipes.

Um empreendedor é um indivíduo que não espera as coisas acontecerem, mas é uma pessoa pró-ativa, ou seja, faz as coisas acontecerem. Um empreendedor está altamente motivado, tem boas ideias e sabe como implementá-las de forma a alcançar os seus objetivos. Um empreendedor é alguém que não tem medo de iniciar projetos de uma forma arrojada. Por esse motivo, é bastante comum um empreendedor assumir a direção de uma empresa.

Alguém que empreende acredita no seu potencial, apresenta capacidade de liderança e consegue facilmente trabalhar em equipe. Além disso, o empreendedor sabe que um fracasso é apenas uma oportunidade de aprender e ser melhor, e não se deixa abalar com isso.

O empreendedorismo lança mão de varias ferramentas nas quais as principais é a analise de mercado e o plano de marketing, onde o empreendedor busca informações para a elaboração de seu projeto e sua melhor execução, visando o melhor jeito de investir, correndo menos riscos, tendo mais êxito em seu planejamento.

A análise de mercado é um dos componentes do plano de negócios que está relacionado ao marketing da organização. Ela apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto a empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua.

A análise do mercado permite ainda se conhecer de perto o ambiente onde o produto/serviço se encontra. O mercado está composto pelo ambiente onde a empresa e produto se localizam, pela concorrência e pelo perfil do consumidor.

A definição do mercado leva em conta:

• Análise da Indústria/Setor

A análise da indústria deve apresentar as informações a respeito do tamanho, crescimento e estrutura da indústria/setor em que sua organização está inserida. Inicia-se com a coleta de informação do setor ao qual pertence o produto/serviço. Essa informação pode ser usada para monitorar mudanças no setor e aproveitar as oportunidades decorrentes dessas mudanças em nichos específicos.

• Descrição do Segmento de Mercado

O segmento de mercado é definido a partir das características do produto, estilo de vida do consumidor (idade, sexo, renda, profissão, família, personalidade etc) e outros fatores que afetam de uma maneira direta o consumo do produto, como localização geográfica por exemplo.

• Análise SWOT do produto/serviço

Avaliação dos pontos fortes e fracos dos principais concorrentes em relação ao seu produto/serviço. Dessa maneira, torna-se mais fácil tornar os pontos fracos deles em oportunidades e melhorar seu produto/serviço de maneira a tentar eliminar as ameaças dos concorrentes e os riscos envolvidos.

• Análise da Concorrência

A concorrência deve ser avaliada em relação a produtos/serviços e à organização (nesse caso, a análise já ocorreu na etapa de planejamento estratégico).

Um plano de marketing é um documento escrito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com