TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura pós-moderna trouxe novas propostas arquitetônicas

Por:   •  29/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA EDUCACIONAL

TAUBATÉ – UNIDADE II

ARQUITETURA E URBANISMO

6º SEMESTRE – NOTURNO

ARIANY CHRISTINE XAGORARIS – RA: 8619262802

BRUNA GABRIELE DE MOURA CARDOSO – RA: 8492150989

KETLYN LUIZA EUZEBIO – RA: 8406121038

LEANDRO LANUSSE DE CARVALHO – RA: 8407124417

TRABALHO BIMESTRAL

ZAHA HADID

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA

PROFESSORA ANA FLÁVIA

TAUBATÉ 2016

Introdução

        A Arquitetura pós-moderna trouxe novas propostas arquitetônicas a fim de criar uma crítica à arquitetura moderna. Foi entre os anos 60 e início dos anos 90. Essa arquitetura possui três vertentes: Historicista, Regionalista e High-Tech. As duas primeiras se preocupam com valores locais, e já a última se orienta pelo uso de materiais de alta tecnologia, tornando possível todas as ideias.

        A partir disso tudo, surgiu a Arquitetura Contemporânea, como uma reação às propostas modernistas, trazendo projetos compostos por formato irregular, incomum, pisos abertos, janelas em grandes dimensões e pelo uso de materiais recicláveis.

        Essa arquitetura mistura várias tendências, vindas do moderno e do pós-moderno, definindo um pluralismo. Na arquitetura contemporânea, utiliza-se também, assim como na moderna, o aço e o concreto, mas, além disso, dá-se destaque à funcionalidade, conforto térmico, design orgânico e à economia verde. Outra marca desse movimento é o uso da luz natural, a conexão do espaço interior e a personificação dos projetos.

        Entre alguns nomes de referência na arquitetura contemporânea estão: Zaha Hadid, Frank Owen Gehry, Santiago Calatrava, Oscar Niemeyer, Ludwig Mies van der Rohe, Philip Johnson, Shigeru Ban, entre outros.

        Neste trabalho abordaremos a Arquiteta Zaha Hadid.

Zaha Hadid

        Zaha Hadid nasceu em 1950, em Bagdá, Iraque. Formou-se em Matemática na Universidade Americana de Beirute. Estudou na Architectural Association School of Architecture em Londres e se formou em 1977. Lecionou em várias instituições prestigiadas em todo o mundo. Ocupou a presidência da Kenzo Tange na Escola de Graduação de Design da Universidade de Harvard, tornou-se sócia do Office for Metropolitan Architecture e deu aulas com o seu antigo professor, Rem Koolhaas, onde orientou em um estúdio próprio até 1987. Zaha também foi professora na Universidade de Artes Aplicadas de Viena na Áustria.

        Zaha ficou conhecida mundialmente por seus projetos ousados, conceituais e identificados como uma corrente desconstrutivista, tendências pós-modernas, que quebram com as regras da arquitetura moderna, caracterizados pela fragmentação e processo de desenho não linear.

        Apesar da arquiteta ser vencedora de diversas competições internacionais, alguns de seus projetos vencedores nunca foram construídos, como o The Peak Club em Hong Kong (1983) e a Ópera da Baía de Cardiff em Gales (1994).

        Em 2004, Zaha tornou-se a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura. Também foi premiada pela Ordem do Império Britânico pelos serviços realizados à arquitetura. Em 2015 foi premiada com a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects.

        Zaha Hadidi faleceu em 31 de março de 2016, em Miami nos EUA, após ser internada por causa de uma bronquite. Morreu em decorrência de um ataque cardíaco.

Obras de Zaha Hadid

        A principal característica das obras de Zaha é a complexa dinâmica da curvilinearidade. É possível identificar novos conceitos e métodos, que são diferentes do repertório da arquitetura tradicional e moderna, podendo-se dizer que é um novo paradigma da arquitetura.

Principais Obras

Vitra Fire Sattion

        Seu primeiro projeto construído foi o Vitra Fire Sattion, a pedido de Rolf Fehlbaum, diretor executivo da empresa mobiliária Vitra. A estação anti-incêndio com cara de obra de arte possui uma área de 852 metros quadrados, e foi um dos primeiros esforços de Zaha para traduzir os seus desenhos em formas construídas. O edifício longo e estreito fica em uma das extremidades do terreno, servindo como borda do campus, foi criado como uma série linear feita de camadas de paredes, que só revelam o interior quando olhadas do ângulo perpendicular. Foi pensado como uma zona de paisagem linear, um prolongamento artificial dos padrões lineares dos campos agrícolas e vinhas vizinhas. A estrutura nunca foi usada como Quartel de Bombeiros, pois se transformou em um símbolo de sucesso da experiência arquitetônica.[pic 1]

Museu Lois and Richard Rosenthal Center of Contemporary Art

Zaha Hadid foi a primeira mulher a projetar um museu de arte americano. Medindo cerca de 8500 metros quadrados, ela assinala o seu aparecimento como uma arquitetura séria e não apenas teórica.[pic 2]

Algumas das características desse edifício são: curvas no chão lentamente para cima, que quando entram no edifício, levantam-se para se tornarem as paredes. As galerias são expessas como se tivvessem sido escúlpidas em um único bloco de concreto e flutuam no espaço do átrio. Espaços de exposição variam em tamanho e forma para acomodar a grande variedade de escalas e materiais na arte contemporânea.

Riverside Museum é o elo entre o rio Clyde e Glasgow

        Esse projeto criado pela Zaha foi idealizado em 2004. Fica ao lado do rio Clyde, em Glasgow, Escócia, e foi pensado para ser ligação desse canal fluvial com a cidade. Por dentro, as curvas em estrutura fazem com que os visitantes transitem de forma fluída pelas 3000 peças ligadas à história do transporte e da tecnologia na cidade.[pic 3]

        Como se fosse um rio sólido, o telhado do prédio do Glasgow é cheio de curvas, que, nas fachadas, se transformam em linhas mais retas e ponturdas. Para tirar o projeto do papel, o governo escocês gastou 74 milhões de libras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (761.7 Kb)   docx (640.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com