TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento- Da cidade à sociedade

Por:   •  1/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

Da cidade à sociedade urbana        - Geografia Urbana

Artur Batista do Nascimento

Síntese:

        A construção das cidades reflete na sociedade urbana formada em seu devido espaço-tempo, as necessidades foram se alterando com o passar do tempo e as cidades foram seguindo diferentes eixos em sua composição, da agricultura à arquitetura, do nomadismo ao sedentarismo.

Palavras chave:

        Sociedade, urbano, cidade, agricultura, arquitetura, tecnologia, indústria, capital.

Resumo:

        A sociedade urbana tem como conceito a sociedade que compõe a tendência, a virtualidade e a orientação, e tal veio se transformando de acordo com novas tecnologias e meios de produções. Muitos tipos de sociedade são citados e existentes, a industrial, a técnica, a de consumo, porém se enquadram na urbana como um todo. A sociedade urbana antiga provinha da produção agrícola que era meio de domínio na mesma, antes, aldeias e vilas se constituíam de acordo com as necessidades para manter o cultivo e a produção, se instalando em locais que favoreciam e se abrangendo de acordo.

        O campo cultivado , aldeias, camponeses era uma realidade das antigas vilas/cidades e antes da criação do dinheiro, eram usadas como escambo, a sociedade se construía de acordo com a produção agrícola, já nos feudos era uma relação necessária para a construção da sociedade da época, já que além da formação das cidades, era o reflexo da distribuição de classe dos mesmos, fator que por mais que se repetisse durante anos, hoje já deve ser entendido de outra maneira, uma vez que a produção agrícola remete a grandes fazendeiros que são de suma importância na economia do país.

        Com os novos meios de produção, crescimento tecnológico, a industrialização passou a se tornar parte desse processo evolutivo modificando a dependência da agricultura na formação da cidade, e esse espaço agricultura e cidade foi crescendo até ponto que a cidade se estendia de acordo com pontos providenciais para a política, marginalizando a agricultura, criando assim as conhecidas zonas rurais. Deste modo com o desprendimento da agricultura na formação da cidade, a arquitetura passou a criar essa concepção, um modo de criar uma cidade que não fosse somente um lugar para o escambo, sim um local de encontros.

        O conceito de cidade e sociedade se alterando , hoje a cidade possui um peso muito maior no conjunto social e a sociedade mesmo que com suas coincidências, como a divisão de classes, foi alterada, a sociedade urbana hoje talvez seja algo mais ligado a indústria, ao capital. A busca, que antes existia, por solos, regiões mais úmidas, próximas a rios foi substituída pelo processo tecnológico, o acesso a meios de sobrevivência, mesmo que monetário, se tornou mais fácil, o construir se tornou mais fácil, o sedentarismo aumentou de acordo com o processo evolutivo, por isso a agricultura foi se afastando dos centros.         O que existe hoje pode ser chamado de realidade urbana, a natureza se torna algo a parte, é desprendida desse mundo e vista como algo surreal, somente usufruída como meio de lazer temporário, a cidade atual é construída de meio que atenda as necessidades da industrialização e permita a criação de espaços de encontro/convivência, como ruas, monumentos, praças, dentre outros, que sejam apropriados e mesmo assim possa agregar os meios virtuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com