TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARQUITETURA COMO FORMA DE INCENTIVO AO LAZER E A CULTURA: SESC CIANORTE

Por:   •  10/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.065 Palavras (13 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 13

UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE[pic 1]

CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

PROJETO DE PESQUISA PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - PPC

[pic 2]

MARIA LUIZA PAULA DA SILVA

CIANORTE – PARANÁ

2018

MARIA LUIZA PAULA DA SILVA

A ARQUITETURA COMO FORMA DE INCENTVO AO LAZER E A CULTURA: SESC CIANORTE

Trabalho de conclusão de curso apresentado para a banca examinadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIPAR – Universidade Paranaense, como exigência parcial para a obtenção do grau de bacharel em Arquitetura e Urbanismo.

Orientador: Professor Murilo Zampieri

CIANORTE – PARANÁ

2018

RESUMO

Este trabalho final de graduação apresenta estudos sobre a cultura, o lazer e o esporte, através da implantação de um SESC na cidade de Cianorte – pr, buscando em sua arquitetura novas formas de incentivar o contato da população e comunidade local com esses três elementos de maneira adequada, levando em consideração a sua importância na formação social, no desenvolvimento individual e coletivo do indivíduo, promovendo melhor qualidade de vida e saúde para a população.

Este projeto surge da necessidade e precariedade de elementos que ofereçam atividades de lazer e cultura para a população cianortense. Através de pesquisas realizadas em sites, notícias e artigos, foram constatados pontos em que nortearam a escolha deste trabalho que busca se encaixar nos parâmetros da cidade e servir de referência para a região de Cianorte. Como resultado final pretende se que este espaço sirva como um elemento de sociabilização da população com a vida urbana, agregando valores que proporcionem um aumento significante no bem-estar do indivíduo.

Palavras chave: Esporte, cultura, lazer, SESC, qualidade de vida, arquitetura.

ABSTRACT

This final graduation work presents studies on culture, leisure and sports, through the implementation of a SESC in the city of Cianorte - Pr, searching in its architecture new ways to encourage the contact of the population and local community with these three elements of taking into account their importance in social formation, individual and collective development of the individual, promoting a better quality of life and health for the population.

This project arises from the need and precariousness of elements that offer leisure activities and culture for the cianortense population. Through research conducted on websites, news and articles, points were found that guided the choice of this work, which seeks to fit the parameters of the city and serve as a reference for the Cianorte region. The final result is that this space serves as an element of socialization of the population with urban life, adding values ​​that provide a significant increase in the well being of the individual.

Keywords: Sport, culture, leisure, SESC, quality of life, architecture.

SUMÁRIO

1.        ASPECTOS INTRODUTÓRIOS        6

1.1 Introdução        6

1.3 Objetivos        8

1.3.1 Objetivo geral        8

1.3.2 Objetivo específico        8

1.4 Justificativa        8

1.5 Metodologia        10

1.6 Cronograma        11

  1. ASPECTOS INTRODUTÓRIOS

1.1 Introdução

Este trabalho destina-se a proposta de um SESC – Serviço Social do Comércio, buscando melhores formas de se produzir o lazer e a cultura, oferecendo melhor qualidade de vida aos moradores do município de Cianorte-PR.

 O[a][b] lazer e a cultura são [c]fenômenos que se manifestam de várias maneiras numa sociedade, sendo procurado como forma de desenvolvimento pessoal, melhoria na qualidade de vida, e nas relações pessoais. De acordo com Gáspari e Schwartz (2001), a realização de atividades de lazer e esportivas possibilitam ao indivíduo benefícios pessoais e facilidade em relações interpessoais. Atualmente com o crescimento das cidades e a movimentação do dia a dia, é desejável que se tenha um local de refúgio no meio urbano, que proporcione um aumento significante no bem-estar e na qualidade de vida da população de forma coletiva. Segundo Joffre Dumazedier (2004), sociólogo e educador francês que realizou diversos estudos sobre o lazer no Brasil, incluindo em instituições do Sesc.

O lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter se ou ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais. (DUMAZEDIER, 2004, p.34)

Desta maneira o SESC aparece como uma resposta a falta de equipamentos que possibilitem a realização de tais atividades no fim do século XX, buscando promover benefícios que proporcionem o bem-estar da população na cidade, tanto a classe de trabalhadores como a classe de empresários.  As instituições possuem uma estrutura autônoma e descentralizada na coordenação dos seus projetos e atividades, das quais são conduzidas pelo Departamento nacional e aprovadas pelo Conselho Nacional do SESC. Oferece serviços como: Educação, saúde, cultura, lazer, assistência social, administração e previdência. (RAMOS, 2011) Não possui vínculos de gestão com o poder público, garantindo mais qualidade nos seus serviços e equipamentos.

1.2 Problematização

Em Cianorte existem programas de incentivo ao lazer e a cultura, porem há uma escassez de espaço com uma infraestrutura completa para realização dessas atividades. Os principais lugares para a realização dessas atividades são[d] a Praça olímpica, que conta com o estádio municipal, o ginásio municipal de esportes, e o centro de eventos Carlos Yoshito Mori, além de algumas quadras poliesportivas distribuídas pelos bairros. Outras opções acabam se confinando em [e]clubes privados. Em relação à parte cultural, Cianorte conta com a casa da cultura com capacidade de 100 pessoas, a biblioteca municipal que possui prédio alugado com pouca capacidade de livros e lugares para quem deseja utilizar e atualmente foi iniciada a construção do edifício de um centro cultural. A prefeitura tem promovido programas de incentivo ao esporte como: Projeto Juventude Acumulada (3ª idade), circuito cianortense de esporte, campeonato amador de futebol suíço, futebol de campo e futsal, apoio ao desporto de alto rendimento, desporto Especial, jogos escolares municipais, escolinhas de esportes: formação e seleção de talentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (221.2 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com