TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura Sustentável

Por:   •  27/11/2017  •  Monografia  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 2

3 – CONSIDERAÇOES FUNDAMENTAIS PARA A ARQUITETURA COM TECNOLOGIA SUSTENTAVEL.

O conceito de “Sustentabilidade”  é definido como: “O desenvolvimento que atende as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades", o que significa que o desenvolvimento econômico, o uso racional dos recursos naturais e do meio ambiente são ligados, isto é, repensando os princípios do eco desenvolvimento (Alfaro Editorial, 2001).

O interesse pelo conhecimento ambiental começa com a reflexão sobre a construção social no mundo, a influência de processos físicos, biológicos e simbólicos que o homem interveio com ciência, tecnologia e economia no mundo. O conceito de sustentabilidade decorre do reconhecimento da função dos recursos naturais como suporte, necessidade e processo de produção. Além disso, com a crise ambiental dos anos setenta, um debate político e teórico começou a valorizar a natureza (Leff , 1998).

Gabaldón (2006) descreve o urbanismo sustentável como uma forma de planejar as cidades do ponto de vista ecológico, ou sustentável, focado nas três áreas de desenvolvimento: econômico, social e ambiental; este último é o risco causado pelo desequilíbrio ecológico, o esgotamento dos recursos naturais, tem sido a base para o surgimento do conceito de sustentabilidade, uma questão fundamental para o nosso tempo.

4- UTILIDADE E BENEFICIOS DA SUSTENTABILIDADE.

Hernández (2004) explica que, na arquitetura sustentável, os critérios de desenvolvimento sustentável são aplicados, os recursos naturais, econômicos e humanos são gerenciados para reduzir o impacto ambiental, os custos de energia, o consumo de água e melhorar o conforto do edifício, respeitando o ambiente, para isso, é utilizada a ferramenta denominada design ecologicamente responsável em arquitetura e critérios básicos sustentáveis.

No processo de criação de critérios de design sustentável são geridos, tais como: redução de despesas de recursos, redução de poluição para solo, ar e água. (Gabaldón, A., 2006).

Hernández (2008), menciona os benefícios da sustentabilidade:

- Melhor qualidade de vida

- Menos tráfego de veículos

- Vida com menos estresse

- Melhor trabalho e locais de residência

- Economia econômica no transporte

- Oportunidades para o turismo

- Principais empreendimentos imobiliários

- Economia de custos geral

- Redução do impacto para a infraestrutura urbana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com