TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura Social

Por:   •  10/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Grupo: Daiana, Debora ,Igor,Fernanda,Weverton e Thaize  

Disciplina: Prática Profissional                                               Professora : Lidiane Espindula

Arquitetura social

Em 1937 , forma-se o Engenheiro Arquiteto Vilanova Artigas, foi um grande defensor da arquitetura social no Brasil, onde brigou por causa sociais , sempre defendendo o direito igual para todos e buscando integrar a arquitetura nesse meio social. Professor da FAU, sempre expos seus pensamentos em defesa de um bem estar para o cidadão .

Deixou claro que a função social do arquiteto é trabalhar para a sociedade como um todo, e não só para a classe burguesa, o que seria considerado uma minoria, visando uma melhor qualidade de vida para a classe menos privilegiada no desenvolvimento Urbano e lutar pela distribuição de renda. O arquiteto deveria agir contra a especulação imobiliária , defender os interesses das classes sociais mais baixas sem condições de aderir um serviço descente de um profissional da área .

O arquiteto deve colocar sempre o interesse público com prioridade na execução do projeto, tornando a arquitetura funcional construtivista, orgânica , e sempre buscando a necessidade da contemporaneidade, buscando soluções para o meio urbano em relação ao bem comum de todos em seu meio vivente.

A necessidade primordial seria a visão do arquiteto em seu contexto, no contexto em que vivemos, sempre observar a cidade em que se constrói sem arquitetura ou sem arquitetura de qualidade.

Existe um abandono dos órgão públicos , as cidades que passam ser construídas sem parâmetros coletivos estabelecidos , desde de industrias, comércios, trânsito e o principal as áreas públicas que não atendem as necessidades para um bom convívio  do cidadão.

Em analise especial ao subúrbio que abriga cerca de  um quarto da população de cada cidade.

A cidade passa a ser limitada quando não se existe um planejamento arquitetônico e urbanisco  elaborado por profissionais qualificados para tal gestão. Sendo a principal função de um arquiteto , trabalhar com a cidade de forma que a preocupação fundamental seja o bem estar comum de toda a população e não apenas parte dela, passando a entender a cidade como um todo, incentivando e buscando sensibilizar os responsáveis a aderir uma ideia de planejamento qualificado para todos.

Um grande problema hoje para a uniformização dos direitos iguais, seria a especulação imobiliária.

Assuntos esses debatidos em uma mesa comandada pela arquiteta e urbanista Angela Gordilho, onde o principal tema da discursão era o Estado da Bahia e suas cidades “ Salvador”. Onde discutiram prioridades de investimentos lucrativos como a construção de uma ponte ao invés de dar continuidade a um projeto de interesse social, onde inclui um plano de habitação social em Salvador, de 2008 e seria um investimento de 20 anos.

Contudo , ainda voltado para o quadro social, inúmeras habitações sem condições humanas , pode ser encontradas ao redor do mundo, casas construídas sem nenhum tipo de auxilio técnico , o que ocasiona habitações precárias , onde procuram ter uma economia por não contratarem um profissional da área , o que acaba gerando altos custos e desperdícios por falta  de planejamento adequado , sem contar na precariedade da obra ao final ou no decorrer de alguns anos onde possa vir apresentar defeitos ou problemas gerado por um mal planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com