TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cidade, Indivíduo e Sociedade

Por:   •  6/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

O bairro da COHAB (Cooperativa Habitacional Brasileira) foi o primeiro conjunto habitacional destinado a moradores de baixa renda da capital. Sua origem foi motivada pela tentativa de alocar os moradores de palafitas dos bairros da Alemanha e Caratatiua.

A idealização se deu pela Companhia Habitacional do Estado do Maranhão (COHAB-MA) e foi financiado pelo extinto Banco Nacional da Habitação (BNH), entre os anos de 1966 e 1970. Sua principal problemática residia no afastamento do Centro e total ausências de todos os serviços essenciais, inclusive linhas de ônibus (as primeiras linhas só surgiram em 1968 - Circular 1 e 2), já que as vias eram totalmente de piçarra.

Ao longo dos anos os conjuntos foram nomeados conforme prazo de entrega, e o conglomerado deles (Cohab-Anil I, II, III e  IV) deu origem ao bairro da COHAB, que se expandiu às margens da Av. Jerônimo de Albuquerque e atualmente além de oferecer todos os serviços públicos essenciais, possui um comércio forte e permite que o bairro seja independente.  

O bairro foi correlacionado ao corte FRALDINHA, que é um corte bovino pequeno, suculento e macio. É a única carne que fica na parte interna do animal, sendo constantemente irrigada pela corrente sanguínea; por isso, muito apreciado em churrascos, é uma carne composta pela parede do abdômen do boi, localizada na lateral do corpo do animal, mais interna e rica em circulação; possui fibras longas, nervos e gordura. Além de versátil, já que pode ser usada, também, em assados de panela, receitas de strogonoff, espetinhos, entre outros.

Pudemos assim relacionar pois, apesar de ter sido implantado mais ao centro geográfico da ilha, à época tratava-se da periferia e era isolada e marginalizada como a lateral do boi. Contudo é cortada por uma das principais avenidas da cidade e é rica em circulação de vias secundárias que abrigam residências, serviços públicos e comércio, o que o torna igualmente versátil, como a carne. Sua gordura reside no fato de apresentar um rico comércio nos mais variados setores, permitindo que seu afastamento do centro não seja percebido, já que é autossuficiente, inclusive quanto ao Sistema Integrado de transporte, pois abriga um dos cinco Terminais de Integração existentes, além de possuir uma vizinhança antiga e laços de afetividade entre si e o bairro, pois o vivido refere-se aos espaços de representação do mundo que os indivíduos constroem para si mesmos pela afetividade ou repulsão em relação às pessoas, aos espaços e às coisas (LEFEBVRE, 1999). Seus nervos encontram respaldo nos recorrentes congestionamentos do trânsito, violência e às áreas em que o asfalto se desfaz em meio à ausência de saneamento. Contudo tal realidade é generalizada em São Luís

O COHAPAM (Conjunto Habitacional dos Profissionais Autônomos do Maranhão), assim como a COHAB, foi idealizado pela (COHAB-MA) e financiado pelo BNH no final do anos 70 e entregue em 1980. O projeto inicial constituía na entrega de um conjunto de seis longas quadras de vinte residências cada. Afastado do Centro e posteriormente circunscrito por ocupações espontâneas e outros conjuntos menores, o COHAPAM já nasceu morto. Permanece inteiramente residencial, não possui saneamento básico, linhas de ônibus ou quaisquer outros comércios ou prédios públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com