TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bioquímica Humana

Por:   •  4/10/2019  •  Monografia  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 7

SIMULADO TÓPICOS INTEGRADORES II

Profª Tayana Vago

*Obrigatório

Endereço de e-mail *

Seu e-mail

Nome completo

Sua resposta

1-A elaboração de guias alimentares insere-se no conjunto de diversas ações intersetoriais que têm como objetivo melhorar os padrões de alimentação e nutrição da população e contribuir para a promoção da saúde. Neste sentido, a OMS propõe que os governos forneçam informações à população para facilitar a adoção de escolhas alimentares mais saudáveis em uma linguagem que seja compreendida por todas as pessoas e que leve em conta a cultura local. Dentro do Guia alimentar para a populaçãoBrasileira lançado em 2014, encontram-se os 10 passos para a alimentação da populaçãoBrasileira. A respeito dele, pode-se afirmar:

Foi criado com orientações específicas para a população ribeirinha

Apresenta como orientação a diminuição do consumo de alimentos processadoe e ultraprocessados, bem como o aumento do consumo de alimentos in natura

Foi criado para reverter o quadro de desnutrição e pobreza da sociedade

Encontra-se direcionado exclusivamente para o cuidado nutricional de comunidades quilombolas

O seu principal foco são é estimular o consumo de alimentos industrializados, por proporcionarem praticidade ao consumidor

2-Segundo o Guia alimentar para a população Brasileira lançado em 2014, alimentos in natura ou minimamente processados, são predominantemente de origem vegetal,devendo ser a base de uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa,culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável. Dentre os alimentos in natura pode-se considerar somente:

Abacaxi em calda

Abacaxi em suco artificial

Abacaxi

Sorvete de abacaxi

Bolo de abacaxi

3-As Leis da Alimentação foram criadas em 1937 por Pedro Escudeiro, um médico argentino, que introduziu o estudo da nutrição nas escolas de medicina. Segundo PedroEscudeiro, quantas e quais são as leis da alimentação?

Duas leis: Lei da quantidade e Lei da adequação.

Três leis: Lei da quantidade, Lei da harmonia e Lei da adequação.

Três leis: Lei da quantidade, Lei da qualidade e Lei da adequação.

Cinco leis: Lei da quantidade, Lei da qualidade, Lei da harmonia, Lei da Funcionalidade e Lei da adequação.

Quatro leis: Lei da quantidade, Lei da qualidade, Lei da harmonia e Lei da adequação.

4-Em fevereiro de 2006, foi publicado, por meio da Portaria nº 399/GM, o documento das Diretrizes do Pacto pela Saúde. Neste documento, a saúde do idoso aparece como uma das seis prioridades pactuadas entre as três esferas de governo sendo apresentada uma série de ações que visam, em última instância, à implementação de algumas das diretrizes da Política Nacional deAtenção à Saúde do Idoso. O Pacto pela Saúde contempla três dimensões. Em qual dimensão a Política Nacional de Atenção à Saúde do Idoso integra:

Pacto pela Vida

Pacto em Defesa do SUS

Pacto de Gestão do SUS

Pacto pela Liberdade

Pacto de Qualidade de Vida 1

5-A rotulagem nutricional de alimentos embalados, elaborada em conformidade coma legislação vigente, facilita o consumidor conhecer as propriedades nutricionais dos alimentos e contribui para um consumo adequado dos mesmos.De acordo com a RDC nº 360/2003 da ANVISA, é obrigatório declarar as seguintes informações:

valor calórico, carboidratos (kcal e kJ), proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, colesterol e sódio.

valor calórico (cal e kJ), carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e ferro.

valor calórico (cal e kJ), carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e cálcio.

valor calórico (kcal e kJ), carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.

valor calórico, carboidratos (kcal e kJ), proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, ácido fólico e sódio.

6-O peso corporal representa a soma de todos os componentes corporais (água, gordura, músculo) e relaciona-se com o equilíbrio proteico-energético de indivíduo. Destaca-se que na avaliação deste parâmetro, deve-se ter cautela em situações de retenção hídrica (edema e ascite), insuficiência renal, insuficiência cardíaca e desidratação. O peso utilizado como referência na avaliação das mudanças recentes de peso é:

Atual

Desejável

Usual

Ajustado

Ideal

7-A educação nutricional é um processo que buscar auxiliar na adoção de hábitos de vida saudáveis com foco em alterações no comportamento alimentar e na ampliação de conhecimentos da população relacionados a nutrição, afim de prevenir doenças e proporcionar bem-estar. Sobre as bases da educação nutricional, assinale a alternativa CORRETA:

A educação nutricional ensina os conhecimentos práticos da ciência da Nutrição indistintamente, objetivando promover hábitos alimentares saudáveis em todas as fases da vida.

A educação nutricional foca na redução das doenças crônicas, como a obesidade.

A educação nutricional visa somente a prevenção das doenças carenciais e modifica tabus alimentares.

A educação nutricional corrige a desnutrição, anemia e hipovitaminose A e suas conseqüências.

A educação nutricional ensina os conhecimentos da Ciência da Nutrição para indivíduos e comunidades com hábitos alimentares errôneos exclusivamente devido à presença de tabus alimentares.

8-O inquérito dietético permite a avaliação qualitativa e quantitativa do consumo alimentar de indivíduos e populações, além do conhecimento dos hábitos alimentares individuais. A respeito dos métodos quantitativos e qualitativos de avaliação do consumo alimentar, assinale a alternativa correta.

O Recordatório de 24 horas só tem validade para avaliar a ingestão alimentar do paciente quando as 24 horas questionadas são típicas e representam o consumo habitual.

O registro alimentar apresenta a vantagem de ser realizado em casa e de necessitar da memória do paciente. Por ser um método quantitativo, não é possível avaliar o consumo habitual do paciente nesse modelo de inquérito dietético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (216.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com