TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Condição Urbana: A Cidade na Era da Globalização

Por:   •  31/10/2022  •  Resenha  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Paulista – UNIP

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Sorocaba

(PUREC)_Planejamento Urbano Regional ( Estatuto da Cidade)

Nome do Aluno(a) : Nicolas Leal

R.A: F080161

_____________________________________________________________________________

A condição urbana: a cidade na era da globalização

MONGIN, Olivier. A condição urbana: a cidade na era da globalização. Tradução de Letícia Martins de Andrade. São Paulo: Ed. Estação Liberdade. 344 p. (2009). 

MONGIN, Olivier. A condição urbana. A cidade na era da globalização. S. Paulo: Estação Liberdade, “Introdução”(pg. 15-25) e “Urbanismo, circulação e prevalência de fluxos:”( pg. 107-131), (2009).

  1. Palavras-chaves

Território; Espaço urbano; Geografia; Geopolítica.

  1. Objetivo do artigo 

O autor mostra a alteração de significados de outros termos afins com a discussão proposta. A cortesia (termo que expressa o bom comportamento da sociedade cavalheiresca) foi substituída por civilidade e, mais tarde, por urbanidade. Enquanto corte deu origem à expressão cortesia, a urbanidade, oriunda de urbs (cidade) fundamenta um comportamento espacializado, já que um espaço define e é definido por um determinado comportamento. A segunda parte do livro apresenta aplicações das matrizes aos diferentes casos. O autor inicia esta parte com uma reflexão sobre a cidadania e a Geografia. Que contribuição a Geografia poderia trazer no debate freqüentemente em pauta sobre a cidadania? A idéia de cidadania pressupõe um componente espacial? Retomando o conceito de cidadania, ele mostra que no mundo grego ela consistia numa forma de relação social que compreendeu também um novo arranjo espacial. "O poder cidadão surgiu da confrontação dos habitantes, concentrados em uma certa área, no caso a cidade de Atenas, contra o poder de uma oligarquia rural que controlava o poder político e a produção da riqueza dessa sociedade". O fenômeno espacial é co-fundador do fenômeno político, baseado na isonomia. O autor assegura a idéia de que ser cidadão é pertencer a uma determinada porção territorial. Então, Gomes adverte que as discussões sobre cidadania e democracia não devem ignorar a dimensão espacial, pois as disputas socioterritoriais atuais correspondem a disputas de um espaço que é condição e meio de exercício dessa cidadania. E o olhar geográfico sobre o debate da cidadania moderna, preocupação do autor, pode ocorrer, segundo o mesmo, com a reflexão sobre o espaço público, arena de problematizações, debates e diálogo.

  1. Qual é a hipótese do autor?

O autor assegura a idéia de que ser cidadão é pertencer a uma determinada porção territorial. O poder cidadão surgi do confronto com certo grupo de poder buscando atender seus interesses.

  1. O que este texto lhe acrescentou de conhecimento?

Esse texto me mostrou que a urbanização de a construção da cidade tem que andar junto com os interesses da população que ali vai morar ou frequentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (322 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com