TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biografia – Donato Bramante

Por:   •  4/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  3.595 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

Introdução ...........................................................................................................2

Biografia – Donato Bramante ..............................................................................3

Principais Obras ..................................................................................................4

Tempietto de San Pietro .....................................................................................5

Relação com Entorno .........................................................................................6

Anexos ................................................................................................................7

Conclusão .........................................................................................................12

Referências .......................................................................................................13

Introdução

Este breve e sucinto estudo visa trazer uma análise sobre o arquiteto Donato Bramante (1444-1514) e a sua influência na arquitetura renascentista. Além da análise, serão exploradas algumas de suas principais obras com enfoque naquela que pode ser considerada uma de suas principais obras: Tempietto de San Pietro, um edifício anexo á Igreja de São Pedro em Motorio - Roma, Itália.

Biografia – Donato Bramante

Donato di Ângelo delPasciuccio, mais conhecido por Donato Bramate, nascido no ano de 1444 - 1514, em Urbino, foi considerado o criador da arquitetura do Alto Renascimento. Donato Bramante estudou pintura e trabalhou em Milão sendo o seu professor Andrea Montegna que lhe deu a conhecer a arte clássica, que se tornou na sua grande paixão. Bramante percorreu muito a Itália e uma das regiões onde mais trabalhou foi, sem dúvida, a Lombardia. Em Bergamo, em 1477, pintou os afrescos na fachada do PalazzodelPodestá, enquanto em 1478 ele chegou a Milão, onde deixou a marca. Sua primeiro trabalho foi a recuperação do palácio Porta Ticinese por Federico da Montefeltro. Lá, ele também começou como pintor, contribuindo com muitas contribuições.

Trabalhou com muitos gênios, como por exemplo, Leonardo Da Vinci, na construção do Castello Sforzesco e da igreja de Santa Maria delleGrazie. Em 1490, ele se mudou permanentemente para Milão, trabalhando como arquiteto quase que exclusivamente para o cardeal AscanioSforza e Ludovico Sforza, o Moro, que encomendou obras de grande prestígio, como o pátio da Basílica de San Ambrosio.

Ficou mais conhecido através do seu trabalho sobre geometria de desenho e de perspectiva, sendo sua principal obra o Tampietto de S.PietroinMontorio, encomendada pelo papa Júlio II, construída em 1502.

“A lógica do raciocínio arquitetônico tem como imediato efeito a energia convincente da construção, em vez de luxuriante decoração, embravece dora apenas dos olhos superficiais”.

(Donato Bramante)

Principais Obras

Santa Maria da Paz – Em San Satiro (1476), nesta igreja ele usa muitas técnicas de perspectivas nas pinturas dos ambientes internos, técnica utilizada por ele em outros locais. O que a torna mais interessante e curiosa é o seu “falso” coro com ilusão de ótica em 3D, como é conhecida hoje, nem ao menos existia. Utiliza toda a sabedoria romana que foi desenvolvendo ao fazer uma parede “furada” por arcos (que traduzem o método usado no Coliseu de Roma), suportados por uma pilastra que assenta numa arquitrave e que, aparentemente, sustenta o edifício, numa atitude fingida.

PalazzoCaprini (Casa Di Raffaello) - Em Roma 1501, já demolida. Nesta obra Bramante utilizou colunas maciças para destacar a importância do primeiro andar, marcadas através de ritmo, onde se localizavam os principais aposentos e no térreo colocou lojas – idéia herdada das construções romanas. Donato Bramante eliminou no edifício clássico a importância da muralha. Assim, as colunas se impunham através da estrutura, a arquitrave e a cobertura, sobre a cúpula.

Cortile Del Belvedere - A partir de 1506, foi uma importante obra arquitetônica do Alto Renascimento no Palácio do Vaticano em Roma; O conceito e os detalhes reverberaram no design do pátio, nos piazzas formalizadas e nos planos de jardim em toda a Europa Ocidental durante séculos. Concebido como um único espaço fechado, o longo tribunal do Belvedere conectou o Palácio do Vaticano com a Villa Belvedere em uma série de terraços conectados por escadas e estava preso aos seus lados por asas estreitas.

Santa Maria DelleGrazie - A arquitetura do prédio era predominantemente gótico lombarda, com arcos e muitos afrescos, e foi completada em 1490.  Dois anos depois, Bramante transformou a igreja em mausoléu de família e assim  o projeto de Solari foi destruído e a igreja transformada em vestes renascimentais, muito luminosa.

Principal Obra

Tempietto de San Pietro - É um edifício anexo á Igreja de São Pedro em Motorio - Roma, Itália – erguido acima de uma cripta que assinala a localização provável de crucificação de São Pedro. Foi encomendado pelos monarcas espanhóis Fernando e Isabel, a pedido do Papa Julio II.

Datado desde 1502, foi projetado pelo arquiteto renascentista Donato Bramante. Foi considerado o edifício síntese do Alto Renascimento. Trata-se de um monumento mais escultural do que arquitetural.

Técnica Construtiva - As colunas são feitas de granito, os demais elementos são de “travertino” – uma rocha sedimentar calcária, muito utilizada em Roma. O piso é de mármore policromático no estilo “cosmatico“, caracterizando-se por várias peças organizadas em um tipo de mosaico. A cúpula foi primeiramente construída em alvenaria e argamassa, mas depois de algumas reformas passou a ser chumbo. A decoração, tanto interna como externa, é composta por nichos e pilastras. As pilastras externas formam pares com cada coluna do entablamento, como se fossem suas sombras e a decoração interna é formada por grandes nichos, quatro dos quais possuem esculturas evangelistas. O edifício foi projetado usando as relações geométricas simples: a altura do templo até a base da cúpula é igual a sua largura, a cúpula do edifício tem um raio igual a sua altura e altura do tambor em que assenta e o diâmetro da circunferência externa das colunas é igual a 3\2 o diâmetro da cúpula.  Relação de proporção estabelecida através de repetição do circulo, uma das formas puras mais usadas pelos mestres Renascentistas. Presença de um eixo de simetria longitudinal na fachada e de simetria radial na planta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com