TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIDÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL B

Por:   •  28/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

FACULDADE DE PEDAGOGIA

        DIDÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL B


GIOVANA SCHMIDT - 15087893


RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO

Campinas 

2019

GIOVANA SCHMIDT 15087893



RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO

 

Trabalho apresentado à disciplina Didática do ensino fundamental B, do curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, como parte das atividades exigidas para aprovação. Docente: Prof. Magali Arnais






                                                     PUC CAMPINAS

                                                    2019

  1. INTRODUÇÃO

Nome: Maple Bear, escola canadense

Endereço: Rua Padre Domingos Giovanini 333. Parque Taquaral. Campinas SP

Nome do responsável: Erica Ribeiro da Silva Moreira (diretora)

Nome da professora da sala: Juliana Camargo Gomes (professora de inglês)

  1. REGISTROS DO CAMPO DE ESTÁGIO

2.1- Caracterização da Unidade escolar (descrever detalhadamente a partir das observações no campo de estágio e consulta a documentos escolares como PPP, regimento escolar)

A escola estagiada, pertence a rede privada de ensino, está localizada na Rua Padre Domingos Giovanini 333, Parque Taquaral, no município de campinas, estado de São Paulo. Ela está subordinada a supervisão da secretaria municipal da educação da prefeitura de campinas e tem como entidade mantenedora o centro Cultural Brasil- Estados Unidos.

Essa rede escolar está presente em 20 países ao redor do mundo, como México, Brasil, Coreia do Sul, Marrocos, entre outros, com mais de 141 unidades escolares. No Brasil existem atualmente (2019) 103 unidades distribuídas em diferentes estados. A unidade estagiada é dividida em dois prédios, um para o ensino fundamental, e o outro para educação infantil.

O projeto pedagógico foi constituído com base nos parâmetros curriculares nacionais, a base comum nacional, a constituição brasileira e o estatuto da criança e do adolescente. Porém a escola segue o modelo canadense de educação, eleito um dos melhores do mundo.

O projeto pedagógico está fundamentado na concepção de formação de crianças cidadãs, consciente do seu papel na sociedade, sujeito ativo no processo da aprendizagem e sujeito histórico marcado pelo meio que se desenvolve e que também o marca.

A escola está localizada em bairro nobre e de fácil aceso, rodeada por condomínios fechados de casas e apartamentos, atende uma clientela de classe social e cultural privilegiada, cujo os pais estão presentes no processo educativo dos filhos.

A escola apresenta do 1º ano 5º ano, o projeto é que a cada ano uma nova classe seja aberta, por exemplo, no próximo ano, será aberta uma classe de 6º ano. As classes são únicas, apenas o primeiro ano é dividido em A e B. Cada turma tem uma classe fixa e os professores que vão até as crianças.

As aulas iniciam as 7:45 e terminam a 15:15, após existe a opção de realização de aulas extras como karate, teen leaders

Aulas de duração de 50 minutos

Aulas: Matemática, português, ciências, história, geografia, musica,

7:45- 8:35 – primeira aula

8:35-9:25- segunda aula

9:25-9:40 – intervalo

9:40- 10:30- terceira aula

10:30-11:20- quarta aula

11:20-12:30- almoço

12:30-13:20- quinta aula

13:20-14:10- sexta aula

14:10-14:25- intervalo

14:25-15:15- sétima aula.

No Ensino Fundamental, as crianças desenvolvem todas as competências de comunicação nos dois idiomas, incluindo compreensão, fala, leitura, escrita, visualização e representação. As disciplinas Língua Inglesa (English Language Arts), Matemática e Ciências são integralmente ministradas em inglês, enquanto Língua Portuguesa, Geografia e História são ministrados em português.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com