TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIFUSÃO EA INTEGRAÇÃO DOS SHOPPING CENTERS NA CIDADE

Por:   •  10/5/2017  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

Transformação do espaço comercial

O texto aborda a forma com que os shopping centers foram surgindo ao longo do tempo.

 A sociedade capitalista fez proliferar esse tipo de atividade econômica.

O espaço urbano ganha nova cara com os processos de globalização devido as mudanças de hábitos dessa sociedade capitalista.

Os interesses da sociedade com relação aos shopping centers aumentaram porque agregou-se várias atividades, serviços, comércio diversificado e lazer no conforto de um só lugar.

Foi percebido o quanto esses empreendimento estavam sendo aceitos pela população, se estavam bem localizados, se esse tipo de empreendimento teve sucesso, ou seja, foram analisados vários pontos importantes para mostrar as transformações que estavam ocorrendo nos shopping centers.

Para a viabilidade de um shopping center deve ser observado um aspecto muito importante: A localização.

A partir disso podemos determinar as consequências que um empreendimento de grande porte trará para o seu entorno.

Um empreendimento desse porte pode funcionar como impulsionador e recuperar áreas deterioradas da cidade e pode também criar grandes engarrafamentos, aumento de preço dos imóveis do seu entorno e inibir o comércio que já existia no local.

Antigamente o comercio estava voltado apenas para o abastecimento da população. Apenas para a sobrevivência.

Com a criação do dinheiro, o comercio começou a ter uma nova cara.

Com a revolução industrial ocorreram outras mudanças com relação a organização, novas técnicas de produção, etc.

Essas transformações foram fundamentais na alteração dos modos de vendas e distribuição das mercadorias, que por consequência mudou a estrutura física e trouxe novas configurações para as atividades comerciais.

Foram definidos tipos básicos para as edificações comerciais, como as lojas de departamentos, as galerias e os mercados.

Os shopping centers foram classificados de acordo com as suas dimensões. Essa classificação foi sofrendo alterações ao longo do tempo, seguindo as desigualdades de serviços que eles oferecem.

Na sociedade atual o shopping é visto como um investimento. Todas as estratégias criadas tem um único objetivo: Ganho de capital.

Com o passar dos anos os shoppings vão evoluindo e se desenvolvem devido à concorrência.

Os estudos de viabilidade reduzem a margem de erro pois é feito um diagnóstico de mercado, é vista a viabilidade econômica do local e o estudo preliminar do empreendimento.

Além do estudo faz-se um balanço entre os custos de operação e os custos do projeto desse porte.

Deve-se também ter um planejamento no que diz respeito ás lojas que vão compor o empreendimento. Se serão atrativas para os consumidores.

A disposição dessas lojas são estrategicamente pensadas para que os clientes comparem os produtos de seu interesse.

A avaliação de mercado é importante para a definição de onde o empreendimento será instalado. Para isso é analisado o perfil socioeconômico do lugar e a concorrência.

As transformações no entorno do empreendimento devem ser analisadas com cuidado para não causar engarrafamentos nas proximidades.

A implantação de empreendimentos desse porte são cada vez mais comuns na nossa sociedade trazendo benefícios para a população por isso as mudanças negativas que ocorrerão devem ser mínimas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (29.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com