TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSTRUÇÃO DE UMA MORADIA

Por:   •  10/3/2019  •  Artigo  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 7

                                              CONSTRUCAO DE UMA MORADIA

                           Projecto    UNIFAMILIAR T3 E MURO DE VEDACAO[pic 2]

            Fase do Projecto     Licenciamento

                Especialidade     Arquitectura e Instalações Técnicas

                    Proprietário      Issufo Inacio

 Local de Implantação      Cidade de Nampula, B. Namutequeliua, U/C Nampaco

 

1. INTRODUCÃO

A presente memória é referente ao Projecto de Construção, compreendendo uma Moradia Unifamiliar T3 (definida em único piso) e Muro de Vedação, que funcionará para fins habitacionais.

Para a concepção do projecto, levou-se em conta as condições da região, Cidade de Nampula, particularmente das características climáticas e geomorfológicas, por tal exercerem uma grande influência sobre a tipologia das construções e tendo em conta ao contexto urbano, também foi concebido respeitando as normas estabelecidas pelos instrumentos técnicos e legais vigentes na República de Moçambique bem como as exigências requeridas pelo dono do Projecto. Contudo, estes requisitos ditaram o conceito, e partido arquitectónico adoptando soluções arquitectónicas com traços rectos e directos que de forma harmoniosa, concebeu-se o projecto tendo em conta o contexto contemporâneo de estruturas de igual natureza.

2. CARACTERIZAÇÃO DAS SOLUCOES PROJECTUAIS

2.1. Localização e Especificações do Terreno

A área de intervenção localiza-se nesta urbe, Cidade de Nampula, bairro de Namutequeliua. Disposto de forma rectangular transversalmente a estrada que serve de acesso, na frontal, tem uma área cerca de 480,00m2 (0.05ha com testada minima 16,00m e profundidade maxima 30,00m):  

  • O lote está localizado num terreno com uma pendente muito acentuado e para o Poente, com muito verde na envolvente;
  • A sua localização também é privilegiada por estar num local com infra-estruturas urbanas (abastecimento de agua, energia e comunicações) com os ramais ou baixadas contíguas a sua testada;
  • As características destes solos são médios (garante de uma boa estabilidade da estrutura), e indicam a existência de térmites (condicionaram a tipologia das fundações e pavimentos).

2.2. Caracterização das Soluções Adoptadas

2,2.1. Estratégia Arquitectónica e Caracterização Funcional

Como tal, os compartimentos estão dimensionados para que haja arejamento e iluminação natural, tenham espaços suficientes para trabalhos, comodidade e laser. Estes aspectos ditaram o conceito e as características e particularidades climáticas obrigam a orientar o edifício não só para um fácil acesso dos utentes mas também, principalmente, para a incidência directa dos raios solares, tanto matinais como vespertinos, nos compartimentos mantendo o ambiente interior fresco.

Assim, a solução do projecto procura contribuir para a harmonia ambiental, urbanística e funcional do local, que neste momento é uma mescla de existências avulsas de concepções arquitectónicas da arquitectura moderna,

Funcionalmente, o aceso à área de intervenção é garantido a partir da estrada que se localiza à Oete, definida em um único acesso pedonal e veículos. Dentro do perímetro do lote, encontramos o piso do solo coberto por uma vegetação e passadeiras em betão assentes directamente ao solo, a partir destas, faz-se o aceso ao edifício, localizado ao centro do lote, definido em 3, localizados no alçado frontal (Oeste), lateral esquerdo (Norte) e posterior (Este). Partindo da Varanda, imediatamente a seguir, faz-se acesso directo à Sala conjugada de Estar e Jantar. Deste, a seguir, faz-se o acesso directo a Cozinha, a sua esquerda também por corredor faz-se o acesso directo a zona dos quartos, onde partindo desta zona damos a terceiro acesso, dando para exterior. Destacar também, uma que faz acesso directo a Cozinha e por corredor, a esquerda, dá directo a zona dos quartos e Sala.

Referir que todas as áreas funcionais deste projecto terão o regime de ocupação permanente. O verde projectado tanto no exterior como no edifício, foram observadas as boas normas de paisagismo, urbanismo, decoração.

2.2.2. Composição Espacial

O Edifício proposto, vai ocupar uma área coberta de cerca de 154,00m2, articulada apenas em um único corpo, definido com apenas um nível de piso, a sua volumetria garante com a sua escala, albergar, no edifício:

  • 6 Pessoas (calculada a partir da taxa de ocupação de um quarto – 2 pessoas por quarto) e as restantes áreas calculada com a respectiva taxa de ocupação para uma pessoa, 2.00m2/pessoa.

Portanto, o edifício possui a seguinte composição espacial:

  • Uma Sala conjugada de Estar e Jantar;
  • Três Quartos; um em suite;
  • Uma Cozinha, incluindo Arrumos e Despensa;
  • Duas varandas, sendo uma de serviço;
  • Uma W.C. comuns;
  • Garagem

3. CARACTERIZAÇÃO DAS SOLUCOES CONSTRUTIVAS

Todos os materiais a utilizar nesta obra serão, obrigatoriamente, de marca homologada.

3.1. Estratégia Construtiva

As obras serão construídas em estrutura de betão armado nas sapatas, vigas, pilares, lajes, as paredes acima do nível do terreno serão de alvenaria de blocos vazados em argamassa de cimento e areia assentes sobre vigas de fundação, e abaixo do nível, em paredes de alvenaria resistentes (autoportantes) assentes sobre sapatas corridas em betão definindo as fundações. Os pavimentos serão em betão e os seus pisos acabados em mosaicos e noutros pela queima do cimento sobre a betonilha. As coberturas serão planas inclinadas em chapas metálicas galvanizadas em IBR, assentes sobre estrutura em madeira ou metálicas, e outras em Lajes de Betão Armado com pendentes segundo as peças desenhadas, sendo estas apoiadas em todo o sistema estrutural monolítico e reticulado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (320.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com