TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura Sustentável

Por:   •  25/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS UNI-ANHANGUERA
ARQUITETURA E URBANISMO









ARQUITETURA SUSTENTÁVEL





Stéphane Chimango Campos




Goiânia – GO
2015

STÉPHANE CHIMANGO CAMPOS

ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera para obtenção de nota N1 da matéria de metodologia científica do curso de Arquitetura e Urbanismo

Orientador (a): Leandra Rodrigues

Goiânia – GO
2015

SUMÁRIO


  1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
  2. JUSTIFICATIVA
  3. OBJETIVOS
  4. METODOLOGIA DA PESQUISA
  5. CRONOGRAMA

REFERENCIAS

  1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO



    Sustentabilidade consiste em prover o melhor para as pessoas e para o ambiente, tanto agora como para um futuro indefinido, suprindo as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras em suprir as suas (Relatório de BRUNTLAND, 1987).

            O termo sustentabilidade tem a sua definição evoluindo com o passar dos anos e abrange todos os recursos envolvidos com o desenvolvimento das atividades humanas.

            As cidades e seu metabolismo são os grandes responsáveis pelo consumo de materiais, água e energia, causando crescentes impactos negativos ao meio natural, num contexto atual onde a questão ambiental vem sendo extremamente debatida em todo o mundo. Grande parte desses impactos são ocasionados pelo setor da construção civil, que consome 50% dos recursos mundiais, sendo então uma das atividades menos sustentáveis. Desta maneira é normal que a consciência ambiental e a sustentabilidade adotem uma posição, cada vez mais, importante no cenário atual. Algo tem que ser repensado e modificado. E isso é nítido! Assim, os designers, engenheiros e arquitetos e urbanistas executam um papel de grande responsabilidade, pois projetar de uma forma que seja sustentável abrange desenvolver ambientes que atendam as necessidades sociais, sejam saudáveis e economicamente viáveis.

            Essa questão será abordada dentro do âmbito da arquitetura visando mostrar técnicas, soluções e opções para amenizar estes impactos e ao mesmo tempo melhorar a qualidade dos ambientes e tornar a construção dos mesmos acessíveis.

            Isoladamente a arquitetura não consegue sanar os problemas ambientais existentes, mas pode contribuir admiravelmente para elaborar espaços humanos sustentáveis.

  1. JUSTIFICATIVA

            Este tema foi apresentado por ser um fato de grande necessidade e não uma questão de moda e/ou tendência e ser de bastante importância no contexto atual e futuro.

           Se algo não for seriamente pensado e colocado em prática é fácil visualizar que os graves impactos negativos ao meio natural continuarão a serem produzidos, já que o consumismo  e a cultura massiva utilizam produtos e materiais produzidos em larga escala, sem a preocupação devida com os efeitos da industrialização e o extrativismo exagerado.

            Um dos papeis da arquitetura é sintonizar o meio externo e os íntimos, propiciando que seja feito de forma sustentável, não deixando de atender as necessidades funcionais e a estética dos usuários.

  1. OBJETIVOS

Este trabalho tem como finalidade buscar soluções, alternativas, modelos e ideias de aplicações de processos de sustentabilidade na arquitetura, mostrando que existem diversas maneiras de se aliar o ecologicamente correto, a tecnologia, natureza e a beleza para obtenção de ótimos resultados, visando minimizar os grandes impactos ambientais ocasionados, principalmente, pelas construções realizadas sem consciência ambiental.

Toda a pesquisa feita servirá para mostrar a importância do planejamento, da especificação de materiais ecologicamente corretos nos projeto arquitetônicos e do comprometimento e a consciência ecológica estabelecida entre consumidor, profissional e fornecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com