TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetônico nos períodos modernos

Por:   •  5/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.066 Palavras (13 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade de Mogi das Cruzes

PROJETO DE COMPLEXO MULTIFUMCIONAL

Universidade de Mogi das Cruzes, SP

2015

Universidade de Mogi das Cruzes

PROJETO DE COMPLEXO MULTIFUMCIONAL

[pic 1]

Universidade de Mogi das Cruzes, SP

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Dentre as mudanças no cenário arquitetônico nos períodos modernos, evidenciamos os paradigmas provocados pela revolução industrial, e notável a mais significativa à alteração do conceito de cidade, passa de papel secundário no cenário econômico a gerar produções e riquezas das nações

As cidades ao longo dos anos evoluiram suas funções e atividades a fim de atingir um equilíbrio econômico e social. Essas atividades, ou funções, buscam entre si uma complementaridade tanto numa escala urbana quanto edilícia.

A multifuncionalidade é a consequência de uma necessidade urbana, na qual o convívio entre todas as funções urbanas como: morar, trabalhar, passear, comprar, conviver, estudar e outras, é essencial para a vida urbana.

Essa necessidade reúne em si uma grande diversidade das quais são: funções que agregam a presença de pessoas em horários diferentes, valorização dos percursos, edifícios variados e de diferentes idades, reúnem subsídios para uma melhor qualificação urbana, portanto, os objetivos principais do presente estudo consistem em analisar as relações dos edifícios multifuncionais com o meio em que estão inseridos; identificar seus principais componentes e concepção estrutural; e estimular e abrir perspectivas para um dos instrumentos de intervenção urbana no século XXI 

Um complexo multifuncional confere um centro de desenvolvimento onde se insere no contexto urbano e quando implantado de maneira que suas atividades sejam uma resposta às necessidades locais.

O presente trabalho aborda pesquisa sobre Complexo Multifuncional, para a elaboração de um projeto multifuncional na cidade de Mogi das Cruzes, o projeto será desenvolvido levando em consideração as relações do terreno com a dinâmica urbana da área, pensando desde as soluções relativas à implantação, distribuição do programa e sua relação com o entorno imediato até a apresentação das soluções de detalhes construtivos importantes para a configuração final conjunto.

1 – DEFINIÇÃO DO TEMA

1.1 – DEFINIÇÃO: DICIONÁRIO

  • Complexo: (cs) adj (lat complexu) 1 Que abrange ou encerra muitos elementos ou partes.2 Que pode ser considerado sob vários pontos de vista. 3 Complicado. 

  • Multifuncional: 1. Diz-se daquilo que possui ou realiza variadas e numerosas funções, atividades ou tarefas; do mesmo significado de polivalente. 2. Ecletico. 3. Multifacetado 4. Multivalente. 5. Plurivalente. 6. Versátil.  

Complexos multifuncionais constituem em um único ou um conjunto de edifícios, que se integra com múltiplas funções (habitação, comércio, serviços, lazer, cultura, entretenimento, etc.), em diferentes escalas que podem variar de acordo com o meio que está inserido.

Os edifícios multifuncionais podem ser tanto um instrumento de segregação urbana, quanto podem contribuir para a integração e requalificação dos espaços urbanos. Existem edifícios multifuncionais que se fecham para a cidade e funcionam como um organismo independente, tais como os shoppings centers e hipermercados. Outros, no entanto, integram seus espaços internos ao espaço urbano, sendo assim influenciados e influenciando o entorno imediato.

Os edifícios multifuncionais, também chamados de híbridos, são aqueles que conjugam diferentes usos no mesmo projeto, independentes entre si, cada um com sua própria gestão. Os edifícios híbridos são como cidades verticais, onde o objetivo é criar intensidade e vitalidade para as cidades, atrair as pessoas, e favorecer a mistura e a indeterminação.

2 – TERRENO

2.1 – LEVANTAMENTO CADASTRAL

O terreno está situado na rua Professor Ismael Alves dos Santo com a Avenida Francisco Rodrigues Filho e a Rua Yoshiteru Onishi na cidade de Mogi das Cruzes.

Possui uma área de 9887,86 m² , e um perfil plano.

 Figura 7- Terreno[pic 2]

Fonte: Arquivo disponibilizado pelo docente (2015)

2.2 – Entorno

O terreno está situado próximo a altos prédios residenciais de padrões de acabamentos variados.        

- Open Mall, mini galeria de comércios composta por boxes, banheiros e também um bebedouro, entre os comércios temos: panificadora, sorveteria, pizzaria, loja de bijuteria, imobiliária, espaço para aula de ioga, salão de cabelereiro, loja de roupas, mini mercado e floricultura. Possui cerca de 20 vagas ao seu redor.

- Habib’s, restaurante e lanchonete árabe, composta por espaço para aproximadamente 80 pessoas, um salão de festas com aberto para playground para 50 pessoas, e rota para drive thru.        

- Center Castilho, loja ampla de materiais de construção, e decoração, com estacionamento próprio com cerca de 50 vagas, o mesmo prédio também possui espaço Garden, onde é possível comprar plantas, flores, árvores, vasos, sementes, terra... E o Pet da Marginal, loja destinada aos animais, que também fornecem banho e tosa e atendimento veterinário.        

- Rodoviária, contendo ponto de táxi e estacionamento pago com aproximadamente 30 vagas.        

- Estação terminal estudantes, que se encontra de frente para uma das entradas da UMC, com passarela de ligação para corredor de acesso à Universidade Brás Cubas.

- São Caetano, com 2 quadras descobertas para futebol society, e uma mini quadra para crianças, contendo bar e estacionamento próprio para 15 vagas.- Ginásio Municipal, com uma quadra poliesportiva detamanho oficial e arquibancadas onde acontecem treinos e jogos da região, com estacionamento próprio.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (548.9 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com