TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura Conceitos de Computação

Por:   •  10/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Produção Textual Individual

Disciplina:  Conceitos de computação I

Data: 07/03/2021

Tema: Arquitetura de hardware ARM

Processadores ARM são processadores baseados arquitetura RISC (Reduced Instruction Set Computer), e que utilizam um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas. Seu uso é atualmente predominante em dispositivos compactos e que exigem um gerenciamento de energia altamente eficiente, como é o caso dos smartphones e tablets.

Por outro lado, processadores x86 são processadores baseados na arquitetura CISC (Complex Instruction Set Computer), e que possuem um conjunto muito maior de instruções especializadas. Seu uso atual é muito mais amplo, sendo encontrado em PCs, notebooks, videogames e supercomputadores.

A arquitetura ARM atualmente é mais indicada para dispositivos compactos justamente pela sua eficiência energética, no entanto, ocorreram fantásticas evoluções de performance, impulsionadas principalmente pela acirrada concorrência no mercado de smartphones, o que permitiu inclusive um incremento de performance na ordem de 2,5 vezes (FRUMUSANU, 2019).

A adoção da arquitetura ARM nos próximos anos tende a ser benéfica tanto no aspecto tecnológico quanto no concorrencial. No mercado x86 os principais fabricantes de CPU são a Intel Corporation e a AMD – Advanced Micro Devices, fornecendo processadores para os principais fabricantes mundiais de PCs e notebooks. A entrada de um novo fabricante nesse mercado deve provocar uma disputa mais acirrada com relação tanto ao incremento no poder de processamento quanto à eficiência energética, principal característica da arquitetura ARM.

Um outro aspecto que pode viabilizar um incremento na adoção da arquitetura ARM é a aquisição da Arm pela Nvidia, fabricante de processadores gráficos – GPU, com grande apetite no desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial (NVIDIA, 2020).

Fabricantes que optarem pela adoção da arquitetura ARM em detrimento da arquitetura x86 deverão realizar, durante a transição das tecnologias, expressivos investimentos na adequação das aplicações (softwares) tradicionalmente baseados em x86 e em marketing, de modo a convencer os consumidores a optarem pela adoção dessa arquitetura.

REFERÊNCIAS:

FRUMUSANU, Andrei. Arm´s New Cortex-A77 CPU Micro-architecture: Evolving Performance. Anandtech, 2019. Disponível em: <https://www.anandtech.com/show/14384/arm-announces-cortexa77-cpu-ip>. Acesso em: 05/03/2021.

NVIDIA to Acquire Arm for $40 Billion, Creating World’s Premier Computing Company for the Age of AI. NVIDIA, 2020. Disponível em: <https://nvidianews.nvidia.com/news/nvidia-to-acquire-arm-for-40-billion-creating-worlds-premier-computing-company-for-the-age-of-ai/>. Acesso em: 05/03/2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com