TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura Sustentável

Por:   •  18/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

                                ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

[pic 1]

MANAUS

2017

RESUMO

Este trabalho tem como propósito abordar o conceito de sustentabilidade aplicada à Arquitetura e Urbanismo. Atualmente o tema arquitetura sustentável tem gerado muita discussão, e a cada dia o foco e a necessidade de se buscar meios de preservação, entram em destaque mundialmente e em todos os ramos, seja no surgimento de novas tecnologias, quanto na arquitetura, na engenharia e etc.

O intuito deste trabalho é apresentar exemplos de projetos e edificações assim como o Edifício Verde, que possam atender o plano de necessidades na qual se pede, além de destacar a importância de um estudo preliminar e projetual que possa também enfocar a preservação do meio ambiente.

Palavras-chave: Arquitetura, Certificação, Edifício Verde, Sustentabilidade.

ABSTRACT


This work aims to address the concept of sustainability applied to Architecture and Urbanism. Currently, the theme of sustainable architecture has generated a lot of discussion, and every day the focus and the need to seek preservation means, stand out worldwide and in all branches, whether in the emergence of new technologies, as in architecture, engineering and etc. The purpose of this work is to present examples of projects and buildings as well as the Green Building, which can meet the needs plan on which it is requested, besides highlighting the importance of a preliminary and design study that can also focus on preserving the environment.


Keywords: Architecture, Certification, Green Building, Sustainability.

INTRODUÇÃO

Para compreender a sustentabilidade dentro da arquitetura, primeiramente precisa-se compreender o seu contexto. Sustentabilidade pode ser entendido como uma forma de exploração de áreas ou o uso de recursos naturais ou não, de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.

A realidade no mundo, atualmente, se baseia cada vez mais no predomínio do ambiente construído e no crescimento descontrolado das cidades, no uso de materiais e técnicas com elevado custo energético e alto grau de desperdício em seu funcionamento e manutenção. É preciso buscar novos métodos que permitam que a arquitetura trabalhe de forma a atender a demanda deste crescimento e que em conjunto, enfoque a preservação do meio ambiente.

Com a atual conjuntura em que se encontra o meio ambiente, o arquiteto cumpre o grande papel de estudar e pesquisar o local onde irá trabalhar, de modo que em seus projetos, ele possa adaptar sua construção com as condições que o mesmo lhe proporciona, assim, realizando uma obra limpa, utilitária e benéfica tanto ao meio ambiente quanto ao homem.

  1. SUSTENTABILIDADE
  1. Arquitetura Sustentável

Devido a utilização desenfreada dos recursos naturais ao longo dos anos, observou-se modificações significativas no clima e no território do planeta. Com o intuito de preservar o meio ambiente ainda existente, é necessário fazer algumas alterações no sistema construtivo na construção civil e uma delas é adaptar a construção tradicional para a construção sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com